InícioDicasEstudos7 livros essenciais para alunos de Artes Visuais

7 livros essenciais para alunos de Artes Visuais

Vai entrar na faculdade de artes ou já se matriculou? Então, confira agora 7 livros essenciais para alunos de Artes Visuais conhecerem a história, estudarem e se aprimorarem na arte, na observação e na reflexão. Além disso, também separamos algumas menções honrosas. Essas obras vão te ajudar a ter uma nova perspectiva sobre a arte, podendo ampliar sua visão, caso esta esteja limitada. 

Mas, se você não tem o hábito de leitura, o Voomp tem um artigo bem legal para te ajudar: Desenvolver o hábito de leitura com pouco tempo? É possível!

Agora, vamos às indicações de livros sobre Artes Visuais. 

7 livros essenciais para alunos de Artes Visuais

Se você está bem por dentro desta área, provavelmente vai conhecer alguns desses livros, que são bastante populares. Mas continue lendo, pois pode encontrar algum que ainda não leu ou nem conhecia. 

Portanto, agora vamos aos 7 livros essenciais para alunos de Artes Visuais. 

1. A História da Arte, de Gombrich

Para estudar arte, é necessário conhecer sua história. A História da Arte, livro de Gombrich, é um dos mais populares do assunto já publicados. Trabalha desde as mais antigas pinturas das cavernas até as artes experimentais de hoje em dia. 

Possui uma narrativa fluida, agradando a diversos tipos de leitores e estudiosos, com uma riqueza de detalhes. Além disso, também coloca uma perspectiva psicológica, mostrando como as obras refletem o passado e apontam para o futuro, nessa contínua mudança. 

Confira aqui: Amazon

2. Significado nas artes visuais, de Erwin Panofsky

Se você se interessa por pintura, escultura, arquitetura e artes em geral, o livro Significado nas Artes Visuais, de Erwin Panofsky, é para você. O autor é um dos mais renomados críticos de arte, reunindo, portanto, uma coletânea de ensaios sobre Teoria da Arte, estilos, atitude estética e muito mais. 

Confira aqui: Amazon

3. Fundamentos de Arte: Teoria e Prática, de Otto G. Ocvirk, Robert E. Stinson, Philip R. Wigg, Robert O. Bone e David L. Cayton

Os autores de Fundamento da Arte: Teoria e Prática, apresentam os elementos com clareza, ilustrações, imagens, conceitos bem definidos. Cada tema abordado é analisado individualmente, para que o aluno entenda por completo e consiga utilizar as técnicas de forma intrínseca, praticamente subconsciente. 

Mas esse livro não é apenas um dicionário de arte, é mais profundo que isso. Estimula o aluno/leitor, sem restringi-lo, mostrando discussão de conceitos e informações. É possível encontrar artes passadas, artes contemporâneas e até referências a filmes e games. 

Confira aqui: Amazon

4. Art: The Definitive Visual Guide, de Andrew Graham Dixon

Art: The Definitive Visual Guide, de Andrew Graham Dixon, é um livro que, só pelo nome, já podemos perceber que está em inglês. Se tiver com o seu inglês afiado, é uma boa opção de leitura. 

Ele vai ajudar a trabalhar as obras mais icônicas do mundo, desde pinturas rupestres até arte moderna. Mas também vai ajudar a entender os principais movimentos da história da arte, passando pelo renascimento italiano até os mestres do impressionismo.  

Além disso, vai apresentar mais de 7 mil artistas famosos, por meio de análises de suas obras, fazendo com que você entenda influências e referências de cada um. 

Confira aqui: Amazon

5. Sociologia das artes visuais no Brasil, de Maria Lucia Bueno

Se você quer estudar a história da arte no Brasil, então o livro Sociologia das Artes Visuais no Brasil, de Maria Lucia Bueno, vai te ajudar. 

A obra reúne estudos sobre a arte brasileira entre os séculos XX e XXI. Examina a trajetória de esculturas, pinturas, o mercado, o público, processos na arte e até os museus, sob um olhar e perspectiva sociológica. 

Confira aqui: Amazon

6. Artes visuais: práticas tridimensionais, de Ivane Angélica Carneiro

Artes Visuais: práticas tridimensionais, da autora Ivane Angélica Carneiro, vai trabalhar em cima da escultura no ocidente. 

Passa pela trajetória dessa linguagem artística, analisando as relações que se estabeleceram ao longo dos anos. Ou seja, vai mostrar desde o desenvolvimento da escultura ocidental na pré-história até a contemporaneidade. 

Com este livro, conhecerá as principais esculturas de diversos períodos históricos. 

Confira aqui: Amazon

7. O lugar do olhar, Paulo Cesar da Costa Gomes

Artistas precisam ser bons observadores, então, O lugar do Olhar, livro de Paulo Cesar da Costa Gomes, será perfeito para isso.

É uma obra que te convida a uma interpretação especial de imagens e do fenômeno de visibilidade. Vai fazer com que o leitor reflita visualmente sobre os lugares, de forma observadora de fato. 

Vai passar pela evolução da geografia, história da arte, arquitetura, urbanismo e até sobre a vida urbana moderna. Ao invés de apenas passar pelos lugares, o autor incentiva o leitor a ser mais observador, mais perceptivo, reflexivo. Portanto, o livro ajudará muito estudantes de Artes Visuais a aprimorarem seu hábito de observação e olhar. 

Confira aqui: Amazon

Menções honrosas

Além desses livros citados acima, separamos mais alguns que você pode adicionar na sua lista de livros essenciais de Artes Visuais. São eles: 

  • Elementos de história das artes, de Valentina Daldegan e Maurício Dottori;
  • O livro da arte, de vários autores;
  • O caminho do artista, de Julia Cameron;
  • Fundamentos da prática profissional em artes visuais, de Diogo Messias Santos;
  • Caderno de artes visuais, de SESI-SP; 
  • O fenômeno social da arte: introdução à sociologia das artes visuais, de Nádia Philippsen Fürbringer;
  • Artes visuais e a escola: aproximações das diferentes abordagens curriculares em EJA e EAD, de Stela Maris Britto Maziero;
  • Artes visuais na educação inclusiva: Metodologias e práticas do Instituto Rodrigo Mendes, de Rodrigo Hübner Mendes, José Cavalhero e Ana Maria Caira Gitahy;
  • Comunicação com Cores. Uma Abordagem Científica Pela Percepção Visual, de Paula Csillag.

Conclusão sobre livros essenciais para alunos de Artes Visuais

Se você não gosta de ler, por que não aproveita sua área, ou a que deseja seguir, para te ajudar a criar esse hábito? Quando lemos livros com temas que nos interessam, temos mais chances de gostar. 

São obras que podem te acompanhar durante toda sua formatura, e até adiante, quando já estiver no mercado de trabalho, por exemplo. 

Mas, agora que já conhece alguns livros essenciais de Artes Visuais, está na hora de começar a ler e se aprofundar na narrativa de cada um deles.

E não deixe de ver outros artigos do Voomp sobre Artes Visuais para complementar. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 21

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.