InícioDicasOrientação vocacionalO que é autoconhecimento profissional?

O que é autoconhecimento profissional?

Conhece-te a ti mesmo — Sócrates

A palavra autoconhecimento, como você deve saber, está em alta nos dias de hoje. Muitos afirmam reconhecer a importância deste processo, mas não entendem sobre do que ele realmente se trata. Se buscarmos uma definição parca e imediata sobre o autoconhecimento, possivelmente iremos desmembrar a própria palavra, chegando à conclusão de que se trata do conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo.

Este conceito não está equivocado, naturalmente. No entanto, trata-se de uma acepção limitada, pois o autoconhecimento alcança diversas outras coisas. Por exemplo, é a partir do autoconhecimento que um sujeito pode conquistar a autoeducação, a autoconfiança e a auto aceitação. Se indagarmos mais sobre isso, poderemos levantar alguns exemplos mais palpáveis. Veja:

  • é a partir do autoconhecimento que o sujeito consegue escutar seus desejos e vontades e, consequentemente, expressá-los. Dessa forma, não mais existirá a propensão de fazer algo por obrigação — em muitos casos, a pessoa nem mesmo percebe essa inclinação;
  • é a partir do autoconhecimento que conseguimos ter lucidez na hora de tomar decisões importantes. Quando uma pessoa se sente indecisa, o que é comum e natural, deve tornar o autoconhecimento seu “guia particular”. Se nos conhecemos, nos compreendemos e nos aceitamos, saberemos o que é melhor para a nossa vida;
  • é a partir do autoconhecimento que a pessoa consegue identificar seus objetivos de vida. Nesse sentido, já podemos começar a pensar na “combinação” autoconhecimento profissional.

Agora que começamos a compreender como o autoconhecimento ultrapassa muitas definições atuais e, em muitos casos, insuficientes, iremos mergulhar ainda mais nesse assunto. Vamos lá?

Autoconhecimento

O processo de autoconhecimento é longo e intenso, mas extremamente favorável. Quando você identifica e conhece quais são as suas qualidades, os seus defeitos, os seus desejos, as suas ambições e as suas limitações, qualquer situação em que você precise ter controle sobre as suas emoções será mais simples e menos penosa.

Além disso, questões como tomar decisões e definir objetivos serão menos complicadas, até mesmo cotidianas. O autoconhecimento é fundamental para você que deseja trilhar uma jornada de autorrealização, tanto no âmbito pessoal como no âmbito profissional.

Autoconhecimento profissional

Ao contrário do que muitos pensam, o autoconhecimento profissional não se difere tanto do autoconhecimento pessoal. A renomada Universidade Norte do Paraná (Unopar), em conformidade, diz que “em ambos os casos, o indivíduo faz uma análise de si mesmo para conhecer suas habilidades e competências, dificuldades e limitações, entre outros aspectos positivos e negativos que compõem a sua personalidade”.

No entanto, por mais que os princípios do autoconhecimento profissional e do autoconhecimento pessoal sejam os mesmos, a diferença se encontra no foco de cada um. Em outras palavras, o autoconhecimento profissional foca nos aspectos referentes às habilidades profissionais, como identificar e conhecer as próprias competências, o domínio da área de atuação e os diferenciais que podem tornar o profissional mais capacitado.

Autoconhecimento profissional: para todos

Se um dos motivos pelos quais você chegou até aqui é ligado à sua preocupação em garantir destaque na sua carreira, posso te garantir que o autoconhecimento profissional irá te ajudar. Diferentemente do que muitos pensam, não se trata de um processo voltado exclusivamente para aqueles que estão iniciando no mercado de trabalho.

Este alcança, ao mesmo tempo, aqueles que já estão inseridos e também aqueles que têm intenções em mudar de carreira. Ou seja, o autoconhecimento profissional é para todos. Pensaremos agora nesses três casos, respectivamente:

  • Para os que estão iniciando no mercado de trabalho, a busca por oportunidades é constante. Aqui, por tratar-se do início de uma carreira, as chances do indivíduo serão significativamente maiores se desde cedo trabalhar com seus pontos fracos, bem como aprimorar seus pontos fortes;
  • Como neste caso o indivíduo já está atuando no mercado de trabalho, o autoconhecimento profissional tem uma “função otimizadora”. É importante que a pessoa busque aprimorar suas habilidades com a intenção de desenvolver um diferencial mais competitivo. Sendo assim, certamente conseguirá excelentes oportunidades de crescimento profissional;
  • No terceiro caso, por sua vez, o autoconhecimento profissional irá auxiliar o indivíduo em sua profunda reflexão. Como o profissional irá atuar em uma área diferente da qual atua ou atuava, será necessário analisar quais habilidades e quais competências já domina. Da mesma forma, é importante que se identifique quais habilidades e quais competências precisará desenvolver a fim de se tornar um profissional qualificado e obter um bom desempenho em sua futura área.

Pontos fortes e fracos

Se você chegou até aqui, provavelmente já está pensando em dar início a este tão importante processo. Se for o caso, a Faculdade Anhanguera, assim como a Unopar, também auxilia todos os que buscam alcançar o sucesso em suas carreiras.

A instituição ressalta como é importante se atentar aos seus pontos fortes e fracos. Aqui, deve-se deixar de lado qualquer traço de orgulho — ainda que faça parte da sua personalidade — e realizar uma análise crítica. 

Mas não se engane! Identificar esses pontos fortes e esses pontos fracos não será um passo exclusivo. Ao reconhecer suas habilidades, você terá outras tarefas, por exemplo, buscar aprimorá-las. Além disso, se você souber dizer no que você é bom, o outro irá acreditar que você é bom.

Dessa forma, o profissional que conseguir “cumprir com essas tarefas” terá mais facilidade em compreender quais se enquadram como diferenciais. Desta forma, poderá utiliza-las de forma inteligente para alcançar o sucesso profissional.

Ao identificar seus pontos fracos, você também terá outras tarefas. É importante que você busque melhorar nesses aspectos, principalmente naqueles que podem fazer parte da função na qual deseja atuar.

Autoconhecimento profissional: como a faculdade pode ajudar?

Sabemos que a universidade na qual o indivíduo estuda pode ser um de seus maiores auxílios. A Faculdade Anhanguera, por exemplo, permite que os estudantes tenham acesso a atividades com profissionais de suas áreas, bem como o convívio com professores.

Segunda a instituição, lá são oferecidas oportunidades diferenciadas para que os alunos desenvolvam o autoconhecimento profissional. Ainda com a Anhanguera, o Canal Conecta possibilita encontrar vagas na sua área de trabalho que contribuem na formação e na compreensão das suas melhores características.

Além disso, as Trilhas de Carreira também contribuem com o crescimento na sua área de trabalho. Elas são atividades extracurriculares com certificado que auxiliam no desenvolvimento de habilidades complementares para você se tornar um trabalhador que o mercado procura”.

Autoconhecimento profissional: o sucesso para a sua carreira

Agora que você já entendeu como este processo é essencial para o seu sucesso profissional, está na hora de dar o próximo passo! Conhece-te a ti mesmo e trilhe uma carreira de sucesso. Boa sorte!

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.