InícioDicasFormação acadêmicaOrigem e evolução do EAD: saiba tudo dessa modalidade

Origem e evolução do EAD: saiba tudo dessa modalidade

O Ensino a Distância (EAD) é mais antigo do que você imagina. Acompanhe o artigo para entender como funciona esse módulo de educação hoje.

O acontecimento da pandemia, iniciada em 2020, impactou significativamente a rotina das pessoas. Diversas instituições e comércios precisaram se adaptar à situação para garantir a segurança e a saúde de todos. Aqui, o  Ensino a Distância destacou-se como uma das modalidades mais aderidas durante a gestão dessa crise sanitária.

Conforme consta em matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, a modalidade do EAD já estava em franca expansão no Brasil. Mas a necessidade gerada pela pandemia serve agora como o indicativo de uma nova tendência nas graduações e pós-graduações.

Por tratar-se de um contexto de isolamento e de contenção dos riscos, as escolas e universidades precisaram preparar, inesperadamente, uma infraestrutura adequada para prosseguir com o projeto pedagógico em módulo online. Evidentemente, o setor da educação não pôde cessar suas atividades por um período muito extenso. Pois isso acarretaria danos no processo de aprendizagem, bem como prejudicaria o calendário das instituições.

História de surgimento do EAD

Engana-se quem pensa que o EAD surgiu com o advento das mais recentes tecnologias, como computador e celular smartphone. Sua origem não tem uma data precisa identificada. Mas se tem indícios de primeiras tentativas aplicadas no século XVIII nos Estados Unidos.

Ainda não há um registro oficial para a data de surgimento do Ensino a Distância. No entanto, pesquisadores apontam que uma possível origem estaria atrelada ao curso oferecido por um professor estadunidense chamado Calleb Phillips. Ele ficou famoso por administrar sua disciplina através do envio de cartas  por correspondência. Seus alunos, por consequência, tinham  autonomia para definir o cronograma de estudos.

Influenciados por essa iniciativa, outras instituições do mundo todo passariam a adotar modelos semelhantes ao de Phillips para criar metodologias de Ensino a Distância. Mesmo com os recursos escassos na época, os profissionais do setor da educação já estavam pensando em maneiras de aprimorar ou completar a formação dos estudantes. Os meios meios mais comuns até então eram o rádio e as correspondências.

Em nosso país, as técnicas do EAD chegariam um pouco mais tarde, datando a década de 90, conforme explicaremos na sequência.

Origem da modalidade a distância no Brasil

O ano de 1996 foi importante para a educação brasileira porque demarca o momento em que a Lei de Diretrizes e Bases é homologada. Através dela, aspectos de inclusão social dos estudantes passaram a ser incorporados dentro dos projetos pedagógicos das instituições. Com isso, a opção de ofertar cursos e disciplinas a distância começa gradativamente a ser considerada.

Desde então, esse formato de ensino tem ganhado espaço dentro das instituições do país, já que a necessidade de aprender sem se deslocar de casa é uma necessidade bastante manifestada pelos alunos atualmente. Não podemos esquecer da contribuição deixada pela própria TV aberta para o EAD. Já que o famoso programa Telecurso 2000, criado por Francisco Calazans Fernandes, foi um dos projetos mais conhecidos no país, onde se veiculava aulas relacionadas às séries do ensino fundamental e médio.

Em decorrência do Telecurso, e das necessidades específicas dos estudantes brasileiros, os anos 2000 também foram marcados pelo surgimento de novas faculdades, cuja oferta de cursos se dava em modalidade a distância. Atualmente, a oferta de vagas no ensino a distância se sobrepõem ao ensino presencial, conforme aponta o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Mas, afinal, o que mudou desde as primeiras iniciativas até aqui?

Principais mudanças do EAD

Agora que sabemos que as primeiras tentativas de desenvolver projetos de ensino a distância aconteceram há muito tempo, fica mais fácil entender o que mudou até o momento presente. Se inicialmente predominava o modelo impresso, logo o analógico ganhou força pelo mundo. As tecnologias do rádio e da televisão foram muito importantes nesse processo, pois permitiram a popularização do ensino a distância.

Agora, com a difusão dos aparelhos móveis e dos computadores estilo laptop, as estratégias e metodologias alteram-se profundamente. Muitas pesquisas de avaliação com relação à qualidade do EAD já foram publicadas. Dispomos hoje de um vasto material informativo que é capaz de sinalizar quais métodos são mais ou menos eficientes no processo de aprendizagem.

Levando em conta o exposto, é por isso que muitas instituições, apesar de aplicarem o ensino a distância, exigem disciplinas sendo ofertados no módulo online síncrono. Outras, por sua vez, preferem os métodos híbridos, onde se tem cursos que misturam atividades presenciais com atividades assíncronas. Mas, independente de qual seja o método específico, o fato é que  a conexão móvel marcou o setor educacional de maneira definitiva.

Mesmo as universidades que oferecem cursos 100% presenciais dependem da mediação dessas tecnologias. Dificilmente poderemos encontrar instituições que não tenham um setor técnico especializado em atividades online. Um exemplo disso são as bancas de defesa de TCC e de trabalhos de pós-graduação. Muitas vezes, os docentes convidados para avaliar os projetos estão distantes geograficamente. Nesse caso, a adesão da arguição em módulo online se tornou algo comum nas instituições de ensino superior.

Para entender melhor como funciona os processos de educação a distância, acesse nosso outro material clicando aqui.

Para se inspirar: importantes personalidades que fizeram EAD

A modalidade de ensino a distância tem muitas vantagens. Além de oferecer maior liberdade aos estudantes, ela também ajuda a desenvolver a capacidade dos estudantes em ser autodidatas e também possibilita conexão entre pessoas distantes. Isso também facilita um “intercâmbio” de conhecimento. Confira agora uma lista de  pessoas famosas que já fizeram EAD:

  • Marina Silva
  • Arnold Schwarzenegger
  • Shaquille O’Neal
  • Nelson Mandela
  • Jessica Alba
  • Steven Spielberg
  • Juscelino Kubitschek

Ademais, é importante ressaltar que a modalidade EAD representou um grande avanço para as instituições de ensino. Mesmo antes da pandemia, importantes personalidades beneficiaram-se desse método de ensino. Portanto, não deixe de considerar a possibilidade de cursar uma graduação ou pós-graduação que pratica esses modelos. Escolha sempre a aplicação que mais se adeque ao seu perfil.

Esse tema foi útil para você? Acompanhe mais em nosso site.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.