InícioDicasMercado de trabalhoQuanto ganha um arquiteto por projeto?

Quanto ganha um arquiteto por projeto?

Quanto ganha um arquiteto por projeto? É isso o que você vai ficar sabendo nesse post preparado pelo time da Voomp.

Você possui interesse em seguir a carreira em Arquitetura? Descubra logo mais qual a média salarial de um arquiteto por projeto.

Com formação em Arquitetura e Urbanismo, o arquiteto é o profissional responsável pela  projeção, o desenvolvimento e a execução de projetos de obras, casas, construções, prédios, edifícios, entre outros. Além de tudo isso, o arquiteto também realiza projetos de ambientes, estruturando e adaptando os espaços de acordo com as vontades e necessidades. Logo, o profissional de Arquitetura deve estar preparado para realizar projetos de diferentes tipos.

Segundo dados do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU), o mercado cresceu bastante nos últimos anos. Assim, houve um aumento no número de profissionais de Arquitetura no mercado e na procura por esse curso. No ano de 2019, o Brasil atingiu a marca de mais de 106 mil arquitetos atuando no mercado de trabalho. Confira mais aqui.

Pois bem, quer fazer parte desse mercado que cresce cada vez mais? Então separe alguns minutinhos e venha com a gente. Afinal, nesse post iremos falar sobre quanto ganha um arquiteto por projeto. Vamos lá?

Áreas de atuação para Arquitetura e Urbanismo

Antes de tudo, precisamos entender um pouco melhor sobre o mercado de Arquitetura e suas áreas. Sendo assim, o mercado é bem diversificado, e apresenta setores bem diferentes entre si. Separamos algumas das principais áreas. Confira abaixo:

  • Urbanismo;
  • Interiores;
  • Paisagismo;
  • Restauração de obras e edifícios;
  • Gerenciamento de obras;
  • Arquitetura sustentável;
  • Design de móveis;
  • Luminotécnica;
  • Área acadêmica;
  • Design de video games;
  • Design gráfico.

Ficou curioso e quer saber mais sobre cada área? Confira esse post que criamos e descubra um pouco mais sobre cada uma.

A média salarial de um arquiteto 

Agora que você já conhece algumas das principais áreas de Arquitetura, você deve querer saber quais são os salários de cada área de atuação. Porém, você deve ter em mente que responder essa pergunta pode ser um pouco complicado.

Afinal, na Arquitetura há setores em que a remuneração é maior do que em outros. Além disso, a base salarial do arquiteto varia de acordo com a região e com o local de trabalho. Por isso, é muito importante possuir conhecimento sobre as principais áreas da Arquitetura.

A Lei nº 4.950-A, de 22 de abril de 1966, regulamenta o salário-base para os profissionais formados no curso de Arquitetura, Engenharia, Química, Agronomia e Veterinária. Assim sendo, de acordo com a lei, o profissional de Arquitetura deve receber o valor mínimo de seis vezes o salário mínimo vigente no país, em uma jornada de trabalho de seis horas diárias. Logo, a  lei estipula os seguintes valores:

Jornadas de seis horas diárias de trabalho: 6 salários mínimos;

Jornadas de sete horas diárias de trabalho: 7,25 salários mínimos;

Jornadas de oito horas diárias de trabalho: 8,25 salários mínimos.

Saiba mais sobre as leis aqui.

Quanto ganha um arquiteto por projeto?

Um dos principais questionamentos de quem quer entrar no mercado de Arquitetura é sobre base salarial por um projeto, ou quanto ganha um arquiteto por projeto. Porém, essas questões não são tão simples de responder. Afinal, a precificação dos serviços prestados devem levar várias informações em conta. 

O valor cobrado não deve ser muito alto e nem tão baixo: ele ser compatível e justo com o mercado. Logo, não há uma receita certa para saber o valor exato que será cobrado, mas é possível seguir certas orientações para chegar em um valor final. Vamos descobrir quais são?

Definição de informações

Bom, como dito acima, a remuneração de um arquiteto por um projeto é a soma de diversos fatores, como por exemplo: o tipo de projeto, a área de atuação, a forma que ele irá ser executado e a sua gestão. Além desses exemplos, há também os custos que cada escritório pode cobrar. Portanto, já deu para perceber que o preço pode variar de projeto para projeto, né?

Sendo assim, o arquiteto deve sempre estudar o mercado e a sua realidade. Em outras palavras, ele deve estar atento à média de preços, aos concorrentes, às tendências do mercado, aos tipos de prestadores de serviços para cada projeto, entre outros fatores. 

Então, após saber ao certo cada uma dessas informações, o arquiteto conseguirá definir o preço de um projeto.

Escolher o método de cobrança

Ao definir o valor de cada projeto, há vários métodos que podem ser utilizados, e eles variam de acordo com cada profissional. Em resumo, os processos mais utilizados são: a cobrança por metro quadrado, porcentagem, e a metragem sobre o custo da obra.

Cobrança por metro quadrado

Segundo o censo realizado pelo CAU/BR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil), esse é o método de cobrança mais adotado pelos profissionais de Arquitetura. Em outras palavras, ele é bastante utilizado por arquitetos que estão no início de suas carreiras, e também por obras menos complexas. Vale lembrar que o custo do metro quadrado varia de acordo com a região do país. Confira alguns valores. 

Percentual

Essa forma de precificação é bastante utilizada internacionalmente. Em resumo, ela consegue estabelecer um custo estimado do projeto e o seu grau de dificuldade. Sendo assim, esse processo também pode variar conforme cada projeto e definir valores com mais previsibilidade. 

Só para ter uma ideia, o profissional pode cobrar entre 5% e 10% do valor total em projetos grandes. Enquanto em projetos menores, o valor cobrado pode ser mais de 10% do custo total.

Metragem (SINAPI e CUB)

Ao utilizar esse método de precificação, é necessário utilizar o SINAPI (Sistema Nacional de Índices da Construção Civil)  e o CUB (Custo Unitário Básico). 

O SINAPI é um sistema de banco de dados com preços de serviços e insumos utilizados na indústria da construção. Todo mês ele disponibiliza uma lista de preços de materiais sobre a construção civil. O CUB é calculado por meio da lei NBR 12.721, que define o padrão de projetos. Além disso, a cartilha do CUB informa dados sobre os orçamentos de um projeto padrão.  Portanto, tendo como base o SINAPI e o CUB, os arquitetos conseguem definir o quanto ganharão por projeto. 

Viu só como é difícil descobrir quanto ganha um arquiteto por projeto? Afinal, o profissional de Arquitetura deve levar em conta vários fatores e escolher aquele que melhor atende às suas necessidades.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.