Você é uma pessoa criativa e que gosta de se comunicar? Além disso, gosta de buscar soluções alternativas e convencer as pessoas ao seu redor sobre seu ponto de vista? Provavelmente, a faculdade de Publicidade e Propaganda é perfeita para você.
A graduação tem como ênfase ensinar as técnicas para planejar, criar, produzir e gerenciar a comunicação publicitária. A formação na área de Comunicação permite ao estudante se capacitar, tanto nas habilidades gerais quanto nos conhecimentos específicos necessários para a prática da profissão.
Durante a graduação, o profissional ainda se torna apto a atuar na criação de campanhas e peças publicitárias. Além disso, se torna responsável pela divulgação de marcas, produtos e serviços de uma empresa ou marca.
Então, tem interesse em ingressar em uma faculdade de Publicidade e Propaganda, mas tem dúvidas sobre a área de atuação? Fique tranquilo, neste artigo vamos esclarecer as dúvidas sobre a profissão, o curso, a grade curricular e as características de um bom publicitário.
Vem com a gente e esclareça todas as dúvidas.
O que você verá neste artigo:
Como é o curso de Publicidade e Propaganda?
Primeiramente, é preciso esclarecer que o curso de Publicidade e Propaganda é uma graduação de bacharelado e conta com oito semestres. Dessa forma, são necessários, geralmente, quatro anos para concluir a formação e conseguir o diploma universitário. O curso é oferecido pelas instituições de ensino tanto no modelo presencial quanto a distância (EAD).
A formação na área de Comunicação compreende os aspectos gerais e humanos da Comunicação Social, além das competências específicas da área, ensinados durante as disciplinas teóricas e nas práticas.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a faculdade de Publicidade e Propaganda conta com conteúdos no campo da Comunicação Social, em geral, e de habilitação específica.
Por isso, durante a graduação são ministradas aulas de conteúdo teórico, analítico, informativo, de linguagens, técnico e midiático. Além disso, a maioria das instituições de ensino exige que o estudante faça estágio na área durante um período da formação e apresente o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao final da faculdade.
Como dito anteriormente, a graduação prepara o estudante para o mercado publicitário e ensina sobre as principais ferramentas para criar, produzir e executar campanhas e ações estratégicas de Comunicação.
Além disso, durante a faculdade os estudantes ainda têm contato com atividade prática no curso. Por isso, as instituições de ensino devem contar com laboratórios de TV, informática e fotografia.
Após terminar a graduação, o profissional de Publicidade e Propaganda poderá atuar em agências especializadas em marketing, comunicação, produção de eventos ou promoção de identidade corporativa.
Quais as matérias do curso de Publicidade e Propaganda?
Um ponto que desperta curiosidade no curso de graduação é a grade curricular e os conteúdos que estão em foco durante a formação. O curso de Publicidade e Propaganda conta com matérias com enfoque na área geral de Comunicação e específica para profissão, como, por exemplo, Português, Sociologia, Redação, Arte, Marketing, História e Política. Dessa forma, os estudantes passarão, também, por disciplinas voltadas para o planejamento, a criação, o atendimento e mídia.
Portanto, entre as principais disciplinas durante a formação estão:
- Comunicação de Marketing em Meios Digitais
- Comunicação Integrada Organizacional
- Criação e Produção Publicitária em Rádio
- Criação Publicitária
- Criação Publicitária para TV e Cinema
- Direção de Arte
- Gerenciamento de Marcas
- Gestão e Planejamento de Mídia
- Gestão Mercadológica na Era Digital
- Legislação e Ética na Comunicação
- Marketing Digital
- Novas Tecnologias Aplicadas à Comunicação
- Pesquisa em Comunicação e Comportamento do Consumidor
- Planejamento e Gestão Estratégica
- Produção Gráfica
- Produção Publicitária para TV e Cinema
- Propaganda Política
- Redação Publicitária Geral
- Sistemas Brasileiros de Comunicação
Dessa forma, com o auxílio dos conteúdos e professores, o estudante recebe as habilidades para criar, produzir e gerenciar a comunicação publicitária, além de preparar o aluno para o mercado de trabalho e as necessidades do segmento da profissão.
Acima de tudo, na graduação o aluno tem a oportunidade de juntar a teoria com a prática, através do estudo de caso voltado para situações práticas na atuação profissional.
Quais são as principais características de publicitários?
Como em toda profissão, o publicitário precisa contar com habilidades para se destacar na área e obter sucesso. Os estudantes do curso de Publicidade e Propaganda adquirem a maior parte das características importantes durante a faculdade e com as experiências no mercado de trabalho.
Portanto, entre as principais características para o publicitário estão:
Criatividade – É importante que o profissional tenha uma mente fértil e encontre soluções inovadoras para os projetos dos clientes para os quais trabalha.
Agilidade- Na maioria dos trabalhos, os prazos para entrega dos projetos são curtos e, por isso, é preciso ser rápido para suprir as necessidades do mercado publicitário.
Comunicação – Para se dar bem na área é necessário ter uma boa comunicação, saber se expressar e trabalhar em equipe.
Curiosidade – Além de tudo é importante ser curioso, se interessar por diversos assuntos e sempre buscar respostas para as perguntas que aparecem na rotina do trabalho.
Dessa forma, ainda é importante ter habilidades artísticas, senso estético, um olhar inovador e espírito empreendedor para encontrar soluções e buscar oportunidades no mercado publicitário.
Como é o mercado de trabalho na Publicidade e Propaganda?
Outro ponto importante para decidir apostar em um curso superior é conhecer o mercado de trabalho – além das oportunidades para os profissionais da área. Atualmente, muitos podem pensar que o publicitário trabalha somente em agência publicitária, mas sua atuação não se restringe a isso.
Portanto, entre as principais funções para os formados em Publicidade e Propaganda estão: departamentos de vendas e marketing, desenvolvimento de campanhas de conscientização, planejamento, mídia, pesquisa e mídias sociais. Há também as produtoras de vídeo, áudio e internet, gráficas, estúdios de fotografia e campanhas educativas ou promocionais para governos.
O profissional ainda poderá direcionar a carreira para a pesquisa acadêmica na área de Publicidade em instituições de ensino superior.
Enfim, esperamos que você tenha esclarecido as suas dúvidas sobre a graduação de Publicidade e Propaganda. Esperamos, também, que esteja mais preparado para escolher a sua faculdade e ingressar em uma graduação. Não esqueça de continuar acompanhando os conteúdos da Hora do Vestibular!