InícioGraduaçãoCiências da ReligiãoQual a diferença entre os cursos de Ciências da Religião e Teologia?

Qual a diferença entre os cursos de Ciências da Religião e Teologia?

Neste texto, você vai conhecer a diferença entre os cursos de Ciências da Religião e Teologia e entender quais são suas linhas de atuação e como cada um deles trata das questões de entendimento do sagrado.
Com o intuito de fazer a melhor escolha, saiba tudo para entender em quais áreas se pode atuar após obter esses diplomas de educação superior.

Ciências da Religião e Teologia: como funciona cada curso?

O curso superior em Ciências da Religião é uma graduação que existe em duas modalidades: licenciatura e bacharelado. Ela tem como objetivo formar, a princípio, especialistas de ensino religioso para a educação básica.

O candidato que opta por este curso também pode atuar como pesquisador, ou ainda estar envolvido na difusão do respeito, bem como, valorização das diferentes manifestações religiosas que existem na sociedade.

Durante este curso, o aluno aprenderá sobre a história, cultura, aspectos sociais e geográficos de cada religião, com o intuito de ensinar as pessoas a ter mais tolerância e respeito com todas elas.

Teologia

A diferença entre os cursos de Ciências da Religião e Teologia, é que neste último, há apenas a opção de se formar como bacharel. Além disso, algumas universidades oferecem uma formação dividida em dois ciclos, o básico e específico.

Vale lembrar que a Teologia, na verdade, é uma ciência que estuda vários elementos de uma religião, como por exemplo, os textos sagrados, doutrinas, rituais e dogmas. Além disso, os estudos, de fato, englobam os aspectos históricos.

O que se estuda no curso de Ciências da Religião?

O principal objetivo dessa formação é investigar, de modo sistemático, todas as manifestações religiosas, no entanto, sem levar em conta a validade teológica. Portanto, os estudos não tem o intuito de questionar a “verdade” de uma religião.

Para atuar tanto como professor, mas também como pesquisador, conheça quais são as principais matérias que o aluno estuda. Assim, com o intuito de estimular reflexões sobre o tema. Entre elas estão:

  • Filosofia
  • História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena
  • Método de Pesquisa Científica em Ciências Da Religião
  • Sociologia da Religião
  • Mitologia
  • História das Religiões

O curso está disponível na modalidade à distância, o que traz mais liberdade para o aluno, tanto de tempo, como de ter a opção de escolher de onde ele quer estudar as matérias.

Revisar as matérias e objetivos desse curso, facilita entender as diferenças entre as formações de Ciências da Religião e Teologia. Afinal, a pessoa que quer se tornar teólogo precisa se preocupar com os efeitos das crenças na sociedade.

Nos cursos que se dividem em formação básica e específica, há dois grupos de matérias. A princípio, o aluno estuda temas como Antropologia, Filosofia, Psicologia e Sociologia. Já, as matérias exclusivas do curso envolvem, por exemplo:

  • Ecumenismo e Fundamentalismo
  • Psicologia da Religião
  • Religiões Ameríndias
  • Teologia Medieval
  • Teologia Moderna

Além destas matérias, o aluno também estuda história, metodologia da pesquisa científica, direitos humanos, conceitos da filosofia, bem como, democracia, ética e cidadania.

Qual é a duração de cada curso?

Em termos de duração, os cursos de Ciências da Religião e Teologia levam em média quatro anos, no entanto, depende da modalidade escolhida. Ou seja, se o aluno cursará licenciatura ou bacharelado.

No geral, têm uma carga horária de pelo menos 3.200 horas de atividades curriculares acadêmicas obrigatórias. Além disso, também é preciso completar algumas horas de estudos dirigidos, bem como, outras modalidades de atividades extras.

Trabalho de conclusão e estágio

Para obter o diploma de nível superior em qualquer um dos cursos, além da apresentação de um trabalho de conclusão de curso, o aluno também precisa cumprir horas de estágio supervisionado. Assim, com o intuito de atestar a aplicação dos saberes obtidos.

Quanto custam os cursos de Ciências da Religião e Teologia?

Os valores das mensalidades de Ciências da Religião e Teologia, de fato, podem ser bem diferentes, dependendo da cidade, sobretudo, da instituição que o aluno escolher cursar.

Nesses cursos de nível superior, tanto na licenciatura, quanto no bacharelado, a grande vantagem é que os dois estão disponíveis na modalidade à distância. Com isso, as mensalidades costumam ser mais baratas, do que no ensino presencial. Na Voomp, você encontra a graduação em Teologia em ótimas faculdades, com mensalidades a partir de R$ 150 mensais.

Acesso ao ensino superior

Nos dias de hoje, as universidades desejam promover o acesso ao ensino para todos que sonham em fazer uma faculdade. Por isso, as instituições oferecem não apenas convênios, como também descontos e bolsas.

O Governo Federal também tem iniciativas para facilitar o ingresso dos alunos de renda mais baixa no ensino superior, por meio de programas, como o FIES e o ProUni.

Qual é a diferença nas áreas de atuação em Ciências da Religião e Teologia?

São diversas as opções de carreira para quem se forma nos cursos de Ciências da Religião e Teologia. No caso do primeiro, o formado não precisa ter uma crença específica, exceto se deseja atuar como pastor. Além disso, ele pode atuar em:

  • Gestão de Instituições Religiosas
  • Empresas
  • Ensino Religioso
  • Mercado Editorial
  • Setor Público
  • Pesquisas

Com isso, é possível perceber que os formandos não precisam seguir a carreira religiosa. Ou seja, podem trabalhar em áreas dentro de empresas e em diversos setores, até mesmo no público.

Atuação do teólogo

O teólogo, por sua vez, além de ser requisitado para trabalhar em órgãos públicos, pode prestar concurso para posições que exigem apenas nível superior. Portanto, aqueles sem formação específica para o cargo. Além disso, pode atuar na carreira religiosa, bem como:

  • Aconselhamento Espiritual
  • Trabalho Social
  • Ensino em Escolas de Sacerdócio
  • Administração de Instituições
  • Liderança em Comunidades Espirituais

Dessa forma, pode-se entender que os campos de atuação para os formandos nessa área vão além do sacerdócio. Então, caso queira seguir uma carreira no mercado também é possível.

Diferença principal

Os cursos de Ciências da Religião e Teologia são boas opções para quem se interessa pelas religiões. Entretanto, a escolha entre um e outro depende se o aluno deseja trabalhar com ensino ou pesquisa, ou se pensa em ter uma carreira eclesiástica, por exemplo.

Chegou ao fim mais um conteúdo da Voomp e agradecemos a sua companhia nesta leitura. Aproveite para compartilhar o conteúdo com os amigos que possuem dúvidas sobre essas graduações. Além disso, conte sempre com a gente para se manter atualizado!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.