O que o curso de Teologia proporciona ao estudante

Redação Voomp
Colaborador do Voomp

Crédito: Imagem: Reprodução / Pexels

O curso de Teologia tem como foco estudar as diferentes religiões. Isso tudo como forma de compreender todas as vertentes, sem preconceitos. Então, saiba aqui como o estudo nesta área traz grandes reflexões aos seus egressos.

Curso de Teologia: o que se busca com esta faculdade

A faculdade de Teologia traz para o aluno uma formação humana. Dessa forma, é dedicada ao estudo das religiões, seus textos e os efeitos das crenças e da fé nas pessoas.

Em resumo, a Teologia é o estudo e a busca por entender as religiões. Portanto, acontece com base em um elo entre as crenças e outras áreas dos saberes. Para isso, o curso faz usos de:

  • Textos da Bíblia e do Alcorão;
  • Rituais religiosos;
  • Dogmas e doutrinas;
  • Práticas de religiões.

Para estudar Teologia é preciso seguir alguma religião?

O aluno que deseja entrar no curso de Teologia não precisa fazer parte de nenhuma doutrina religiosa. Ou mesmo acreditar em Deus ou em divindades. Mas, o que irá ditar a conversão ou não a alguma igreja, é a área de atuação que ele escolher.

Entenda que a Teologia não tem a função de obrigar o aluno a ter uma crença ou a seguir uma igreja. Bem como tentar provar que uma religião é melhor que outra. Ao contrário, a Teologia procura relacionar os estudos de todas com o viver em sociedade.

O que se estuda em Teologia?

Segundo as diretrizes do MEC, o curso de Teologia deve formar o aluno para atuar de acordo com os princípios éticos da ação. Assim, considera-se questões sobre temas ligados aos:

  • Direitos humanos;
  • Meio ambiente;
  • Educação étnico-racial.

Também são produzidos saberes vastos no ramo da Teologia e na área das Ciências Humanas. Bem como a análise de narrativas, textos antigos e tradições em seu contexto.

Com isso, o aluno criará uma forma de pensar reflexiva, além de adquirir senso crítico. Por fim, isso vai ajudá-lo a atuar de modo criativo e participar junto a vários grupos sociais e culturas.

Como funciona o curso de Teologia?

Para se formar na área, o teólogo terá de estudar, em média, quatro anos. Todavia, o aluno tem a opção de escolher entre bacharelado e licenciatura. Além disso, o curso pode ser realizado nas formas presencial e a distância (EAD).

O bacharelado prepara o teólogo para atuar em pesquisas, consultorias ou na atuação da fé. Já a função da opção licenciatura é formar docentes de ensino de Religião.

A grade curricular das duas modalidades é quase igual. Mas, há pontos diferentes, como no caso da licenciatura que possui matérias voltadas para a formação docente e à educação.

Para concluir o curso, o aluno deve realizar também um estágio e um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Portanto, é ideal se dedicar e gostar de ler livros, artigos e notícias.

Qual a função do curso de Teologia?

O curso de Teologia busca formar os profissionais capazes de analisar o mundo em que vivemos. Para isto, a graduação conta com algumas matérias da área de Ciências Humanas, tais como:

  • Antropologia e Filosofia;
  • História e Sociologia.

Como é o currículo da faculdade de Teologia?

A graduação em Teologia é, em sua maioria, teórica e possui alto volume de leituras. Além disso, exige que os alunos se esforcem nos estudos.

Em relação à grade, algumas universidades dão ênfase ao estudo dos textos sagrados. Já outras trazem uma análise ampla das religiões. No entanto, todas buscam refletir sobre as crenças e a fé, de forma respeitosa.

Grade curricular

Cada local de ensino tem uma grade diferente para o curso de Teologia. Logo, o nome das matérias pode mudar de um lugar para o outro.

Este curso estuda as crenças como um todo. Portanto, considera o contexto histórico de cada uma e sua influência. Logo, de modo geral, estas são algumas das principais disciplinas do curso:

  • Antropologia, Comunicação e Homilética;
  • Culto e Liturgia, Cultura da Religião, Didática;
  • Métodos do Ensino da Religião, Espiritualidade Cristã;
  • Ética e Direitos Humanos;
  • Filosofia da Religião, Gestão, Grego, Hebraico;
  • História da Igreja, Educação Cristã;
  • Antigo e Novo Testamento, Moral, Ética;
  • Exegética, Psicologia, Anúncio da Palavra;
  • Sociologia, Teologia, Teoria e Prática do Estudo da Bíblia.

Mercado de trabalho para quem faz o curso de Teologia

O ministério é uma opção muito comum na área. Então, a maioria dos alunos que se formam no ramo busca fazer parte de uma igreja como líder da mesma.

Para quem não pensa em seguir esta carreira, opção na área é o que não falta. Isso porque o mercado para a Teologia é bem amplo e vai além da atuação como padre ou pastor.

Áreas de atuação

Na área dos conselhos espirituais, por exemplo, o teólogo pode atuar no conforto a pessoas que estão frágeis. Bem como trazer uma dose de alento às suas famílias. Portanto, locais que precisam deste tipo de função são:

  • Presídios e hospitais;
  • Asilos e orfanatos.

A formação humana do mesmo o permite trabalhar também em ONGs, com trabalhos sociais. Assim, os saberes que se adquire no curso são muito úteis para fazer o bem às pessoas.

No setor público, órgãos como a Polícia Militar, Marinha e Exército têm o costume de abrir concursos para teólogos atuarem como capelães.

Algumas empresas privadas contratam o mesmo para dar apoio e assistir às equipes de trabalho. Logo, tem como meta melhorar a produção. Isto é muito comum em casos de serviços em locais mais afastados.

Conheça outras opções

Opções para atuar na área da Teologia não faltam. Portanto, veja a seguir outros locais para trabalhar:

  • Templos e locais religiosos;
  • Ensino religioso em escolas;
  • Pesquisa sobre as tradições das várias crenças;
  • Mercado de edição de artigos e livros sobre o tema.

Desbrave os saberes do curso de Teologia

A graduação em Teologia traz saberes vastos para os alunos que entram na mesma. Então, saiba que, ao cursá-la, você terá contato com um mundo cheio de saberes voltados para uma visão crítica e humana do mundo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.