InícioGraduaçãoDesign de InterioresComo empreender em Design de Interiores

Como empreender em Design de Interiores

Depois de ter passado por longos anos no curso de Design de Interiores, ter se desenvolvido durante o estágio e ingressar no mercado de trabalho, chega uma hora em que o desejo de empreender se torna latente.

Porém, muitas das vezes, o excesso de informações a respeito da profissão acaba deixando você perdido e desorientado, impossibilitando que tenha clareza de quais caminhos seguir para realmente construir o seu próprio legado e deixar a sua marca no mundo.

Afinal de contas, não é apenas a paixão pelo Design de Interiores que te move, e sim a necessidade de criar algo inovador e com forte teor de transformação na vida das pessoas.

Mas aí, você acaba percebendo que atuar por conta própria e construir o seu próprio negócio é a melhor solução para o seu propósito atual de vida.

Entretanto, ter o próprio empreendimento é um dos caminhos mais desafiadores e promissores que existem. Por isso, o designer que resolve encarar este desafio, e colocar a mão na massa em busca de algo maior, será capaz de obter uma diferenciação e um crescimento exponencial que nem imagina.

Por isso, por meio dessa leitura você terá acesso a todo o passo a passo essencial. Ele te norteará rumo ao seu próspero empreendimento em Design de Interiores. 

Comece pela Associação Brasileira de Design de Interiores

Primeiramente, antes de começar a empreender, é imprescindível que tenha clareza sobre as regulamentações necessárias, pisos salariais, e as melhores formas de precificar o seu trabalho.

Deste modo, procurar orientações profissionais por meio do órgão competente que rege a sua profissão te deixará muito mais seguro e confiante quando for mergulhar de cabeça na autonomia do seu próprio negócio.

Saiba que a Associação Brasileira de Design de Interiores fornece o respaldo necessário para que consiga formular os seus futuros contratos de trabalho. Além disso, fornece informações técnicas sobre a área de atuação.

Então, a melhor e mais profissional forma de começar a empreender em Design de Interiores é por essa etapa.

Abra o seu CNPJ

Agora que teve ciência do primeiro passo essencial para começar a empreender, entenda que abrir o seu CNPJ é a segunda etapa que te deixará muito mais perto do sucesso.

Para que consiga administrar o melhor atendimento possível aos seus futuros clientes, ser capaz de emitir notas fiscais após a realização dos seus serviços é crucial para que tudo dê certo.

Entretanto, uma informação importante que pode te livrar de uma baita dor de cabeça futura é saber que, como um profissional designer de interiores, é proibido por lei que faça a abertura do seu CNPJ como MEI (Microempreendedor Individual).

Isto porque, de acordo com a Associação Brasileira de Designers de Interiores, esta é uma profissão que constitui caráter intelectual. Além disso, os faturamentos mensais de cada projeto realizado acabam ultrapassando facilmente o limite permitido pela categoria.

Por isso, priorize essa informação e fique atento a esses dois primeiros passos antes de dar continuidade no seu próprio negócio.

Elabore seu plano de negócios

Primordialmente, empreender é saber como organizar, praticar e comunicar. Ou seja, a forma que irá apresentar a sua empresa para o mundo diz muito sobre os resultados que irá obter.

Sendo assim, elaborar o seu plano de negócio é a melhor maneira de ter uma visão macro do que e como precisa ser feita cada etapa do seu empreendimento.

Então, quando for criar o seu atente-se aos seguintes passos:

  • O que é a sua marca e o que ela representa?

  • Qual é o seu diferencial competitivo de mercado?

  • Quais são os valores e bandeiras que sua marca levanta?

  • Que produtos ou serviços serão oferecidos para sua audiência?

  • Qual será o seu público-alvo que deseja atingir?

  • Como é composta a estrutura organizacional da sua empresa?

  • Quais serão suas estratégias de marketing e comunicação?

  • Como serão os seus planos operacionais a médio e longo prazo?

Ter muito bem alinhado cada pergunta dessas irá te ajudar a se tornar um designer empreendedor melhor e mais profissional. Além disso, te dará uma enorme vantagem comparado aos outros profissionais do setor de Design de Interiores.

