InícioGraduaçãoArquitetura e UrbanismoO que faz um arquiteto de interiores?

O que faz um arquiteto de interiores?

Entrou nesse post para saber o que faz um arquiteto de interiores, certo? Fique tranquilo, que nós vamos explicar.

Você descobrirá o que rola no dia a dia de um arquiteto de interiores, e conhecerá mais sobre essa área, que vai muito além da decoração.

Já falamos por aqui que a área de Arquitetura e Urbanismo é muito diversa, permitindo que o arquiteto possa atuar em diversos tipos de setores.

Dentre esses setores, a área de Arquitetura de Interiores é uma das mais conhecidas. Além disso, é uma área que tem sido cada vez mais valorizada nos últimos anos.

Só para ter uma ideia, com a chegada da pandemia, todos nós fomos obrigados a passar mais tempo dentro das nossas próprias casas. Sendo assim, as pessoas passaram a enxergar o ambiente interno com um olhar diferente.

Afinal, hoje em dia, a nossa casa é o local onde nós temos passado a maior parte do tempo. Portanto, muita gente começou a querer modificar o interior de suas casas. Logo, a área de Arquitetura de Interiores foi uma das que mais cresceram no período da pandemia. 

Se você é uma pessoa criativa, que ama Arquitetura e possui grande afinidade com essa área, esse post é para você! Hoje vamos responder à seguinte dúvida: O que faz um arquiteto de interiores?

Então, separe toda a sua curiosidade e venha com a gente!

O que é Arquitetura de Interiores?

Antes de mais nada, precisamos esclarecer o que é  Arquitetura de Interiores. Afinal, não tem como saber o que um arquiteto de interiores faz sem conhecer a área, não é mesmo?

Bom, por acaso, você já teve a oportunidade de entrar em algum local e se sentir muito bem em relação ao ambiente? Sabe aquela ótima sensação de bem-estar que o local proporciona por meio da sua funcionalidade, praticidade, conforto e estética? Pois bem, sabe quem causa essa sensação? Ela mesma, a Arquitetura de Interiores. 

Em resumo, essa área é responsável pelo bom funcionamento de um determinado local (casa, escritório, empresa, etc). Ela planeja toda a sua funcionalidade, iluminação, ventilação, estética, aconchego e outros fatores. Porém, para chegar a esse resultado final, há muito estudo, planejamento e dedicação por trás. Afinal, o arquiteto de interiores deve sempre unir o gosto pessoal dos seus clientes com a funcionalidade do local. 

Logo, um projeto de Arquitetura de Interiores não se resume apenas a compilar diversas referências de espaços bonitos e atraentes, e replicá-los em outros ambientes. Nesse sentido, a Arquitetura de Interiores precisa compreender as necessidades de quem utiliza o local, e como tornar o projeto possível e funcional. Portanto, deve-se realizar um estudo holístico, analisando o conceito da psicologia humana, aspectos técnicos da engenharia e, por fim, conceitos estéticos.  

Por isso, lembre-se: Arquitetura de Interiores não é só decoração!

Design de Interiores x Arquitetura de Interiores

Para você que quer entrar nessa área, tenha em mente que um erro muito comum é achar que o Design de Interiores e a Arquitetura de Interiores são a mesma coisa. Contudo, não caia nesse mesmo erro. Apesar das duas áreas serem especializadas em ambientes internos, elas são diferentes.

O designer de interiores busca focar no estilo e na estética dos ambientes, pensando sempre na harmonia, no conforto e na funcionalidade do ambiente. Assim sendo, esse profissional segue normas e técnicas de ergonomia, acústica, lumino-técnica, entre outras, para atender as necessidades dos seus clientes. Além disso, ele também analisa a distribuição dos móveis, acabamentos e o tom de cores do local. Logo, é um trabalho que demanda um olhar muito criativo e dinâmico. Dessa forma, o trabalho do designer de interiores foca somente na decoração de ambientes internos.

Por outro lado, o trabalho do arquiteto de interiores vai muito além da decoração de um ambiente. Ele deve atuar em diversas áreas  de estudo, como: 

  • Planejamento de projetos;
  • Execução de desenhos técnicos;
  • Realização de orçamentos;
  • Execução e acompanhamento de obras;

Já deu para perceber a diferença, não é? Confira mais detalhes aqui.

O que faz um arquiteto de interiores?

Bom, já falamos um pouco acima sobre as principais funções de um arquiteto de interiores. Porém, agora iremos aprofundar um pouco mais nas atividades desse profissional.

A função do arquiteto de interiores não é apenas transformar um local e deixá-lo mais bonito. Nós sabemos que isso acaba acontecendo. Porém, não é o principal objetivo, e sim uma das consequências. Em outras palavras, o foco do arquiteto de interiores é utilizar de maneira inteligente os espaços, atendendo todas as necessidades dos seus clientes.

Vale lembrar que a modificação de um determinado local mexe muito com as percepções e sensações psicológicas das pessoas. Lembra daquela sensação de bem-estar que falamos acima? Pois bem, essa com certeza é a principal atribuição de um arquiteto de interiores. Em resumo, esse profissional transforma as experiências vividas em cada local.

Por fim, há o grande tabu de que a Arquitetura de Interiores é um serviço de luxo. Contudo, isso é errado. O arquiteto de interiores não trabalha apenas para grandes programas de TV e revistas renomadas. Cada profissional consegue realizar grandes transformações de acordo com a realidade dos seus clientes.

O dia a dia do arquiteto de interiores

Já deu para perceber o quão complexa é a função de um arquiteto de interiores, não é mesmo? 

O profissional de Arquitetura de Interiores deve desenvolver diversas habilidades para atender as obrigações diárias que essa profissão exige. Sendo assim, no seu cotidiano, o arquiteto deverá lidar com diversos tipos de públicos, estar sempre antenado no mercado de Arquitetura e suas tendências. Além disso, ele deve realizar orçamentos e relatórios diários. Enfim, são muitas tarefas! Por isso, separamos algumas das principais funções no dia a dia do arquiteto de interiores. Confira:

  • Compreender as necessidades de seus clientes;
  • Entender a utilização e dinâmica dos espaços modificados;
  • Conhecer bem o comportamento e a mente humana;
  • Dominar as condições técnicas do ambiente (luz, encanamento, elétrica, etc)
  • Pensar no conforto de seus clientes;
  • Visitar e acompanhar obras;
  • Lidar com diversos tipos de públicos;
  • Liderar equipes;
  • Realizar orçamentos e pesquisas.

Vale lembrar que esses são somente alguns exemplos, pois as funções mudam de acordo com o cargo e o local de trabalho. 

Por fim, o arquiteto de interiores deve estudar bastante, pesquisar muito, e aprender diariamente sobre tudo o que diz respeito sobre o universo da Arquitetura de Interiores. Além disso, ele deve estar preparado para enfrentar diversos tipos de desafios e adversidades.

E aí? Está pronto para encarar o que um arquiteto de interiores faz?

Confira outras matérias que podem ser interessantes para o seu futuro profissional em Arquitetura e Urbanismo:

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.