InícioCursinhos pré-vestibularMeio ambiente: como a questão ambiental pode aparecer no vestibular?

Meio ambiente: como a questão ambiental pode aparecer no vestibular?

A questão ambiental tornou-se pauta principal de muitos países mundo afora. Isso em meio a um processo lento de conscientização ambiental e à tentativa de implementar políticas para que os países façam “o dever de casa”. Assim, por consequência, tornou-se pauta também dos vestibulares. E como a questão ambiental pode aparecer no vestibular?

Neste artigo, iremos te falar em quais disciplinas e contextos a questão ambiental aparece no vestibular. Ainda, iremos realizar uma breve dissertação sobre alguns dos assuntos que se encontram em alta e,  assim, são indispensáveis nos seus estudos.

Partiu?

Em quais disciplinas nos deparamos com pautas ambientais?

A princípio, vale pontuar que os vestibulares sempre cobraram atualidades. Não em questões específicas, mas implícitas em todas as disciplinas e na redação. Assim, quando uma pauta está em alta, tende a aparecer com mais força e quantidade na prova.

Todavia, os vestibulares tendem a passar por uma transição por conta da implementação do novo ensino médio. Desse modo, aumenta a possibilidade de encontrar temáticas que “fujam” do conteúdo regular.

Agora, iremos te contar não só quais as matérias que mais cobram a questão ambiental no vestibular, mas também como elas são cobradas. Confira a seguir:

Redação

Primeiro, você tem de estar por dentro do quanto vale a redação no vestibular que irá prestar. No entanto, saiba de antemão que geralmente a redação ocupa em média 30% da pontuação da prova. Ou seja: produzir um bom texto aumenta a chance de ingresso.

Neste contexto, saiba também que, de modo geral, o tipo textual é o dissertativo-argumentativo. Este requer repertório e argumentos com credibilidade científica. Assim, o estudante tem de estar bem informado e com um repertório sofisticado e seguro.

Apesar de não saber qual será o tema da redação, estar a par de temáticas que encontram-se em alta fornece ganchos para criar associações e um texto bem elaborado.

Por fim, a questão ambiental pode ser tanto o tema cobrado pela banca quanto utilizada pelo estudante para argumentar sobre outros assuntos, criando associações com a coletânea.

Biologia

As Ciências Biológicas podem incluir questões ambientais em qualquer uma de suas vertentes. No entanto, tendem a ser cobradas com mais especificidade nos estudos de Biogeografia, Ecologia e Botânica.

Todavia, podem aparecer também em Microbiologia, Zoologia e Parasitologia, pois criam associações com problemáticas ambientais. E, é claro, nas questões interdisciplinares com a Biologia.

Além disso, é importantíssimo, durante os seus estudos, investir no conhecimento de conceitos. Por fim, compreender o que é o efeito estufa, desmatamento, aquecimento global, emissão de gases poluentes, combustíveis fósseis e desequilíbrio ecológico são alguns conceitos que valem ser incluídos no seu glossário.

Química

Em Química, as questões ambientais também se fazem presentes no vestibular. Estas podem aparecer sob a forma de textos que exigem interpretação e uma construção lógica para, por conseguinte, colocá-las sob uma perspectiva da Química.

Confira algumas temáticas que são comumente encontradas na prova:

  • Emissão de CO2;
  • Uso de agrotóxicos e pesticidas;
  • Segurança alimentar e o glutamato monossódico;
  • Composição química das principais matrizes energéticas;
  • Combustíveis fósseis.

Geografia

A Geografia é uma das disciplinas, para além da Biologia, que mais falam sobre meio ambiente. Desse modo, não seria diferente nas provas de vestibular.

No entanto, a Geografia exige não só conhecimento científico, como um olhar crítico para as situações. Então, ao falar da Lei de Terras de 1850, que é comumente estudada na História, o estudante informado deve associar à Reforma Agrária e à desigualdade espacial brasileira, na qual 46% do território nacional pertence a 1,3% da população, segundo o IBGE.

Desse modo, podemos ver a questão ambiental no vestibular por meio dos seguintes tópicos da prova de Geografia:

  • Impactos Ambientais;
  • Reforma Agrária;
  • Geopolítica: acordos, fóruns e protocolos mundiais relacionados ao meio ambiente;
  • Biomas;
  • Recursos naturais, geopolítica e interesses econômicos;
  • Agro produção nacional e internacional.

Por fim, a partir destes temas, tem muito a desenrolar sobre a questão ambiental. Vale ressaltar também que as temáticas expostas são regulares na prova, e não incluem as atualidades propriamente ditas, apesar de flertar com elas.

Meio ambiente: pautas importantes

Aqui, iremos dar algumas dicas de assuntos atuais relacionados ao meio ambiente. Sobretudo, você poderá utilizar destes dados e informações na sua redação e em todo o processo de aprendizagem. Confira!

Queimadas no Brasil

As queimadas em solo brasileiro têm sido abordadas com frequência na grande mídia. No entanto, grande parte da população nem sequer sabe como se inicia uma queimada. Então, dividiremos este tópico em duas partes: o primeiro deles é como a queimada é iniciada, e o segundo aborda quais regiões brasileiras mais sofrem com este acontecimento.

Por que há queimada?

A princípio, o processo de queima não só é um processo extremamente comum na agricultura, como também é legalizado. No entanto, existem leis que apontam que o processo de queima não deve ser constante, tampouco deve ocorrer em períodos de seca. Afinal, no segundo caso, pode causar incêndios que se alastram e tomam proporções severas.

Neste contexto, queimar é uma forma de preparar o solo para a agricultura e pecuária. Porém, o uso intensivo do solo faz com que o mesmo não se recupere. Além disso, a queima constante aumenta em níveis homéricos a emissão de gases poluentes.

Ademais, as queimadas mais preocupantes dos últimos tempos são na Amazônia, Pantanal e Cerrado (estude-as). Por fim, confira os dados do Inpe de 2020 sobre a porcentagem de focos de incêndio em cada região brasileira. Ainda, deve-se considerar que os dados de 2020 são os maiores em toda a América Latina desde 1998. Veja abaixo:

  • 48,7%: Amazônia;
  • 28,4%: Cerrado;
  • 10,9%: Pantanal;
  • 8,5%: Mata Atlântica.

Aqui, alguns números podem parecer baixos, mas, o Inpe informou que só no Brasil houve 134 mil focos de incêndio. Considere o tamanho de cada região e as suas devidas proporções.

Fóruns e Tratados Mundiais

Como dito anteriormente, a consciência ambiental vem em passos lentos. No entanto, muitos países buscam medidas em conjuntos para diminuir os níveis de emissão de CO2, criar matrizes energéticas com fontes mais limpas e reduzir o desmatamento.

Assim, confira alguns programas internacionais que em conjunto, buscam soluções para a questão ambiental:

  • Eco 92;
  • Protocolo de Kyoto;
  • Acordo de Paris;
  • Agenda 21.

Por hoje, ficamos por aqui. No entanto, siga nos acompanhando para ter acesso aos assuntos mais quentes sobre vestibular, carreiras, cursos e muito mais.

Até mais, querido leitor!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.