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Publicidade e Propaganda: como empreender no setor?

O curso de Publicidade e Propaganda tem ganhado cada vez mais o protagonismo dentre os cursos de Comunicação. Em meio a tantas possibilidades no mercado de trabalho, os profissionais formados pelo curso também têm a possibilidade de empreender. Assim, tornam-se donos de seus próprios negócios. Mas será que isso é tão simples assim?

Com o advento da internet e a expansão do uso das redes sociais, o setor de marketing e propaganda ganhou novos contornos. Por consequência, as demandas referentes ao gerenciamento de mídias e criação de conteúdo aumentou consideravelmente. Como a área de comunicação sofre atualizações constantes, trabalhar na área pode ser um desafio bastante divertido. E criativo!

Nesse sentido, é difícil encontrar hoje algum estabelecimento comercial que não tenha uma conta pública em sites como Instagram, Facebook e o próprio WhatsApp. Mesmo porque a não existência na internet pode trazer implicações negativas aos negócios. As redes sociais não somente são a porta de entrada para novos clientes, como conferem maior credibilidade às marcas. Isso se o conteúdo publicado for pertinente, é claro.

Mas embora nada seja tão simples quanto parece no mundo dos negócios, é possível sim empreender na área de comunicação e consolidar uma carreira de sucesso. Dessa forma, o importante é que o estudante tenha noção de seus objetivos e trabalhe em cima disso. Ora, se aparecer nos mecanismos de busca do Google é hoje algo vital, então a busca pelos profissionais de Publicidade e Propaganda será uma constante de agora em diante.

Todavia, se esse é seu sonho você não pode perder as dicas de outro. Afinal, é muito mais fácil conquistar os objetivos profissionais quando se está bem orientado. Nesse texto, traremos um panorama geral da profissão, bem como os caminhos que levam ao empreendedorismo. Portanto, prossiga a leitura para descobrir como empreender em Publicidade e Propaganda.

Publicidade e Propaganda: uma visão do futuro

De antemão, é preciso reconhecer que os tempos são outros. As clássicas propagandas de televisão, rádio e jornal, apesar de importantes, co-existem em meio a outras possibilidades. Se antigamente ter um perfil na internet era uma questão de escolha, hoje isso se torna quase mandatório. Contudo, não apenas os meios e canais ampliaram, mas a própria comunicação sofreu alterações.

Se você navegar pelas contas comerciais das redes sociais, vai perceber que marcas e empresas estão cada vez mais preocupadas em gerar conteúdo relevante para seus públicos. Assim, pode até parecer sutil, mas talvez uma das viradas da profissão em Publicidade e Propaganda tenha sido o redirecionamento do foco das propagandas. Agora, elas não mais carregam a intenção explícita de vender. Inclusive, isso chega a ser malvisto por alguns profissionais do setor, que consideram esse tipo de abordagem agressiva.

Conforme consta em matéria publicada pela Folha de S. Paulo, a propaganda perdeu o monopólio na comunicação. Agora, mesmo que a intenção continue sendo a venda, mas agora esse ato participa de uma cadeia ativa de incentivo de bons princípios. Pois os hábitos de consumo mudaram e os clientes também tornaram-se mais exigentes com relação as éticas profissionais das marcas que consomem. É por isso que ouvimos dizer que o setor da comunicação se coomplexificou nos últimos tempos. E a publicidade também vive essas transformações.

Desse modo, o mercado do futuro da Publicidade e Propaganda não pode ser assim tão previsível, mas nos deixa alguns sinais. Entre eles, podemos destacar a preocupação com a qualidade do conteúdo, o marketing pautado por valores, a acessibilidade e utilidade informacional, bem como a criatividade. Se você preza por essas novidades, então já pode considerar que está no caminho certo para empreender.

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O que preciso saber antes de empreender?

Antes de tudo, para assumir os riscos e responsabilidades de um negócio próprio no setor, é preciso dominar o setor em que se tua. Essa regra se aplica, de um modo geral, a todas as profissões. Mas iremos explicar o porquê disso ser tão importante no caso da Publicidade e Propaganda.

Os setores de comunicação exigem organização e visão ampla. Por conta disso, possuir experiência com clientes e criação de conteúdo é essencial. Caso contrário, o profissional não saberá entregar aquilo que prometeu na hora de vender o serviço. E tão importante quando saber fazer networking é ser reconhecido por um trabalho de excelência.

Para adquirir mais experiência como autônomos, os estudantes podem começar a aceitar serviços básicos de criação, como freelancers. As prestações de serviço são importantes porque adicionam conteúdo ao portfólio dos profissionais, e também a organizar uma rotina independente. Lembrando que nem todas as pessoas se adaptam a uma rotina mais livre. Ao contrário do que se imagina, organizar o próprio horário pode ser bastante desafiador.

Nesse sentido, não podemos ignorar o fato de que a escolha de empreender, assim como qualquer outra natureza de trabalho, tem seus prós e contras. Entretanto, impulsionar um negócio próprio pode oferecer uma grande vantagem financeira, na medida em que a pessoa estipula seus preços e administra os próprios riscos. Também, se adquire mais liberdade para criar os conteúdos, já que a negociação é feita entre o vendedor do serviço e o cliente.

As dicas de ouro para começar a empreender

De antemão, a dica de ouro é que o estudante se planeje e se prepare o suficiente para viver essa experiência. Afinal, será preciso trabalhar com expectativas pessoais e administrar alguns entraves. De forma adicional, essa preparação serve para que o futuro empreendedor estude o nicho específico em que irá atuar. Já que existe uma infinidade de opções, tais como social media, assessoria, gerenciamento de conta, criação gráfica etc.

Outro ponto importante é criar uma rede de contatos em que se confia. Pois com o crescimento das demandas, você provavelmente não dará conta de tudo sozinho. Por fim, será necessário correr atrás dos procedimentos mais burocráticos, tais como abrir um CNPJ e registrar a empresa.

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