InícioGraduaçãoDesign de InterioresNoções de tecnologia e bom gosto como aliados dos designers de interiores

Noções de tecnologia e bom gosto como aliados dos designers de interiores

Antes de mais nada, planejamento, projeto e multidisciplinariedade. Estes são os 3 pilares principais que um bom designer de interiores deve ter para aliar seu conhecimento e habilidades quando se trata de tecnologia e bom gosto na profissão.

Mas, como aliar todas essas características e se tornar um profissional diferenciado e requisitado no mercado de trabalho, afinal? Neste artigo abordaremos algumas questões importantes a respeito da tecnologia e o bom gosto. Ainda, apresentaremos algumas indicações de designers para você se inspirar.

Não é apenas uma simples decoração

O fato é que a profissão de design de interiores, para além de toda teoria e prática, é, antes de mais nada, uma forma de percepção e identificação.

Ou seja, um designer profissional, quando ingressa no mercado de trabalho, para se destacar, além de ser criativo, proativo, saber trabalhar em equipe e apresentar soluções, precisa conhecer os clientes com quem irá trabalhar. Assim, é possível interpretar seus desejos e necessidades.

Por isso, não se trata apenas de uma simples decoração de ambiente. É possibilitar soluções que atendam expectativas e causem surpresa, admiração e impacto.Sendo assim, contemplar suas atividades com a tecnologia, como a utilização de recursos 3D, fazem toda a diferença no dia a dia da profissão.

Além disso, para que tudo saia perfeito, aliando tecnologia ao bom gosto, é importante saber trabalhar em equipe. Além do designer, os arquitetos, marceneiros, pintores, pedreiros e até eletricistas influenciam no resultado final de um projeto. 

Então, para potencializar tudo isso, é importante ter em mente quais ferramentas de trabalho utilizar. Assim, é possível chegar cada vez mais perto do almejado.

Ferramentas utilizadas por designers de interiores

Na intenção de dinamizar ainda mais os seus projetos, designers de interiores optam pela tecnologia para dar vida à grandes obras. Sendo assim, veja a seguir as ferramentas mais utilizadas por profissionais do mercado atualmente.

Sweet Home 3D

O Sweet Home 3D é um software para design de interiores gratuito e bastante intuitivo. Permite criar uma planta 2D com toda a distribuição dos móveis e visualizá-los em 3D.

Promob Arch

O Promo Arch é um programa para designer de interiores totalmente 3D. Aqui é possível construir paredes, inserir módulos e calcular distâncias.

Autodesk HomeStyler

O Autodesk HomeStyler possibilita a criação de plantas e a visualização 3D dos ambientes. Mas, um de seus diferenciais está na possibilidade de incluir imagens de cômodos que já existem.

Ikea Home Planner Online

O Ikea Home Planner Online é um programa para designer de interiores gratuito. É ideal para a verificação de espaços e medidas. Com ele é possível conferir a planta com os objetos, visualizador 3D e fazer o cálculo de preços dos móveis.

A arquitetura digital como aliada

Antes de mais nada, a arquitetura digital é um conceito que está revolucionando a forma como projetos são conduzidos em todas as etapas de sua concepção, que incluem a criação, a estrutura e o design.

No tópico acima, você pôde conhecer melhor as especificações de algumas das mais utilizadas ferramentas de trabalho de um designer. Estas são, acima de tudo, recursos inteligentes que simplificam a compreensão da obra pelo cliente, possibilitando que ele possa vislumbrar o projeto de uma forma muito mais realista antes desse ser iniciado.

Como surge o conceito de arquitetura digital?

Em meados dos anos 2000, uma empresa com sede nos Estados Unidos, a  Kieran Timberlake, fez uma parceria com a NASA e institutos de inteligência americana para desenvolver uma cidade operária virtual em Marte.

O objetivo era de criar uma metrópole e considerar os principais problemas enfrentados e as possíveis soluções, tais como geração de energia, construção de prédios, além de propiciar maior contato com a natureza.

Ou seja, os recursos e programas utilizados para essa expedição só mostra o quão evoluída a tecnologia está e o quanto ela é útil na atuação de designers de todos os tipos.

Designers de interiores para você se inspirar

Agora você já sabe o quanto a tecnologia e o bom gosto caminham juntos no cotidiano de um designer de interiores, não é mesmo? Mas, para não ficar apenas na teoria, que tal conhecer e se inspirar nos maiores profissionais do Brasil e do mundo? Vamos à lista!

Marcelo Rosenbaum

Arquiteto e designer bastante conhecido pelas transformações e reformas que realiza em cômodos e casas contemplados em quadros de programas de TV brasileiros. Marcelo se inspira na brasilidade para desenvolver o seu trabalho.

Márcia Muller

Márcia é uma arquiteta que desenvolve projetos de design de interiores em casas, edifícios residenciais e comerciais. Suas criações já foram exibidas na Casacor e em programas televisivos.

Isay Weinfeld

Arquiteto e designer brasileiro reconhecido internacionalmente pelos seus projetos residenciais e corporativos. O trabalho de Isay é marcado pelo minimalismo e elegância.

Paulinho Peres

Paulinho é um designer de interiores brasileiro com mais de 15 anos de experiência na área. Conhecido por seus projetos em mansões e empreendimentos comerciais de alto padrão.

Candice Olson

Canadense é muito conhecida pelos seus programas na TV fechada em que mostra o que faz um designer de interiores. Candice desenvolve projetos para sala de estar e jantar, quartos, banheiros, cozinhas e espaços externos há mais de 25 anos.

Hilary Farr

Hilary é uma designer de interiores canadense bastante conhecida por ser capaz de antever tendências do setor, compreender bem as personalidades da sua clientela e atender aos seus pedidos com criações distintas, além de ajudar a renovar casas em um famoso programa da TV fechada.

Philippe Starck

Philippe é um designer francês conhecido por sua irreverência, criações de mobílias, objetos para iluminação, banheiros, escritórios, cozinha e interiores para hotéis, restaurantes, bares, clubes, museus, lojas e centros culturais.

Viu quantas opções e recursos existem na profissão de design de interiores? A área é muito ampla e as possibilidades são gigantescas. Seja trabalhando em regime de trabalho tradicional, ou empreendendo, as chances de você se tornar um baita profissional são enormes. Então, aproveite este momento.

Esteja sempre atento e não tenha medo de experimentar coisas novas, diferentes formas de decoração, explorar outras maneiras de construção e, principalmente, de exercer a sua autonomia e criatividade quando se trata de modelar o seu bom gosto na construção dos projetos que oferece.

Ainda não iniciou seu ensino superior, mas está procurando a melhor instituição e experiência do mercado? Saiba agora a duração do curso de Design de Interiores e o que te espera na sala de aula.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.