InícioDicasBolsas de estudoComo conseguir bolsa de estudos na Unime

Como conseguir bolsa de estudos na Unime

Ingressar em uma faculdade está nos planos de muita gente. Porém, não são todos os que possuem condições de bancar um curso de graduação em uma boa faculdade particular. Ainda assim, a boa notícia é que qualquer pessoa tem a chance de conseguir uma bolsa de estudos integral ou parcial. Existem diversas possibilidades de negociações e descontos.

De acordo com o Panorama da Educação, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a faculdade impacta muito a carreira. Os números mostram que o percentual de pessoas empregadas que concluíram apenas o ensino fundamental é de 59%. Entre os que concluíram o ensino médio, 72%. Já o percentual de graduados e pós-graduados no mercado é de 83% e 94%, respectivamente.

Hoje, para ajudá-lo nesse quesito, reunimos dicas de como conseguir uma bolsa de estudos na Unime e alavancar a sua carreira.

A Unime oferece várias opções de benefícios, certamente algum caberá no seu bolso. Alunos com uma boa pontuação no Enem levam vantagens, mas você pode conseguir uma oportunidade mesmo se esse não for o seu caso. Veja com atenção se você se enquadra nos requisitos e inscreva-se. Afinal, como já vimos, um curso superior faz toda a diferença no mercado de trabalho.

Leia este post com atenção e veja quais são os meios para conquistar algum benefício na sua mensalidade ou uma bolsa de estudos na Unime.

Saiba a diferença entre bolsa de estudos e financiamento estudantil

Algumas pessoas confundem bolsa de estudos com financiamento estudantil. Ambos dão aquela mãozinha na hora de pagar a mensalidade, mas são modalidades diferentes. As bolsas de estudos são abatimentos na mensalidade da faculdade. Ou seja, ao terminar o curso, você não precisará pagar nada por isso. Normalmente, valem por todo o período do curso. Logo, é uma excelente opção para quem não pode arcar com o valor integral da mensalidade.

O financiamento, por sua vez funciona como se fosse um empréstimo. Também abate o valor da mensalidade, porém, o estudante precisará pagar o restante do valor após a conclusão do curso.

Como conseguir uma bolsa de estudos na Unime?

A Unime faz parte do Programa Universidade para Todos (Prouni). A instituição oferece bolsas que podem corresponder até 100% do valor da mensalidade. A inscrição é gratuita, basta se inscrever no site com seu número e senha de acesso do Enem, preencher os seus dados cadastrais e escolher até duas opções de cursos de interesse. Você deve selecionar a unidade, turno e tipo de bolsa (50% ou bolsa integral). O foco é o auxílio justo à graduação para estudantes brasileiros sem diploma de nível superior que têm baixa renda familiar mensal.

Todo ano acontecem duas edições do Prouni. Uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre, de acordo com os períodos letivos das instituições de ensino superior. Fique de olho no site do Prouni.

E não desanime se você almeja uma vaga em cursos concorridos como Medicina ou Odontologia. A Unime também disponibiliza bolsas do Prouni para esses cursos, mas as vagas são limitadas. Quanto maior a sua nota no Enem, maiores serão as chances de você conseguir!

Mas, caso você não se enquadrar nesse benefício, a Unime oferece também outras opções de descontos como a Bolsa Enem.  A Bolsa Enem vale durante todo o curso regular para todos os candidatos que apresentarem nota do Enem válida. Quanto maior a nota obtida, maior o percentual de desconto.

Assim, é só escolher o seu curso e selecionar a opção “Quero utilizar meu ENEM para a inscrição”.  A nota utilizada pode corresponder a até três edições de anos anteriores. Depois, é só finalizar o processo de matrícula e correr para o abraço!

Conheça outras formas de descontos na Unime

Aa oportunidades de pagar mensalidades mais em conta não param por aí. Confira abaixo os principais programas disponíveis e as informações sobre os mesmos:

Bolsa Incentivo

É uma opção de bolsa destinada às pessoas que estão com dificuldades para iniciar um curso superior.  Ou seja, podem concorrer os calouros que optarem no ato da inscrição do vestibular pela opção de Bolsa Incentivo. Os estudantes precisam atender aos critérios estabelecidos, como, por exemplo, o de dificuldades financeiras.

Bolsa Primeiro Semestre

A Bolsa Primeiro Semestre oferece para candidatos e/ou alunos calouros desconto de até 20% sobre os valores das mensalidades do 1º semestre do curso de graduação, seja no módulo presencial e/ou EAD.

Desconto para servidores públicos e militares

A Unime também oferece desconto a servidores públicos federais, estaduais e municipais, assim como cônjuge e/ou filho até 24 anos de idade. O valor da bolsa de servidores públicos e militares é de até 30%. Os descontos são aplicáveis a cursos de graduação presenciais e a distância, exceto Medicina.

Matrícula Antecipada

Ao optar pela realização da pré-matricula já no momento de inscrição para o vestibular, o aluno recebe a isenção da taxa de inscrição na faculdade, além de já garantir a vaga na turma e curso escolhido. É importante lembrar que a garantia da vaga está condicionada à formação de turma e à aprovação do candidato no vestibular.

Desconto Pontualidade

Quem paga a mensalidade em dia tem desconto na Unime. O desconto pontualidade é concedido a todos os alunos matriculados na modalidade EAD dos cursos participantes da oferta. Os valores são descontados para aqueles que pagam suas mensalidades até o quinto dia útil do mês de vencimento do boleto ou pelo cartão de crédito.

Amigo Vale-Prêmio

Essa alternativa é demais! Ganhar desconto já é bom, agora imagine se, além disso, o seu amigo for estudar na mesma faculdade que você?! O Amigo Vale-Prêmio é um programa de indicação no qual o aluno escolhe pessoas para estudarem na mesma instituição de ensino. Caso os seus indicados façam a matrícula e atendam às condições do regulamento, você poderá ganhar descontos em sua mensalidade.

FIES

Na Unime você também pode recorrer ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), um programa oferecido pelo governo federal assim como o Prouni. Com o FIES, o aluno poderá conseguir financiar suas mensalidades integralmente ou em 50%. Desde 2018, a porcentagem mínima de financiamento do Fies é de 50%.

Dessa forma, para se candidatar, é necessário atender a alguns requisitos:

  • Ter participado do Enem a partir de 2010;
  • Conseguir média superior a 450;
  • Nota superior a 0 na redação;
  • Renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos.

Agora que você que já está por dentro dos descontos e benefícios, que tal dar tirar do papel aquele tão sonhado curso de graduação? A Unime oferece, além dos cursos presenciais, as modalidades semipresencial ou EAD. Não perca!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.