InícioDicasBolsas de estudoComo conseguir uma bolsa de estudos em 2022?

Como conseguir uma bolsa de estudos em 2022?

Um dos temas mais procurados por jovens que querem estudar é: como conseguir uma bolsa de estudos em 2022? Muitos estudantes têm planejado recomeçar os estudos nesse ano, aproveitando o avanço na vacinação contra  a Covid-19. Com isso, a possibilidade de voltar aos estudos presenciais e buscar bolsas tanto na própria cidade, como em outros estados e países, é grande. Alguns passos bem conhecidos são fundamentais na hora de buscar uma bolsa e hoje vamos conversar um pouco sobre eles.

Antes de buscar bolsa de estudos é importante entender que existem diversos caminhos para garantir uma ajuda nos custos da graduação. Por fim, essas bolsas se dividem em três categorias básicas.

  • Integrais, que pagam toda a mensalidade;
  • Parciais, que pagam parte da mensalidade para o aluno;
  • Ajuda de custo, quando o estudante consegue um valor extra para cobrir custos específicos, como materiais, por exemplo.

Ao iniciar as buscas por bolsa de estudos você pode dividir em dois tipos principais: públicas e privadas. Sendo assim, a primeira é oferecida por programas do governo, enquanto a segunda, por instituições privadas e pelas próprias faculdades.

Os critérios para escolher quem será contemplado com bolsas de estudo variam bastante de acordo com cada programa e instituição. Mas, no geral, eles costumam se basear no desempenho escolar do aluno, nas notas do Enem ou em grau de parentesco. Um ótimo caminho para começar é garantir uma boa nota no Enem, que costuma ser um dos critérios em diversas instituições para oferecer bolsas integrais e parciais.

Quais são os tipos de bolsa de estudo?

Quando pensamos em bolsas para estudar em instituições brasileiras existem alguns caminhos:

  • Iniciação científica
  • Fundação Estudar
  • Bolsas de faculdade
  • Programas estaduais
  • Educafro

 Quer saber um pouco mais sobre cada uma dessas possibilidade?

Iniciação Científica

Essas são para os alunos já matriculados em uma faculdade e com interesse por pesquisa científica. Logo, o estudante dedica parte do seu tempo a uma pesquisa, sob orientação de um professor pesquisador, e recebe uma ajuda de custo para pagar seus estudos. Para quem tem interesse, é preciso buscar informações dentro de cada faculdade. Essa é uma ótima opção para quem também quer focar mais nos estudos e começar a garantir boas experiências para o currículo.

Fundação Estudar

Para essa opção de bolsa de estudo o critério mais importante é o mérito acadêmico. Ou seja, além de garantir uma boa nota no Enem, é importante manter o rendimento em dia durante o período escolar. A Fundação busca estudantes para universidades do Brasil e do Exterior e realiza uma seleção com sete etapas diferentes. Existem três iniciativas: Líderes Estudar, Estudar na prática e Estudar Fora. Para se inscrever, basta entrar no site da Fundação e ver se você se encaixa em todos os critérios.

Bolsas de faculdade

Outra ótima opção é fazer um mapeamento das instituições do seu interesse. Logo depois, verifique no site de cada uma delas se existem programas específicos de bolsas de estudo. Geralmente, cada faculdade adota critérios próprios de seleção para bolsas integrais e parciais, de acordo com o curso e a disponibilidade de verba.

Por fim, para essa alternativa, os critérios de mérito acadêmico e impossibilidade financeira de arcar com o valor dos estudos costumam ser os mais importantes para obter as bolsas de estudo. Ter um bom histórico escolar, experiências extracurriculares e garantir uma boa nota no Enem podem ser alguns dos caminhos mais eficientes para os estudantes que querem conseguir bolsas específicas oferecidas pelas instituições.

Programas estaduais de bolsa de estudos

Aqui, vale novamente a regra de pesquisar um pouco mais no local de sua preferência. Uma boa dica para essa opção de bolsa de estudo é entrar em contato direto com as secretarias de Educação e pedir informações sobre bolsas acadêmicas e programas de auxílio para graduação.

Em São Paulo, por exemplo, existe o programa Bolsa Universidade. Já no Rio Grande do Sul, o programa mais conhecido é o Procred. Por fim, os programas estaduais se espalham de formas diferentes em todas as regiões do país. Por isso, vale à pena fazer uma pesquisa mais profunda para entender quais são as oportunidades disponíveis no seu Estado.

Educafro

Nesse caso, as bolsas são oferecidas a estudantes negros de baixa renda, vindos de escolas da rede pública de ensino. O programa é parte da Organização não Governamental (ONG) Educafro e tem parcerias com diferentes instituições. Para se cadastrar, enfim, basta conferir o site da ONG e, como contrapartida, os alunos contemplados devem participar de trabalhos comunitários e sociais.

Bolsa de estudos em faculdades particulares

Por fim, para te ajudar nesse momento, separamos algumas opções de faculdade particulares em que você pode tentar uma bolsa para realizar a sua graduação. Além delas, vale a pena pesquisar o passo a passo no site das instituições do seu interesse.

Anhanguera

Na faculdade Anhanguera é possível conseguir bolsas de estudo entre 10% e 100% através da avaliação da nota do Enem. Quanto maior a nota, maior a bolsa. Ela é válida durante todo o curso regular. Existe também a Bolsa Incentivo, destinada às pessoas que estão com dificuldades para iniciar um curso superior. Entre os critérios estabelecidos está a questão financeira do aluno e de sua família. Existe ainda o desconto pontualidade para o estudante que paga as mensalidades na data correta. E também o desconto para servidores públicos e militares.

Pitágoras

Bem semelhante aos critérios adotados pela faculdade Anhanguera, a Pitágoras também oferece bolsas entre 10% e 100% para alunos. A partir das notas do Enem, válidas durante todo o curso regular. Além de bolsa incentivo para aqueles que estão com dificuldades para ingressar em um curso superior por causa da questão financeira. Outra opção é optar pelo crédito estudantil.

Unopar

A Unopar oferece diferentes tipos de bolsas de estudo e, uma delas é a bolsa convênio com órgãos públicos, quando os servidores das instituições conseguem desconto na faculdade de Engenharia Civil. Depois de passar pelo vestibular, o estudante pode tentar também uma bolsa com as notas do Enem, bolsa incentivo ou bolsa para militares, sempre com descontos que variam entre 10% e 100%, a depender de cada caso.

Gostou de conhecer as opções para conseguir uma bolsa de estudos em 2022?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.