InícioDicasOrientação vocacionalQual o perfil do estudante do curso de Ciências Aeronáuticas?

Qual o perfil do estudante do curso de Ciências Aeronáuticas?

Não é incomum encontrar crianças que olham para os céus, sonhadoras. Que são apaixonadas por aviões e pensam em trabalhar com isso. Mas será que é esse o perfil do estudante do curso de Ciências Aeronáuticas?

Para te ajudar a saber um pouquinho mais sobre essa carreira, suas possibilidades, o que se estuda no curso e quem busca essa área, juntamos algumas informações aqui. Agora, você vai poder entender quem busca esse curso e determinar se é realmente um curso que combina com você.

Portanto, chega de perder tempo e vamos lá conhecer um pouco mais sobre essa formação em Ciências Aeronáuticas.

O que se estuda em Ciências Aeronáuticas?

O aluno do curso de Ciências Aeronáuticas aprenderá muita teoria e precisará fazer muito cálculo. Nesse sentido, precisamos lembrar que matérias como Matemática e Física são imprescindíveis para se dar bem nesse curso.

Separamos algumas matérias do curso para você já ir se familiarizando com as suas nomenclaturas. Além disso, você poderá entender um pouco mais sobre o que é estudado dentro da formação:

  • Navegação Aérea;
  • Teoria de Voo;
  • Meteorologia;
  • Regulamento do Tráfego Aéreo;
  • Gestão Estratégica de Serviços Aeroportuários;
  • Análise de Dados.
  • Direito Aeronáutico e regulamento do tráfego aéreo nacional e internacional;
  • Matemática, Física e Aerodinâmica;
  • Inglês técnico;
  • Planejamento Estratégico;
  • Sistema de Aviação Civil;
  • Meteorologia e Navegação Aérea;
  • Fraseologia Aeronáutica;
  • Psicologia e fatores humanos aplicados à Aviação;
  • Medicina Aeroespacial;
  • Conhecimentos técnicos de aeronaves;
  • Segurança Operacional;
  • Teoria de voo de baixa/alta velocidade e simulação de voo;
  • Sobrevivência e Primeiros Socorros.

A formação é dividida entre duas linhas, aqueles que desejam ser Piloto de Linha Aérea, ou seguir carreira como Gestão da Aviação Civil. Sendo assim, é preciso decidir qual você deseja seguir. A ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, sregulariza as duas linhas e tem manuais específicos para cada uma.

Além disso, precisamos lembrar que a formação envolve horas de voo e capacitação para pilotar aeronaves. Porém, as horas de voo não estão inclusas na mensalidade da faculdade. 

Por fim, para encerrar esse tópico, é preciso falar sobre o inglês. Essa é a língua oficial de todos os manuais e protocolos da área, portanto, é imprescindível saber falar esse idioma. Por mais que a faculdade ofereça uma matéria de Inglês Técnico que vai ajudar o aluno a entender o básico do que está escrito na literatura do curso, apenas os que realmente sabem o idioma se destacam.

Onde estudar?

O jeito mais fácil de se começar a trabalhar na Aeronáutica é através do estágio. Porém, para isso é necessário ser aluno de uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC que ofereça o curso de Ciências Aeronáuticas.

Se você está interessado e quer saber onde pode estudar, separamos duas instituições do grupo Kroton que oferecem o curso:

Os campus das faculdades que oferecem esse curso estão localizados nas cidades de Campinas, SP (Anhanguera) e Londrina, PR (Unopar). Você pode estar se perguntando o motivo de falarmos a cidade. Acontece que esses cursos nem sempre estão disponíveis na modalidade EAD. Por isso, pode ser necessário mudar para uma dessas cidades.

O curso, normalmente, tem duração de 3 anos, ou seja, 6 semestres. Confere ao graduado o título de bacharel em Ciências Aeronáuticas. Porém, o curso não é oferecido sempre, depende muito da demanda de alunos. Por isso, fica a dica de sempre consultar os sites das instituições.

Carreiras de Ciências Aeronáuticas

Qualquer um que sonha em ser piloto já sabe que esse curso é o certo. Porém, existem muitos passos a serem tomados para poder, de fato, trabalhar como piloto de uma aeronave. Além disso, existem também as pessoas apaixonadas por aviação, mas que não trabalham em aviões.

Vamos listar aqui para você algumas opções entre as muitas carreiras. São diversas opções, tanto para quem deseja voar quanto para quem deseja ficar em solo:

  • piloto de avião
  • pilotos de helicópteros
  • gerentes e administradores da aviação
  • despachante de voo
  • segurança e perícia de voo
  • controlador de voo

A verdade é que existem muito mais profissionais trabalhando em terra do que voando. Isso porque existem diversas funções em empresas aéreas, gerenciamento de aeroportos e outros que exigem essa formação.

Uma boa dica para um aluno do curso de Ciências Aeronáuticas é a de apostar nos estágios. Você pode fazer estágio nas mais diversas áreas de trabalho enquanto estiver estudando. Isso, além de te dar mais conhecimento sobre o trabalho e experiência real do dia a dia, também te ajudará a identificar a área com a qual você tem mais afinidade.

Qual o perfil do estudante do curso de Ciências Aeronáuticas?  

À primeira vista, só com as informações que já passamos, já é possível entender que um aluno do curso precisa gostar muito da área de exatas. Como já falamos, Matemática, Física, Química, Elétrica e Eletrônica são matérias que vão estar muito presentes. Aliás, essas matérias vão estar não apenas durante os anos de estudo, mas também no trabalho, depois de formado.

Outro ponto muito importante: é preciso gostar de tecnologia. O aluno do curso de Ciências Aeronáuticas está sempre ligado nas tecnologias mais atuais, sempre estudando, buscando e pesquisando inovações na área.

Nesse sentido, é preciso lembrar que um aluno desse curso, e que se dá bem na carreira depois de formado, é aquele que não para de aprender. Continua durante toda a sua carreira a se atualizar, buscando cursos, especializações e muito mais.

Dentro do aprendizado continuado, precisamos destacar mais uma vez o conhecimentos de outras línguas. Falar o inglês é um requisito básico. Portanto, para se destacar é preciso aprender outras línguas.

O perfil de aluno do curso de Ciências Aeronáuticas é o de uma pessoa com bom relacionamento interpessoal. Além disso, é preciso ter, ou desenvolver, habilidade para fazer um bom gerenciamento de intercorrências. Saber lidar com pressão e, acima de tudo, se manter calmo em situações extremas.

Por fim, o perfil desse aluno é o de alguém apaixonado por aviação. Alguém que, como falamos lá no começo, sonha em trabalhar nessa área e é encantado por aviões e tudo que envolve voar. Por isso, se essa é a sua realidade, esse é o curso certo para você.

Ciências Aeronáuticas: o que faz o profissional?

Duração do curso de Ciências Aeronáuticas

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.