InícioDicasFIESQuais as regras do pagamento do Fies?

Quais as regras do pagamento do Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Governo Federal que tornou possível que milhares de estudantes brasileiros tivessem a oportunidade de ingressar no ensino superior. Então, por meio do Fies o estudante universitário recebe um auxílio  financeiro para pagar as mensalidades da instituição de ensino. Dessa forma, os alunos  podem pagar as mensalidades do financiamento após formado. Contudo, dúvidas podem surgir durante a vigência do contrato. Por isso, uma das principais confusões é sobre o pagamento do Fies. 

Por isso, a Voomp preparou um artigo para esclarecer todas as dúvidas sobre o tema. Além disso, durante a leitura do texto terá a oportunidade de entender todos os detalhes sobre o pagamento do Fies e quais as obrigações dos estudantes universitários. 

Dessa forma, siga a leitura e entenda tudo sobre o pagamento do Fies. Além dos métodos de pagamento para o financiamento estudantil. Por isso, vem conosco e desvenda as inseguranças sobre o tema.  

O que é o Fies? 

Então, para iniciar o artigo é importante esclarecer o que é o Fies e como funciona o programa de financiamento estudantil. Dessa forma, o Fies é um programa destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores pagos.

Por isso, estão aptos a recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação  (MEC). 

Além disso, para ter direito ao benefício é preciso ter feito qualquer Enem a partir de 2010, tenha obtido média aritmética das notas nas provas iguais ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.

Dessa forma, ainda é preciso se encaixar nos critérios socioeconômicos estipulados pelo programa. Então, entre os  parâmetros financeiros do Fies está  possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos. 

Além disso, os candidatos são classificados no grupo de preferência para o qual se inscreveram. A classificação do Fies ainda atende a prioridade indicada dentre até três opções de curso/turno/local de ofertas escolhidas, em ordem decrescente e conforme as notas obtidas no Enem. Por isso, são necessários entender as seguintes consequências:

  • Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
  • Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, mas já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
  • Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
  • Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.

Por isso, se você quer participar da seleção do Fies é preciso ficar de olho em todos os requisitos do programa. 

Pagamento do Fies durante a graduação 

Como dito anteriormente, o estudante universitário que opta pelo financiamento estudantil para ingressar no curso universitário precisa pagar as parcelas de empréstimos após se formar. Contudo, durante a graduação existem pagamentos que o aluno precisa realizar para manter o contrato do Fies vigente. 

Por isso, durante o período de duração do curso universitário é necessário pagar uma taxa a cada três meses. Dessa forma, o pagamento é referente aos juros incidentes sobre o contrato do financiamento estudantil. Sendo assim, o valor pode chegar até o valor de R$ 150,00. 

Então, os estudantes que firmam contratos para o financiamento estudantil precisam ficar atentos aos períodos de pagamentos da amortização dos juros do Fies. Sendo assim, não deixe as parcelas vencerem para não ter problemas com a vigência do contrato.  Além disso, é importante ficar atento para não aumentar os juros do empréstimo.  

Quando devo começar o pagamento do Fies? 

Então, outro ponto importante para saber sobre o pagamento do Fies é quando o estudante universitário deve começar a quitar a dívida. Sendo assim, é preciso dizer que existem dois cenários diferentes para os estudantes que optaram pelo financiamento estudantil. 

Dessa forma, os estudantes universitários que assinaram o contrato do financiamento até 2017 contam com um período de carência. Dessa forma, o pagamento começa com 18 meses para começar o pagamento do Fies. Sendo assim, as parcelas do pagamento do Fies são cobradas um ano e meio após o estudante concluir o curso universitário. 

Contudo, é importante ressaltar ser preciso continuar com o pagamento trimestral da taxa de amortização dos juros do financiamento durante esse período. 

Então, os estudantes que firmaram contratos do Fies com o Governo Federal a partir de 2018 precisam começar a pagar o financiamento logo depois da formatura. Dessa forma, o profissional recém-formado deve pagar os boletos do Fies imediatamente no mês seguinte ao término do curso.  

Por isso, fique de olho no período em que assinou o contrato com o Governo Federal e começou com o aporte financeiro do Fies. Dessa forma, você pode se planejar para começar o pagamento do Fies. 

Qual o período para pagar o financiamento estudantil? 

Então, o estudante universitário que opta por realizar um contrato com o Governo Federal precisa pagar o total do valor em um período estipulado. 

Sendo assim, o período de pagamento do saldo devedor do estudante é parcelado em até três vezes o período financiado pelo estudante. Ou seja,  o tempo necessário para a conclusão do curso universitário. Dessa forma, o valor do empréstimo estudantil pode ser pago em até 12 anos pelos estudantes que optaram pelo Fies. Então, os alunos que contam com o período maior para pagamento são os que cursam graduação com o período de formação de quatro anos. 

 Caso queira saber quantos anos precisará realizar o pagamento do Fies é só dividir o período da graduação. Como, por exemplo, se o curso tem três anos, então, o tempo para o pagamento do contrato é nove anos. 

Conclusão

Então, consegui esclarecer todas as dúvidas sobre o pagamento do Fies. Enfim, espero que sim e que o artigo tenha sido útil para você! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.