InícioDicasMercado de trabalhoConfira 7 áreas para quem quer trabalhar com Teologia

Confira 7 áreas para quem quer trabalhar com Teologia

Quando você pensa em uma pessoa formada no curso de Teologia, a imagem que vem na sua mente é de um líder religioso? Então, você precisa saber que o profissional dessa área pode trabalhar nos mais variados setores do mercado de trabalho. Além disso, não precisa ficar restrito ao ambiente religioso.  

Sendo assim, a Teologia é uma ciência que busca compreender as religiões, os rituais e dogmas ligados a cada uma delas. Dessa forma, os profissionais desse setor estudam os textos sagrados, o  contexto histórico  e social em que estão inseridas. Como, por exemplo, o surgimento das religiões afro-brasileiras.

Ficou interessado em conhecer melhor a área de Teologia? Além da perspectiva para o mercado de trabalho nesse setor? Então, você está no lugar certo! A Voomp preparou este artigo para você poder conhecer tudo sobre essa graduação e as principais áreas de atuação para o profissional de Teologia. 

Por isso, continue a leitura e descubra se uma carreira no setor de Teologia é a ideal para você. Vem com a gente! 

O que é Teologia? 

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer o que é Teologia e quais os objetivos dessa área de estudo. Como já foi dito anteriormente, Teologia é a ciência que tem como objetivo estudar as religiões e seus dogmas. 

Então, para explicar o que é Teologia, é preciso compreender a origem da palavra e seu significado. Sendo assim, o termo Teologia nasceu da união de duas palavras gregas: theós = Deus + logia = ciência. Portanto, já é possível perceber que o setor pode ser explicado como a “Ciência de Deus”. 

Por isso, a área de Teologia busca compreender a existência de Deus, sua representação em diferentes religiões e culturas. Apesar da área compreender o estudo de diferentes vertentes das religiões, no Brasil, a maioria dos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC)  são voltados para a Teologia Cristã. Sendo assim, o principal objetivo de estudo dessa graduação no país é a Bíblia Sagrada. 

Dessa forma, a Teologia bíblica busca analisar os textos a partir da arqueologia,  história e da geografia dos tempos retratados no livro sagrado para as religiões Cristãs. Então, o principal foco de estudo dessa área são as representações de Deus e seus dogmas na cultura ocidental. 

Além disso, a área da Teologia também busca compreender a representação de Deus nos dias atuais. Os pesquisadores dessa ciência ainda estudam o impacto das religiões cristãs na sociedade atual.  

Para estudar Teologia precisa ser religioso? 

Então, você pode estar lendo esse texto e pensando: “tenho vontade de estudar Teologia, mas não acredito em Deus. Será que tem problema?”.  E a resposta para essa dúvida é não! 

Dessa forma, você não precisa ser religioso ou acreditar na existência de uma divindade.  Como foi dito anteriormente, a Teologia busca estudar as religiões e suas representações na sociedade. Por isso, você pode optar entrar nessa área de trabalho de uma forma mais sociológica, buscando compreender a humanidade. 

O mercado de trabalho para formados em Teologia tem espaço tanto para profissionais que buscam atuar em setores religiosos. Como, por exemplo, padres e pastores. Contudo, também tem espaço para profissionais que buscam trabalhar em áreas voltadas para o estudo e educação. 

Por isso, as áreas de trabalho para profissionais com formação em teologia são amplas. Além disso, conta com as mais diversas oportunidades de atuação. Logo, é uma ótima opção de carreira. 

Quais as áreas de atuação? 

Como dito anteriormente, o setor de Teologia tem espaço profissional para as pessoas que buscam trabalhar com um viés mais religioso. Mas, também conta com áreas de atuação profissional voltadas para compreensão da sociedade e pesquisa. 

Nesse sentido, para você compreender melhor o mercado de trabalho, confira as principais oportunidades de trabalho em Teologia. 

Sacerdócio

Como você já pode imaginar, a formação de Teologia é muito procurada por pessoas que têm a vontade de seguir o caminho do sacerdócio. Dessa forma, um caminho para aqueles que se interessam por esse setor é se tornar líder religioso, como padre ou pastor. 

Aconselhamento espiritual 

Outro caminho profissional muito procurado por profissionais formados na área de Teologia é o aconselhamento espiritual. Sendo assim, os teólogos são contratados para auxiliar pessoas que podem estar passando por dificuldades. Grande parte das oportunidades são abertas em asilos, hospitais, orfanatos e presídios.

Mercado editorial 

Um setor que conta com oportunidades de trabalho para profissionais formados em Teologia é o mercado editorial. Dessa forma, o teólogo pode atuar com revisores ou autores de textos para livros voltados para as religiões. 

Setor Público 

Após concluir a graduação de Teologia, o profissional pode se preparar para participar de concursos públicos. Dessa forma, o setor público conta com vagas para capelão e entre as instituições que mais abrem oportunidades para essa área são: Aeronáutica, Exército, Marinha e Polícia Militar. 

Educação

O profissional formado em Teologia também pode escolher trabalhar em instituições de ensino. Então, o teólogo pode ministrar aulas voltadas para o ensino religioso em escolas. 

Pesquisa 

Outra área importantíssima para Teologia é a pesquisa. Sendo assim, o teólogo pode se dedicar a estudar sobre  tradições religiosas,  contexto histórico de diversas religiões e a influência na sociedade.

Como se tornar um teólogo? 

Para poder trabalhar no setor é preciso concluir a formação universitária na área. Sendo assim, o caminho para esse mercado de trabalho é por meio do curso de Teologia. Assim, o curso universitário na área é um bacharelado que conta com oito semestres. Ou seja, são necessários no mínimo quatro anos para concluir a graduação. 

Além disso, essa formação universitária é focada na capacidade de formulação de estratégias de identificação e interpretação de problemas referentes às práticas religiosas contemporâneas. Por isso, tem o objetivo de ensinar as habilidades necessárias para o planejamento e administração de procedimentos de intervenção capazes de solucionar demandas e questões referentes às experiências religiosas. 

Gostou de conhecer as opções de carreira no setor de Teologia? Em qual área de atuação você já se vê trabalhando após concluir o curso universitário? Ou você sonha em poder atuar em mais de uma área específica desse setor? 

Não esqueça de continuar acompanhando os conteúdos da Voomp.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 178

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.