Muitas pessoas podem estar confusas, já que faz só algum tempo que o livro Marketing 4.0: do tradicional ao digital, de Philip Kotler e outros autores, foi lançado em 2017 no Brasil. Agora, o autor retorna divulgando o que seria o Marketing 5.0 depois das mudanças causadas pela pandemia.
As denominações 4.0 e 5.0 são didáticas e servem para que a gente entenda a constante evolução que o Marketing está passando. No 4.0 há uma integração maior entre os canais de Marketing juntamente ao consumo do Marketing de Conteúdo, que foi impulsionado pelo buscadores de busca, principalmente pelo Google.
Assim, a maneira que as pessoas consomem e procuram informações sobre produtos mudou. Além disso, as redes sociais têm um grande destaque no relacionamento entre marcas e consumidores.
Isso tudo não fica para trás com o Marketing 5.0, o termo é utilizado para explicar que a tecnologia é imprescindível tanto na relação com os clientes quanto para garantir informações em tempo real nas tomadas de decisões.
O que você verá neste artigo:
O que é o Marketing 5.0?
Pelo o que foi citado anteriormente, já podemos entender que o Big Data e a Inteligência Artificial terão mais destaques. Pois, o Marketing 5.0 é o híbrido da inteligência humana com a artificial. A inteligência humana no papel da criatividade, geração de insights e análise de dados. Já a artificial, com a busca de dados em tempo real e informações mais completas.
As ferramentas de automação no Marketing irão substituir ainda mais as atividades repetitivas ou de grande escala, por exemplo, os chatbots. Eles já são comuns no nosso cotidiano quando entramos em sites de varejos ou de empresas.
Também, os investimentos em Internet das Coisas (IoT sigla em inglês) serão mais altos para construir modelos de negócios e produtos mais atrativos.
Um pouco do livro Marketing 5.0
Lançado em 2021, o livro Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade (ainda não traduzido para o português), é dos autores Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan. Nele, os autores explicam a mudança de comportamento dos consumidores, os avanços tecnológicos e os novos modelos de negócio.
Além disso, o livro é divido em três partes. A primeira analisa as mudanças no comportamento do consumidor e dá caminhos de como superar as diferenças que dividem o público. Por exemplo, os conflitos políticos e a desigualdade econômica.
Já a segunda parte mostra exemplos de algumas empresas que utilizam uma nova visão e estratégias de negócios. E, a última parte, desvenda a Inteligência Artificial, a Realidade Aumentada e a Internet das Coisas.
Como já mencionamos, o 5.0 faz parte de uma maneira didática do Kotler explicar as grandes transformações e evoluções que ocorrerão no mundo do Marketing. Antes dele, foram divulgados os livros:
- Marketing 1.0 – Marketing orientado para o produto
- Marketing 2.0 – Marketing voltado ao consumidor
- Marketing 3.0 – Marketing centrado em valores
- Marketing 4.0 – Marketing Digital
Por que o Marketing 5.0 é importante?
O contexto da pandemia acelerou o papel do Marketing 5.0. Isso porque os consumidores preferem comprar e negociar com empresas que se mostram preocupadas com a responsabilidade social, educação e meio ambiente.
Também, as pessoas estão entendendo seu valor diante das marcas e como podem usar isso para mudanças relevantes. Dessa maneira, esses são os caminhos apontados para aproximar os consumidores das marcas.
Essa seria a parte destinada à inteligência humana, com seus insights e criatividade. Enquanto isso, a inteligência artificial ajuda no processo de dados e coleta de informações. Portanto, é muito importante se valer desse dois lados.
Para aplicar o Marketing 5.0, é necessário considerar alguns de seus objetivos, tais como:
Apoio de causas justas
Esse objetivo traz mais destaque ao Marketing de Causa, uma ação que une empresas e sociedade para promover uma transformação social positiva. Não é só uma ferramenta de crescimento para o negócio.
A marca precisa atuar com propósito para sobreviver a um mercado consumidor mais exigente em relação às causas ambientais, sociais e educacionais. Uma maneira de encontrar esse elo é a associação de empresas com ONGs (Organização Não Governamentais).
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos em parceria com Instituto Ayrton Senna, ESPM e Cause mostrou que 29% dos entrevistados já ouviram falar do Marketing de Causa e 77% deles são totalmente favoráveis a ações desse tipo.
Consumidores como embaixadores das marcas
Vamos começar já citando alguns exemplos. Juliette Freire, campeã do BBB21, é embaixadora da Avon; Gabriel Medina, campeão de surf, da Adidas; e o cantor Thiaguinho, da marca Reebok.
Esses são só alguns. O objetivo do embaixador é transmitir ao público alvo os valores da marca. Assim, tornando o relacionamento mais humanizado. Isso ajuda a expor os produtos para um maior número de pessoas. Mas somente
égrandes empresas conseguem fazer esse tipo de estratégia? Não.
Pequenas e médias empresas podem eleger algum colaborador ou cliente como embaixador da marca. Mas, é preciso pesquisar antes com cuidado, criar um planejamento e estratégia para escolher o candidato mais adequado.
Responsabilidade Social
É importante que a empresa pesquise seus valores e os dos consumidores. Assim, pode mapear causas sociais que permeiam e se identificam com a empresa e consumidores. Não é algo aleatório, até porque se for, irá transmitir ao público-alvo a falta de identificação da empresa com a causa. Dessa maneira, criará um tom de falsidade e aderência manipuladora de atrair mais clientes.
Portanto, pesquisar outras empresas do mesmo segmento que já tenham ações de responsabilidade social como base da marca é uma opção para não errar no Marketing 5.0.
Responsabilidade Ambiental
O foco é repensar os impactos ambientais causados pela atividade da empresa e reduzir esses danos. Mais do que nunca, isso se torna um diferencial em relação aos concorrentes. Também atrai fornecedores com o mesmo objetivo. O que ajuda a criar uma estrutura realmente focada na responsabilidade social.
Em resumo, para aplicar o Marketing 5.0 é importante:
- Criar um relacionamento com clientes por meio de experiência humana, ou seja, histórias;
- Converter os consumidores em embaixadores da marca;
- Demonstrar responsabilidade social e ambiental. Portanto, focar também no Marketing de Causa;
- Utilizar o Marketing Sensorial para atingir os cinco sentidos do consumidor;
- Envolver o cliente por meio da inovação e tecnologia e educá-lo a usar o produto ou serviço;
- Unir os recursos tecnológicos, uso de dados e inteligência artificial à humanização.
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