InícioGraduaçãoGestão HospitalarQual a grade curricular do curso de Gestão Hospitalar?

Qual a grade curricular do curso de Gestão Hospitalar?

Você já pensou em exercer uma profissão que misture as áreas da saúde e administração? Então, saiba que o curso de Gestão Hospitalar é uma excelente opção de formação universitária para você. 

Dessa forma, a graduação na área é voltada para formação de profissionais especializados na administração hospitalar. Além disso, os estudos no curso de Gestão Hospitalar têm o foco no Sistema de Saúde do Brasil. 

Por isso, o estudante da área é preparado para lidar com o planejamento, controle de compras, custos,  supervisão de contratos e convênios. Além de diagnóstico, solução de problemas técnico-administrativos e o desenvolvimento de processos administrativos na unidade hospitalar. 

Então, ficou interessado no curso de Gestão Hospitalar, né? Por isso, o Voomp separou todas as informações importantes sobre a graduação e o mercado de trabalho. Desse modo, continue lendo o artigo e descubra se essa é a faculdade ideal para você! 

Qual a duração do curso de Gestão Hospitalar? 

Primeiramente, é preciso esclarecer que a graduação de Gestão Hospitalar é um Curso Superior de Tecnologia. Ou seja, após completar a formação, o estudante da área recebe o diploma de tecnólogo. Contudo, é importante ressaltar que o Ministério da Educação (MEC) classifica os cursos de tecnologia como graduação completa, igualmente ao bacharelado, por exemplo. 

Atualmente no Brasil existem três categorias de diplomas de nível superior. São eles: o de bacharel, de tecnólogo e de licenciado. Ainda conforme as diretrizes do MEC, os três diplomas são válidos em todo o território nacional. Sendo assim, são válidos em disputas de empregos e concursos públicos que têm como exigência formação superior. Além de garantir o ingresso em cursos de pós-graduação, como, por exemplo, mestrado e doutorado. 

Contudo, o tecnólogo tem como foco preparar o profissional para atender às demandas do mercado de trabalho. Dessa forma, as grades curriculares dos cursos contam com disciplinas voltadas para as práticas da profissão. 

Além disso, servem para ensinar as habilidades para desempenhar uma determinada função em sua área de estudo. Já os cursos de bacharelado contam com um  currículo escolar mais amplo e com mais conteúdos teóricos ao longo da formação superior. 

Por isso, entre as principais vantagens do Curso Superior de Tecnologia está o período necessário para formação. O tecnólogo torna possível o estudante adquirir um diploma de nível superior em menor tempo do que os cursos mais tradicionais. Enquanto as graduações de bacharelado e licenciatura demoram cerca de quatro a cinco anos, o curso de bacharelado precisa de cerca de dois anos para conclusão.  

Então, o Curso Superior Tecnológico em Gestão Hospitalar conta com seis semestres. Ou seja, são necessários três anos para a formação completa do estudante.

Como é o curso de Gestão Hospitalar? 

Como dito anteriormente, o estudante do curso de Gestão Hospitalar é preparado para lidar com a parte administrativa da área de saúde. Sendo assim, a graduação na área conta com conteúdos sobre processos de trabalho, sistemas de informação, recursos humanos e financeiros. Além disso, os estudantes também têm contato com aulas sobre  coordenação e planejamento estratégico administrativo em instituições de saúde. 

Então, após completar a formação, o aluno terá as habilidades necessárias para organizar fluxos de trabalho, informações, estruturar áreas de apoio e cuidar da logística hospitalar. Além de estabelecer mecanismos de controle de compras, custos, supervisionar e contratar convênios.

O estudante formado no curso de Gestão Hospitalar ainda pode gerenciar a qualidade dos serviços, os indicadores de desempenho, desenvolver programas de ampliação e avaliação de tecnologias. 

Além disso, a graduação conta com dois focos diferentes durante os seis semestres do curso. Sendo assim, a formação conta com matérias básicas de gestão. Entre elas estão contabilidade,  planejamento financeiro, orçamentário e operacional.

Então, o curso também conta com aulas voltadas para prática específica na administração de um hospital. Incluem-se nelas custos hospitalares, informática em saúde, qualidade de atendimento e hotelaria hospitalar.

Vale ressaltar que o estudante pode optar por cursar a graduação de Gestão Hospitalar pelo método de ensino presencial ou a distância (EAD). Dessa forma, cabe ao aluno optar pelo formato de estudo que melhor se adapta à sua rotina e expectativa para faculdade. 

Qual a grade curricular do Curso de Gestão Hospitalar? 

Como dito anteriormente, o curso de Gestão Hospitalar conta com duas divisões de disciplinas. Então, no início do curso, o estudante tem contato com disciplinas mais gerais e, depois, os conteúdos vão se aprofundando. 

Por isso, se você tem vontade de ingressar nessa graduação, confira a grade curricular completa da Universidade Norte do Paraná (Unopar). 

Análise De Custos

Atividade Complementar

Auditoria Em Saúde

Bioética E Biossegurança

Capital De Giro E Análise Das Demonstrações Financeiras

Contabilidade

Ed – Educação Ambiental

Ed – Empregabilidade

Ed – Gramática

Ed – Interpretação De Textos

Ed – Lógica Matemática

Ed – Políticas Públicas

Educação A Distância

Empreendedorismo

Estratégia Da Saúde Da Família

Formação Integral Em Saúde

Gerenciamento Da Cadeia De Suprimentos

Gestão Da Qualidade E Acreditação Hospitalar

Gestão De Pessoas

Gestão De Planos De Saúde

Gestão De Projetos

Homem, Cultura E Sociedade

Hotelaria E Arquitetura Hospitalar

Legislação E Direito Hospitalar

Legislação Social E Trabalhista

Marketing De Produtos E Serviços

Matemática Financeira

Metodologia Científica

Microeconomia

Modelos De Gestão

Planejamento E Desenvolvimento Organizacional Em Saúde

Planejamento Estratégico

Planejamento Financeiro E Orçamentário

Processos Logísticos

Responsabilidade Social E Ambiental

Saúde Coletiva

Sistemas De Informação Gerencial

Como é o mercado de trabalho? 

Então, após concluir a formação no Curso de Gestão Hospitalar, o profissional tem a oportunidade de entrar no mercado de trabalho com um diploma super valorizado. Além disso, o recém-formado encontra uma área com boas oportunidades para pessoas especializadas no assunto.

Ainda vale ressaltar que o profissional formado pode atuar tanto no setor privado ou público da saúde. Sendo assim, confira os setores em que o estudante formado no curso de Gestão Hospitalar pode trabalhar. 

Hospitais públicos ou privados;
Unidades Básicas de Atenção à Saúde (UBS);
Centros de hematologia/hemoterapia;
Prontos-socorros;
Clínicas e policlínicas de saúde;
Laboratórios clínicos;
Maternidades;
Clínicas de reabilitação;
Clínicas de estética;
Casas de repouso;
Centros de atenção psicossocial;
Empresas de consultoria na área da saúde.

Então, gostou de conhecer o curso de Gestão Hospitalar? Já decidiu se vai investir nessa área de estudo? Enfim, espero que o artigo tenha esclarecido suas dúvidas, e não se esqueça de continuar acompanhando os conteúdos do Voomp.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.