Antes de qualquer coisa, a resposta é um sonoro: sim! Mas, aqui iremos destrinchar não só a pergunta “publicidade e propaganda Digital já domina o mercado?” como, também, o que de fato faz um publicitário.
Então, vamos começar? Fique conosco na leitura a seguir.
O que você verá neste artigo:
A publicidade e propaganda
Sabe-se, inicialmente, que um publicitário participa do processo criativo de empresas, marcas e campanhas. Também, que a propaganda é a parte prática e fundamental desse processo.
Neste contexto, o publicitário tem de criar pontes através da criatividade. A construção dessas pontes servem para apresentar e comunicar o público do que uma marca deseja apresentar.
Ainda, o publicitário tem de saber detectar o nicho específico para cada campanha. E, somente detectando o nicho, elaborando uma proposta de comunicação criativa, funcional e específica, a marca terá sucesso.
Desse modo, fazendo um link do âmago profissional do publicitário com o mercado atual, pode-se dizer que sim, a Publicidade e Propaganda Digital domina o mercado. Este contexto deve-se às novas vitrines da vida, que vêm da internet.
Também, um bom publicitário deve manter uma relação estreita e íntima com toda e qualquer mudança no mercado. Hoje, as pessoas vislumbram e se inspiram por meio do que é exposto nas redes sociais e demais instrumentos digitais. Essa é a nossa nova janela dos olhos.
Por fim, a partir do que se vive, o publicitário cria. E, apesar de os processos criativos serem bastante específicos, pois, misturam-se com a bagagem interna de cada sujeito, elaborar, apresentar e botar em prática uma campanha publicitária exige estudo. Assim, vamos te contar um pouquinho sobre o curso de Publicidade e Propaganda. Vamos lá?
O curso
A princípio, o curso de Publicidade e Propaganda é do tipo bacharelado. Isso significa que é uma modalidade de formação superior que permite, após a conclusão de todas as obrigatoriedades demandadas pelas instituições de ensino, o título de bacharel.
Ademais, o título de bacharel permite que o profissional amplie os seus caminhos. Então, após a conclusão, o bacharel em Publicidade e Propaganda pode, por exemplo, realizar uma especialização no âmbito Digital.
Também, para além das diversas categorias de especializações, o bacharel pode seguir pela área acadêmica com a pós-graduação. Então, confere ao bacharel a possibilidade de adentrar em um mestrado, seguido de um doutorado e assim por diante.
O que se estuda no curso de Publicidade e Propaganda?
O curso de Publicidade e Propaganda agrada os estudantes. A ideia é estimular não só a criatividade, como a capacidade de tirar as ideias do papel e torná-las aplicáveis. E, é claro, bem sucedidas.
Para que isso ocorra, as instituições de ensino são as responsáveis por dispor de ferramentas para o processo de aprendizagem. Assim, vamos te mostrar a seguir algumas das disciplinas do curso de Publicidade e Propaganda:
- Comunicação de Marketing em Meios Digitais;
- Comunicação Integrada Organizacional;
- Criação e Produção Publicitária em Rádio;
- Criação Publicitária;
- Criação Publicitária para TV, Cinema e Internet;
- Design Gráfico;
- Direção de Arte;
- Ética e Legislação na Comunicação;
- Fotografia;
- Gerenciamento de Marcas;
- Gestão e Planejamento de Mídia;
- Gestão Mercadológica na Era Digital;
- Ilustração Digital;
- Marketing Digital;
- Novas Tecnologias Aplicadas à Comunicação;
- Pesquisa em Comunicação e Comportamento do Consumidor;
- Planejamento e Gestão Estratégica;
- Planejamento e Inteligência de Marketing;
- Produção Gráfica;
- Produção Publicitária para TV, Cinema e Internet;
- Propaganda Política;
- Redação Publicitária Geral;
- Semiótica Aplicada;
- Sistemas Brasileiros de Comunicação;
- Teorias da Comunicação;
- Transmídia e Storytelling na Comunicação.
Perceba, por fim, que a soma do que é disposto abre portais da educação e, por consequência, da criatividade. Então, se a publicidade e propaganda digital domina o mercado, um bom publicitário usará de toda a bagagem adquirida para adentrar com profundidade neste universo.
O mundo digital, o mercado e o papel do publicitário
Há alguns anos, a ação do publicitário era offline. E, por consequência, limitada. Em um universo que expande os panfletos, anúncios, jornais e outdoors, o universo digital entrou pela porta da frente mostrando como se faz.
Assim, com o alcance plural da internet, ativou-se o modo on e o publicitário abraçou essa narrativa. Desse modo, atualmente não há meios de imaginar a publicidade desvinculada do ambiente digital.
Além disso, a própria internet e as suas infinitas possibilidades dispõem de ferramentas ao criador. Então, anúncios patrocinados, links, influencers, algorítimos, SEO e outras tantas ferramentas abrem alas para a criação da ponte criador-público.
Neste contexto, reafirma-se: a publicidade e propaganda digital domina o mercado. Ademais, se você já é um publicitário formado, vale a pena investir em cursos e especializações que aumentem a sua gama de conhecimentos no mercado digital.
A publicidade e propaganda digital domina o mercado. E agora?
Assim, considerando o contexto digital das nossas vidas, resolvemos fechar com chave de ouro e te contar algumas das várias vantagens do mundo digital no campo da publicidade. Confira abaixo:
- A internet não tem fronteiras. É como se entrássemos em uma bolha onde tudo é possível. Comunicar, conhecer e elaborar projetos podem ser feitos com pessoas e redes do mundo inteiro a qualquer minuto;
- Com a pandemia, as compras e procuras por produtos e serviços tem sido realizadas majoritariamente pela internet;
- Usar de ferramentas digitais para criação de campanhas publicitárias é uma excelente ideia. A internet possibilita contextos lúdicos e atraentes, basta usá-la com sabedoria;
- Os formatos da campanha também se expandem. Então, antes as campanhas eram limitadas por um único recurso, por exemplo, imagem. Hoje, pode-se usar a imagem em simultâneo com um áudio, tornando toda a experiência da ponte com o público ainda mais intensa e eficaz.
E, aí? Percebeu como o mundo digital anda de mãos dadas com a ação publicitária. É quase uma relação mutualística. No entanto, com a opção – incrível – de participar desse novo e eficaz contexto.
Esperamos que tenha gostado do artigo. E, caso queira continuar a sua leitura, clique aqui e o site te direcionará para outra matéria super legal sobre o mercado publicitário.
Até logo, querido leitor!