As Ciências Biológicas, popularmente conhecida como Biologia, é uma ciência absolutamente ampla. Ainda, os profissionais em formação estudam desde a estrutura macro de uma célula, perpassando por Física, Química, questões socioambientais e muito mais. Portanto, a pergunta da vez é: o que faz o profissional de Ciências Biológicas?
Neste artigo, iremos te contar um pouco sobre esse profissional, o curso e as possibilidades na construção da sua carreira. Portanto, fique conosco e acompanhe essa leitura. Aposto que você irá se surpreender com a atuação dos biólogos mundo afora.
O que você verá neste artigo:
O que são as Ciências Biológicas?
As Ciências Biológicas, ou Biologia, estuda não só a vida e tudo que é orgânico, mas também as interações entre elementos vivos e não vivos. Ou seja, a Biologia é uma ciência que necessita aprofundar-se em muitos aspectos para compreender as dinâmicas gerais da interação entre seres vivos e o meio.
A Biologia busca compreender o funcionamento e a origem dos seres e da matéria. Através de análises que contemplam a Evolução, a Citologia, a Antropologia, as Geociências, entre (tantas) outras, forma-se uma teia analítica para o estudo originário do homem, dos microorganismos, animais e plantas. Também, o funcionamento de cada um dos seus sintemas.
Além disso, as Ciências Biológicas fazem parte da área da saúde. Isso mesmo, um biólogo é um profissional da saúde, assim como um médico ou um enfermeiro. Ou seja, o serviço prestado pelo profissional de Ciências Biológicas, independente do setor em que irá ocorrer a atuação, diz respeito a saúde e ao meio ambiente.
Quando, inicialmente, mencionei o quão ampla são as Ciências Biológicas, busquei apontar que os estudos obrigatórios são muitos, assim como a atuação do biólogo. O bacharel em Ciências Biológicas estuda o aspecto macro e micro das células, Genética, Botânica, Fisiologia, Química, Física, Zoologia, Parasitologia e muito, muito mais. E, ainda há a opção de complementar o bacharel com uma licenciatura, encorporando ainda mais disciplinas, mas na área da educação.
Quanta coisa, né? Mas, vamos por partes. Agora, vamos conhecer melhor a faculdade para, posteriormente, entender de fato o que faz o profissional de Ciências Biológicas.
A graduação em Ciências Biológicas
A formação em Ciências Biológicas, devido a sua amplitude, exige dedicação. No entanto, é um curso repleto de disciplinas muito interessantes que fornecem diversas perspectivas ao estudante, mantendo assim, o interesse tanto nos estudos, quanto no desejo de ser um bom profissional. É um curso muito estimulante.
Em primeiro lugar, a graduação em Ciências Biológicas é um bacharel que pode ser complementada com a licenciatura. Ou seja, não há tecnólogo especificamente em Ciências Biológicas, mas sim em áreas que flertam com a Biologia, como CST em Meio Ambiente, por exemplo.
Por ser um curso bacharelado, ele é extenso e denso. O curso de Ciências Biológicas tem em média quatro anos de duração, repleto de obrigatoriedades e uma grade curricular lotada de disciplinas complexas. Apesar de denso, como dito anteriormente, é um curso interessante, as disciplinas são dinâmicas, tem muita aula prática e outras vivências legais.
Todavia, caro estudante, o curso pode ter mais do que quatro anos. Sabe por quê? Os estudantes podem pegar dependências ou reprovar em alguma matéria, estendendo assim, a duração do curso. Mas, não desanime, pois, isso é normal em diversos cursos bacharelados. No entanto, devo avisá-los, não é mesmo?
Aulas, obrigatoriedades e estágio
Antes de mais, as aulas do curso de Ciências Biológicas tem de ser dinâmicas. Desse modo, é um curso onde grande parte das disciplinas são divididas em teoria e prática, tendo assim, avaliações e trabalhos nas duas modalidades de uma mesma matéria.
As aulas práticas de Biologia envolvem o contato real com plantas, animais, parasitas e até cadáveres humanos. Também, para além dos estudos práticos em laboratórios, o curso de Ciências Biológicas disponibiliza e requer saídas de campo, para que os estudantes observem as interações entre seres vivos e o meio de modo concreto e verdadeiro.
Ainda, no quesito obrigatoriedades, antecipo serem muitas. Por ser um curso extenso e na área da saúde, o futuro profissional de Ciências Biológicas necessita de uma bagagem edificada antes de adentrar no mercado de trabalho.
Desse modo, para além de avaliações práticas e teóricas, o aluno necessita realizar um estágio. Este estágio tem uma quantidade mínima de horas estipulada pelo MEC e pela instituição de ensino. Todavia, o estudante pode concluir a quantidade requerida e ainda, continuar estagiando. Ou até, estagiar em outros locais para adquirir mais experiência.
Lembre-se: é no estágio em que o estudante aprende, sendo um espaço permissivo e tolerante ao erro. Os estágios em Ciências Biológicas podem ser em órgãos públicos ou no setor privado. E, as áreas que possibilitam estágios são diversas. Por fim, o estudante pode realizá-lo em museus, laboratórios, parques, zoológicos, aquários, universidades, viveiros e muito mais.
O profissional de Ciências Biológicas e o mercado de trabalho
Quando questionamos o que faz o profissional de Ciências Biológicas ou de outras áreas, buscamos entender como este indivíduo é remunerado. Assim, iremos falar sobre as possibilidades de atuação e do profissional em questão.
Antes de mais, é fundamental apontar alguns aspectos antes de detalhar os setores. O biólogo é um profissional que tende a viver em extremos. Apesar de ser muitíssimo necessário em várias áreas importantes da sociedade, o mesmo pode acabar desvalorizado no âmbito financeiro, pois, os órgãos desdenham da necessidade da análise na perspectiva de um biólogo, já que esse visa a cautela ao tratar de interações entre sistemas vivos e não-vivos.
A atuação do biólogo
Então, confira a seguir a lista de alguns dos setores passíveis de atuação para profissionais de Ciências Biológicas:
- Academia: a pesquisa é almejada por muitos profissionais da saúde. E também, muito importante para a sociedade. Desse modo, muitos biólogos optam pela carreira acadêmica, realizando mestrado, doutorado, pós-doutorado e assim por diante;
- Sala de aula: muitos biólogos acabam por tornar-se professores, tanto em escolas quanto em universidades;
- Laboratórios: a atuação laboral é importantíssima ao nível social. É nesse espaço que são realizadas pesquisas e produções, como a da vacina do COVID-19, por exemplo;
- Zoológicos, Aquários e Reabilitação de Animais: apesar de espaços distintos, a atuação prática em zoologia é desejada por muitos estudantes de biologia e é um setor fundamental na área;
- Viveiros de Plantas: a reprodução, distribuição e pesquisa em Botânica são importantíssimas para, por exemplo, realizar o manejo de ecossistemas, reflorestamento e muito mais;
- Agronegócio: o principal setor da economia brasileira também contrata biólogos, mas, em espacial, empresas mais cautelosas e preocupadas com o meio ambiente. Isso se deve a necessidade de observação e análise de implementação do agro, sem que haja a alteração completa do meio, assim como catástrofes ambientais envolvendo queimadas, desmatamento, entre outras.
Por fim, percebe-se que a Biologia abraça outras tantas ciências, assim como anda de mãos dadas com outros profissionais. Também, em sua aplicabilidade, traz opções variadíssimas de atuação ao profissional de Ciências Biológicas.
Mas, conte-nos: gostou do artigo? Deixe um comentário e continue lendo outros artigos muito legais clicando aqui.