InícioGraduaçãoDireitoComo ter sucesso no estágio de Direito? Veja dicas simples

Como ter sucesso no estágio de Direito? Veja dicas simples

O estágio de Direito é uma etapa do curso em que muitos estudantes ficam nervosos. No entanto, esse é o momento em que você descobre se essa área é a sua vocação. Confira aqui 10 dicas de como passar por essa experiência com sucesso e aproveitar ao máximo.

Dicas para aproveitar o seu estágio em Direito ao máximo

Entenda primeiro que cada lugar funciona de uma maneira, ainda que todos tenham a mesma proposta, é o primeiro passo. Logo, é necessário que você pegue o ritmo do estágio, algo que acontece aos poucos. Veja os principais temas que serão discutidos aqui neste post:

  • Interesse nas tarefas diárias;
  • Proatividade e sua importância;
  • Horários e relacionamentos com os colegas são essenciais;
  • Profissionalismo e a importância de se ter um mentor;
  • Estudar é sempre uma necessidade;
  • Parceiras são bem-vindas.

1 – Tenha interesse nas atividades desempenhadas

Uma das coisas que torna o estágio legal é quando se tem interesse pelas atividades realizadas. Portanto, para se dar bem nesse ambiente, você precisa deixar claro que aquela experiência te deixa animado.

Demonstrar interesse por tudo que acontece no local é essencial. Isso não se resume apenas às suas atividades específicas. Então, vale a pena conhecer como funciona tudo, dentro do possível.

Claro, isso não significa que você deve assumir tarefas que não são suas. No entanto, vale a pena acompanhar alguém enquanto ele trabalha. Assim, seu estágio de Direito se torna mais completo.

2 – Seja proativo sempre

Estar sempre disposto a ajudar quem precisa vai expandir seus conhecimentos. Isso vai te permitir ter uma noção mais completa da área em questão. Inclusive, a proatividade pode ser o fator determinante para indicar se você está na profissão correta.

Uma dica é, quando estiver no estágio, esteja presente em todos os sentidos. Dessa forma, aproveite tudo o que ele pode oferecer. Caso alguém esteja ocupado ou com um problema, ofereça ajuda.

Isso te ajudará a manter um bom relacionamento com seus colegas de trabalho. Ou seja, ser proativo é sempre uma vantagem dentro do estágio de Direito.

3 – Atenção aos horários

Ninguém gosta de um profissional que não respeita os horários. Isso é uma falta de respeito, principalmente com seus colegas de trabalho. Imagine a seguinte situação: você marcou com uma pessoa para ela te ensinar sobre determinada tarefa.

Seu colega chegou cedo para te ajudar, mas teve que ficar esperando você chegar. Então, sem dúvidas, essa é uma situação constrangedora, visto que a pessoa tinha dedicado tempo para te ensinar.

Tal comportamento vai implicar muito na forma como seus colegas te veem. Portanto, sempre tente chegar nos horários dos compromissos. Afinal, lembre-se de que o estágio de Direito é algo que deve ser levado muito à sério.

4 – Mantenha um bom relacionamento com os colegas

Ninguém cresce sozinho no ramo profissional, pode ter total certeza disso. Dessa forma, você vai precisar do apoio das pessoas à sua volta. Isso servirá tanto para executar uma tarefa ou para te ajudar com determinado problema.

Isso só será uma realidade se você tiver um bom relacionamento com seus colegas de trabalho. É claro que nem sempre isso é uma missão simples. No entanto, é algo que vale a pena tentar a todo custo.

5 – Mantenha o profissionalismo

A sua postura dentro desse tipo de ambiente é muito importante. Mais do que nunca, você deve ter atenção ao seu lado profissional no estágio de Direito. Agora, não ache que isso significa estar sério o tempo inteiro…

Você precisa diferenciar os momentos em que deve estar mais focado no trabalho, apenas. Assim, os momentos de descontração vão existir, afinal, esse é um ambiente como qualquer outro.

6 – Busque um mentor

Aprender com todo mundo é sempre uma boa ideia. No entanto, é interessante ter um mentor durante o estágio. Dessa forma, você não fica perdido quando todo mundo estiver trabalhando.

Um profissional referência pode te ajudar a aprender as coisas mais rápido, tendo em vista que você vai estar focado. Além disso, ter um mentor te ajuda a entender qual a postura ideal para ter no seu estágio de Direito.

7 – Mantenha-se atualizado

O estudo é algo que nunca pode ser deixado de lado quando se fala em Direito. Portanto, você precisa se manter atualizado o tempo inteiro. Isso vai te ajudar a conseguir crescer na sua carreira.

Mesmo depois do período de estágio e de se formar, não se pode relaxar quanto a isso. Uma dica é criar estratégias para nunca perder o hábito de estudar. Tenha em mente que você não vai ser capaz de evoluir sem isso.

8 – Aprenda a ouvir seus parceiros de trabalho

Manter a boa comunicação é uma das principais dicas para se dar bem em qualquer ambiente. Isso não quer dizer que você precise falar sempre, o tempo inteiro. Ouvir também é algo essencial, e que pode fazer muita diferença no dia a dia de trabalho.

O estágio de Direito não é algo simples, e o hábito de escutar as pessoas vai te ajudar muito. Além disso, ouvir as pessoas próximas vai permitir aprender ainda mais sobre a área em questão.

9 – Cuidado com suas atividades

O momento do estágio é de aprender. Assim, você vai colocar em prática tudo o que viu nas disciplinas do curso. Então, é essencial que se dê atenção às tarefas desenvolvidas no local.

Não ache que errar é algo absurdo. Pelo contrário, acontece e não tem problema. No entanto, é importante se atentar a cada coisa e tentar fazer tudo dentro dos conformes.

Tenha em mente que esse período é feito para você vai obter experiências reais. Dessa forma, aprenda a tirar o máximo desse momento.

10 – A experiência é sempre válida

O estágio de Direito é algo único, no qual você vai colocar a teoria em prática. Inclusive, é nesse momento que muitos percebem que estão na carreira certa… ou não.

De toda maneira, lembre-se de que a experiência é válida, seja o que for que tire dela. Portanto, siga as dicas deste post e aproveite ao máximo esse período de aprendizagem.

Tenha sucesso em sua experiência

Caso se identifique ainda mais com a escolha do curso, ótimo, continue no caminho. Agora, se viu que essa profissão não é para você, tudo bem. Comece a trilhar outra jornada. Já pensou em trabalhar, por exemplo, na Força Aérea?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.