InícioDicasOrientação vocacionalVocação ou retorno financeiro: o que ponderar na escolha de um curso de graduação?

Vocação ou retorno financeiro: o que ponderar na escolha de um curso de graduação?

A escolha por um curso superior não é uma decisão simples para a maioria das pessoas. É fato que a vocação é sempre considerada por  grande parte dos estudantes, contudo o retorno financeiro tem grande peso na preferência por uma carreira. Se você está em meio a este dilema, refletindo entre o que quer estudar e aquilo que, em tese, é mais rentável, vamos fazer algumas ponderações que poderão ajudar você neste momento.

Vocação e remuneração: a rima dos sonhos!

Antes de mais nada, é preciso considerar que a escolha por uma carreira é algo muito pessoal. Não existe fórmula que se adeque a todas as pessoas. Escolher entre vocação e retorno financeiro é muito difícil. Passamos grande parte de nossas vidas ocupados com o trabalho. Cada um tem seus objetivos, suas ambições e aquilo que considera uma profissão ideal.

Logo, enquanto uns priorizam estabilidade financeira e um holerite com uma renda fixa, outros são movidos a desafios e preferem ser remunerados conforme o seu desempenho, sem uma previsibilidade de renda.

Por esta razão, não temos a pretensão de dizer a você o que fazer. No entanto, gostaríamos de te dar algumas dicas para que você consiga encontrar uma resposta para esta questão tão subjetiva.

Esteja certo de sua vocação

Uma das primeiras coisas a serem avaliadas por aqueles que desejam ingressar no ensino superior é a vocação. Você precisa ter um norte para então começar a cogitar hipóteses. Para entender melhor e tomar uma decisão assertiva quanto a que área de conhecimento seguir, é fundamental optar por alguma das alternativas abaixo:

Testes vocacionais

Fazer um teste vocacional com um profissional da psicologia é um excelente investimento no seu futuro. Após algumas sessões com um psicólogo e a aplicação de testes que identificam as preferências e desenham o perfil do paciente, estes profissionais indicam em que área e em quais possíveis profissões você poderá ser bem sucedido. Eles nos ajudam a perceber quais tarefas nos dão mais satisfação. Por isso, sugerem quais carreiras são mais promissoras.

Autoconhecimento

Estar sempre refletindo e buscando entender nossas motivações, pontos fortes e pontos de melhoria, pode nos trazer grandes benefícios na escolha por uma carreira. Por exemplo, se você tem muita dificuldade com números, se detesta atividades metódicas, não se imagina nem no pior pesadelo dentro de um escritório, certamente nem vai cogitar uma profissão cujo dia a dia seja recheado de tarefas com tais características. Portanto, exercitar o autoconhecimento é muito relevante!

Feira de carreiras/profissões

Conhecer uma feira de profissões também lhe dará a dimensão do que fazem os profissionais formados em cada área. Estar consciente das tarefas, conversar com profissionais já formados ou em formação poderão te ajudar a equilibrar suas expectativas.

Avalie o mercado de trabalho

Nossa segunda dica é tão importante quanto a primeira. Conhecer o segmento em que deseja se inserir faz toda a diferença. Esteja ciente de quais dificuldades precisará vencer. Saiba que caminhos precisará percorrer para ter sucesso profissional. Essas ações te ajudarão a tomar a decisão mais razoável. Considere pelo menos estes quatro pontos:

O número de profissionais que realizam a mesma atividade

Observe se o mercado de trabalho não está saturado de profissionais da área que você deseja seguir. Este é um indicador importante. Porém, se o seu sonho é mesmo ingressar em uma carreira neste segmento, pode valer a pena arriscar. Nem sempre quantidade é qualidade.

As possibilidades de crescimento

É importante saber como foi o início de carreira daqueles que se decidiram por uma ou outra profissão. Talvez você perceba que eles precisaram investir em uma pós graduação ou mesmo em outros cursos para conseguir crescer e se destacar na carreira. Então, avalie se você está disposto a seguir a mesma direção. Entenda quais os passos mais comuns entre os mais bem sucedidos e faça sua projeção de carreira.

 A remuneração média

Chegamos finalmente no assunto “renda”. Deste modo, sugerimos que você conheça a remuneração mensal dos profissionais em início de carreira, com média e larga experiência. Desta forma você poderá entender se o retorno financeiro condiz com suas expectativas e se está alinhado com seu estilo de vida pretendido. Alguns sites podem te ajudar nesta tarefa. Eles revelam a média salarial de cada categoria embasados por depoimentos de funcionários e pelo piso salarial de uma categoria profissional. Bora dar um Google!

Vocação e retorno financeiro: juntando o útil e o agradável 

Depois de ponderar a respeito de tudo o que dissemos, chega a hora de fazer a sua escolha. Mas nossas dicas ainda não se esgotaram.

Como teria dito o filósofo Heráclito: nada é permanente, exceto a mudança! Com isso, é preciso considerar que as transformações são inerentes ao mercado de trabalho. Nem sempre o que hoje está em alta estará amanhã.

Em virtude do imprevisto que cerca as relações de trabalho, uma boa escolha pode ser aquela que mais te motiva. Já pensou escolher alguma carreira apenas em virtude de um possível salário e ver a desvalorização da função em razão de alguma tecnologia, ou outro fator qualquer? Ao contrário, se você decidir em razão de sua motivação, ainda que por algum motivo o segmento tenha uma queda, o prazer que você tem pelo que faz poderá te ajudar a manter-se animado e a não desistir.

Uma boa saída pode ser escolher pela área que você tem mais vocação, focando nos caminhos que terá de percorrer para conseguir ser bem sucedido. Talvez, de antemão, você já saiba que precisará de uma especialização, ou ainda que levará alguns anos para chegar onde deseja. Seja realista, mas não pessimista. Outra alternativa é se especializar em uma subárea de alguma profissão. 

Logo, é possível administrar essa situação estabelecendo metas e conhecendo muito a respeito da área em que deseja se inserir. Todavia, se você não fez ou não fizer a escolha certa, aquela que te faz feliz, saiba que sempre é tempo de mudar a rota!

Conheça mais sobre este e outros assuntos do universo dos estudantes aqui na Voomp. Vale muito a pena!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.