Tanto a empatia quanto o autoconhecimento e a autoestima equilibrada são essenciais para o aluno do curso de Embelezamento e Imagem Pessoal. Isso porque o estudante precisa gostar de ajudar as pessoas. Além disso, melhorar a qualidade de vida delas, com respeito e profissionalismo.
Durante a rotina acadêmica, o aluno deverá estar interessado em melhorar a vida das pessoas. Os conhecimentos obtidos em sala de aula têm o propósito de encontrar soluções de transformação da imagem de um indivíduo. Claro que de maneira positiva, a fim de promover felicidade e bem-estar. Em suma, dentro de um conceito holístico de saúde.
Outro quesito essencial para o estudante de Embelezamento e Imagem Pessoal é o de estar atento às novas tecnologias e inovações do segmento. Essa é uma área em constante crescimento e lançamentos, no que tange produtos, técnicas e procedimentos.
O que você verá neste artigo:
Por que ser um profissional de Embelezamento e Imagem Pessoal?
Imagem é (quase) tudo hoje em dia. Afinal, a primeira impressão é muito difícil de mudar. Enfim, seu modo de vestir, de falar, de sentar e de gesticular dizem muito de você. Por isso, é importante manter a aparência agradável, pois gera credibilidade e maior probabilidade de êxito na vida pessoal e profissional.
Há pesquisas recentes que mostram um crescimento de consumo de produtos de beleza. A preocupação com a aparência não é algo somente feminino. O homem também se cuida hoje em dia. Afinal, famosa ou não, a imagem de qualquer pessoa pode estar nos holofotes da sociedade ou do mercado de trabalho.
Por isso, atualmente, uma das carreiras com grande potencial de empregabilidade é a de tecnólogo de Embelezamento e Imagem Pessoal. Esses profissionais poderão prestar consultorias como donos do seu próprio negócio ou, então, em estabelecimentos especializados.
Possibilidades profissionais
Há muito espaço para quem se forma nessa área. O profissional poderá atuar em salões de beleza, barbearia, clínicas de estéticas, spas e outros estabelecimentos que se dedicam aos cuidados estéticos. A demanda por pessoas especializadas é alta e só tende a crescer, mesmo no cenário complexo da pandemia.
Um mercado em franca expansão significa mais chances de conseguir um emprego É mundialmente visível o crescimento do setor de serviços nessa área. Resultado, principalmente, dos avanços tecnológicos que vem transformando os processos produtivos.
No crescimento do setor de comércio e serviços e nas transformações da economia mundial é que se configura o avanço de determinadas áreas como a de Embelezamento e Imagem Pessoal. Por isso, também intensificando a busca por profissionais que apresentem um novo perfil. Ele terá de ser capaz de atender ao consumidor, cada vez mais, exigente e consciente de seus direitos.
Imagem pessoal globalizada
Além disso, a mesma globalização tem levado os povos a pensarem estratégias competitivas. E a Imagem Pessoal insere-se nesse mundo globalizado como um fator essencial. Nesse contexto, sendo essa área voltada essencialmente para o ser humano, ela tem ganho, nos últimos tempos, notório destaque. Enfim, a sua perspectiva é a de continuar em rápida ascensão, uma vez que ainda teremos:
- a valorização social do belo, dos efeitos visuais, do bem-estar, do conforto e da elevada autoestima;
- a maior conscientização, por parte do público consumidor, do papel do profissional, de sua criatividade, do toque artístico, que tanto agrada e enfeita o cotidiano;
- o esforço dos que pesquisam, em nível nacional e internacional, preocupando-se em criar ou adaptar estilos e modelos próprios, resolvendo com criatividade os problemas relacionados à função e à qualidade do trabalho executado, impulsionados pelos avanços tecnológicos do mercado têxtil e cosmético.
Como será o profissional de Embelezamento e Imagem Pessoal?
O estudante de Embelezamento e Imagem Estética sai do aprendizado com conhecimentos importantes como a manipulação de aparelhos eletroterápicos, a pigmentação de sobrancelhas e, até mesmo, a confecção profissional de maquiagem e penteados.
Além disso, são estudadas as noções de tendências e de segredos técnicos que os profissionais no dia a dia da ocupação podem levar anos para assimilar sem uma formação adequada. Nesse processo de conhecimento, estão incluídas intervenções faciais, corporais, capilares, de visagismo e técnicas alternativas e de imagem pessoal.
Mercado da beleza no Brasil
Só em 2019, o Brasil registrou mais de 500 mil salões de beleza em todo o país. isso representa uma forte tendência na abertura de negócios, bem como SPAs e clínicas de estética. Os profissionais na área também aumentaram. Agora, com registo de 480 mil. Número que disparou em comparação a 2014, na qual, na época, chegava a R$72 mil, segundo reportagem do Mundo Ela.
Outra reportagem da Vindi aponta que de 2014 a 2019, o mercado de estética cresceu 567% no Brasil.
- Nesses cinco anos, o número de profissionais da área aumentou de 72 mil para mais de 480 mil.
- Só no setor de franquias, o ramo de Saúde, Beleza e Bem-estar faturou R$ 34,2 bilhões em 2019.
- Cerca de 66% dos consumidores acha que cuidar da beleza não é um luxo, mas uma necessidade. E para quase a metade dos entrevistados (49,4%), gastar dinheiro para melhorar a aparência física é um investimento que vale a pena. Isso porque dá a sensação de felicidade e satisfação.
- Em 2019, foram registrados cerca de 500 mil salões de beleza em todo o Brasil.
- Cinco empresas concentram 47,8% do mercado de produtos de beleza e cuidado brasileiro: Natura & Co, grupo Boticário, grupo Unilever, grupo L’Oréal e Colgate-Palmolive Co.
- 12% dos clubes de assinaturas do país são do segmento de cuidados pessoais.
- Os Estados Unidos detêm 16,5% do mercado de estética global e a China, 10,3%.
Nessa matéria da Vindi, também mostra o segmento de beleza masculina está muito em alta: cerca de 54% dos homens vão com frequência ao salão de beleza no Brasil, segundo a ABIHPEC.
Fique com a gente e confira também: Por que trabalhar com a área da beleza é uma excelente opção de carreira?