InícioGraduaçãoArquitetura e UrbanismoO trabalho de um urbanista transforma as condições de vida dos cidadãos?

O trabalho de um urbanista transforma as condições de vida dos cidadãos?

Desde já, o trabalho de um urbanista é fundamental para a sociedade, mas poucas pessoas sabem sobre isso. É através do seu trabalho bem planejado que há bem-estar e qualidade de vida para a população. Ou seja, seu trabalho vai muito além do que construir prédios.

O termo tem origem da palavra urbe, sendo utilizada nos estudos do engenheiro Ildefonso Cerdá. Ele foi o criador da Teoria Geral da Urbanização, vamos falar mais sobre isso nos próximos tópicos.

Logo, se você quer saber mais sobre o papel do trabalho de um urbanista, esse artigo irá ajudar. Através dos tópicos você entenderá melhor o que é urbanismo, e o papel desse profissional para a sociedade. Confira!

Entenda melhor o que é urbanismo

Primeiramente, o que é, afinal, urbanismo? Esta é uma ciência que estuda e faz o planejamento das cidades. O objetivo do urbanismo é promover a disposição ordenada de imóveis, além da otimização do espaço físico. Assim, contribui para o desenvolvimento humano.

Dessa forma, o crescimento demográfico é seguro, pois, possui amparo de uma infraestrutura adequada para o progresso.

Conforme o que foi comentado na introdução, Ildefonso foi a primeira pessoa a utilizar o termo urbanismo. De fato, a palavra foi inventada por ele durante seu estudo para classificar os tipos de assentamento humano. No caso, o termo “urbanização” vem do ato de agir sobre a urbe.

Posteriormente, com a revolução industrial, nasce o “urbanismo moderno”. É importante mencionar que tem como base 4 objetivos fundamentais:

  • Fazer o descongestionamento das cidades para ficar mais fácil a circulação das pessoas;
  • Focar em aumentar a densidade dos centros das cidades. De forma que, seja possível promover negócios que surgem diante do crescimento do capitalismo ao redor do mundo;
  • Promover o aumento dos meios de circulação, por exemplo, as dimensões das ruas. Esse era o foco, pois elas se encontravam sem efeito diante dos meios de transportes que estavam surgindo;
  • Criar áreas verdes. O objetivo é gerar lazer e proporcionar menos estresse aos novos trabalhadores.

Ainda mais, com o surgimento do urbanismo moderno, surgiram subáreas do conhecimento: Direito Urbanístico e Políticas de Urbanização.

O papel do urbanista para a sociedade

Até aqui, você já deve ter percebido que o papel de um urbanista para a sociedade é fundamental. Ou seja, o trabalho de um urbanista ajuda a garantir o bom funcionamento de uma cidade.

Assim, seu trabalho basicamente foca em 3 áreas: preservação do patrimônio, planejamento urbano e orientação da viabilidade de projetos. Vejamos mais sobre essas 3 áreas.

Planejamento Urbano:

A princípio, para a criação de zoneamento urbano e rural é preciso considerar alguns aspectos, como:

  • taxa de ocupação;
  • tamanho das construções;
  • estudo do solo;
  • número de habitantes;
  • Entre outros.

Em suma, faz parte do trabalho de um urbanista analisar, estudar e aproveitar da melhor maneira o espaço urbano.

Preservação do patrimônio:

Outro aspecto importante do papel do urbanista para a sociedade é a preservação do patrimônio histórico, cultural e artístico. Alguns elementos não são apenas “enfeites visuais”, pois possuem um alto valor para a sociedade.

Esses elementos contam histórias do passado de uma determinada comunidade. Passam valores e crenças importantes para o povo. Por isso, é papel do urbanista garantir a preservação. Além de proteger, ele ajuda de maneira estratégica o desenvolvimento desses municípios.

Orientação para viabilidade de projetos:

Desde a criação de centros comerciais, bem como a instalação de grandes empresas e transporte público precisam do aval do urbanista. Como essas medidas podem impactar de forma significativa a qualidade de vida da população, é preciso checar todos os pontos.

Durante esse estudo, o urbanista vai trabalhar em conjunto com diversos profissionais. Como, por exemplo, um engenheiro civil.

Como é a rotina de um urbanista?

Sob o mesmo ponto de vista do que acabamos de conferir, o objetivo principal do trabalho de um urbanista é encontrar soluções que ajudem:

  • Gerenciar espaços públicos urbanos;
  • E promover a sustentabilidade.

Ainda mais, durante o seu trabalho, o urbanista precisa focar em reduzir da melhor maneira, os impactos da atividade humana no meio ambiente. Além disso, é preciso pensar no uso mais rentável dos recursos econômicos disponíveis.

Enfim, garantir qualidade de vida para a população, proporcionando o desenvolvimento humano de forma segura.

Simultaneamente, durante a sua jornada de carreira, o urbanista pode atuar em diversas formas, como:

  • Planejar mapas de vias públicas;
  • Fazer as plantas de bairros e cidades;
  • Trabalhar para garantir o melhor aproveitamento de espaços públicos;
  • Projetar áreas de lazer e socialização;
  • Promover a preservação de patrimônios históricos, culturais e artísticos.

Dessa forma, constatamos que esse é um profissional muito importante. Pois, ele pode trabalhar tanto para empresas privadas quanto públicas.

Diferença entre arquiteto e urbanista

Antecipadamente, muitas pessoas se confundem em relação a essas duas profissões. Embora elas estejam interligadas, elas possuem as suas diferenças.

Veja, o arquiteto vai projetar e coordenar a construção e organização de casas, prédios, etc. Seu trabalho consiste em fazer a planta, determinar quais materiais serão utilizados, sempre obedecendo aos regulamentos legais.

Ainda mais, ao lado do arquiteto, temos o engenheiro que tem o papel de acompanhar a construção. Além disso, ele deve gerenciar os custos e a mão de obra do projeto.

Por outro lado, o urbanista, como já citado, planeja e organiza o crescimento de bairros e cidades. Ou seja, antes de se construir algo, o arquiteto conversa com o urbanista para dar o pontapé inicial do projeto. Se estiver tudo certo, o engenheiro ajuda para que o projeto seja criado.

Assim, vemos 3 profissões que trabalham em conjunto, mas que possuem funções totalmente diferentes!

O que é preciso para realizar o trabalho de um urbanista?

Se você se interessou no trabalho de um urbanista, para seguir a carreira é preciso fazer uma faculdade. O curso de arquitetura e urbanismo está disponível em faculdades particulares e públicas.

De antemão, a graduação dura 5 anos, além disso, se faz necessário solicitar o registro profissional no Conselho de Arquitetura e Urbanismo. Depois do processo liberado, será possível atuar legalmente como arquiteto no país.

Quando você pesquisar por cursos na área, você só encontrará graduação em “Arquitetura e Urbanismo”. Mas pós-graduação você encontra algo diferente, como Urbanismo social.

Veja agora algumas faculdades que oferecem esse tipo de curso, confira:

  • UNICID;
  • USJT – UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU;
  • UNISA;
  • FACULDADE ANHANGUERA;
  • UNOPAR

Enfim, essas são algumas faculdades particulares que oferecem o curso de Arquitetura e Urbanismo. Veja agora algumas das faculdades particulares:

  • USP – UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO;
  • UFMG – UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS;
  • UFRGS- UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL;
  • UFRJ – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO.

Portanto, se você tem interesse em começar a sua carreira, busque informações sobre vestibular em arquitetura e urbanismo. Não demore e comece a investir na sua carreira.

Aproveite e confira o que levar em consideração na carreira de arquitetura e urbanismo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.