Selecione um nicho de atuação

Não seja um designer de interiores amador que não sabe aonde quer chegar e está constantemente mudando a rota do seu plano de ação.

Escolher um nicho de atuação é um marco primordial para que consiga ter excelência e desenvolver as melhores formas de crescer e se tornar uma autoridade no seu mercado.

Por mais que essa área seja imensamente gigantesca e tenha uma enorme competitividade, opte apenas por uma e foque nela até o fim.

Indeciso ainda sobre quais nichos atuar?

Então, veja algumas opções interessantes.

  • Área residencial;
  • Área comercial;
  • Área corporativa;
  • Clínicas e Hospitais;
  • Consultórios médicos e odontológicos;
  • Lojas de decoração.

Essas são algumas das opções: escolha uma e siga em frente.

Tenha um público-alvo muito bem definido

De nada adianta montar o melhor empreendimento do mundo com o plano de negócios mais magnífico se não souber a quem direcionar as suas ações.

Deste modo, priorizar o seu público-alvo e definir quais pessoas deseja impactar é o que vai fazer toda a diferença na hora de empreender em Design de Interiores.

Pense, de quais maneiras as pessoas irão se identificar com a sua empresa e porque elas deveriam optar pelos seus serviços.

Então, pesquisar inicialmente e constantemente todas as informações possíveis a respeito do público que deseja atingir é o que irá delimitar o quão potente a sua empresa será no futuro. Para isso, é necessário colher dados de onde vivem, o que fazem, qual idade possuem, o que gostam de fazer, quais suas maiores dores e, principalmente, de que forma eles interagem com serviços do mesmo seguimento que o seu. 

Escolha o local ideal para sua sede

Facilidade, mobilidade, conforto e atendimento premium. Esses são os tópicos que deve levar em consideração na hora de escolher o local ideal, caso opte por ter um espaço físico para a sua empresa de Design de Interiores.

Pensar  em uma localização estratégica e que fuja da competitividade de outras empresas do mesmo seguimentos na região é importante neste caso.

Estacionamento, segurança, valor do aluguel… Outras coisas que devem ser colocadas na balança quando for começar a empreender por conta própria também.

Invista no marketing da sua empresa

Uma empresa não se torna sustentável a médio e longo prazo sem um bom marketing e uma boa estratégia de comunicação.

Sendo assim, para deixar ainda mais passível de sucesso o seu empreendimento, busque constantemente mostrar ao mundo a diferenciação que a sua empresa traz para a área de Design de Interiores. Além disso, reforce sempre o poder de transformação dos seus serviços para seu público-alvo.

Aqui vale explorar espaços como as redes sociais, implementar uma boa estratégia de Inbound Marketing e, sempre que possível, investir em mídia offline e tráfego pago para maior alcance e reconhecimento da sua marca.

Busque por parcerias

Na maioria das vezes, empreender é algo solitário, mas nem sempre precisa ser assim.

Buscar por parcerias de negócio quando se está começando a empreender em Design de Interiores possibilitará que sua empresa tenha um tempo de vida maior, e que possa enxergar aspectos de melhoria que sozinho não consegue ver.

Aqui vale também se atentar às escolhas que faz com relação aos fornecedores que irá escolher caso deseje montar seu próprio escritório, por exemplo.

Logo, priorize parcerias confiáveis e que possam agregar na sua jornada empreendedora.

Priorize atendimento e relacionamento

O que pode fortalecer e potencializar ainda mais a sua marca quando começar a empreender é focar na relação que irá construir com seus futuros clientes.

Existem muitos profissionais e empresas do mesmo ramo de atuação que o seu no mercado, mas o que torna um negócio sustentável a médio e longo prazo é a fidelização e a recorrência de um mesmo cliente na aquisição de novos serviços.

Quando você tem o melhor serviço e sabe exatamente para quem deseja oferecer, isso fará com que consiga tornar as coisas mais qualificadas. Enfim, isso fará a probabilidade do seu lucro se tornar cada vez mais positivo com relação aos seus projetos.

Lembre-se de que um cliente satisfeito pode se tornar o potencializador do seu empreendimento e divulgá-lo gratuitamente para outras pessoas que ainda não conhecem a magnitude do seu trabalho.

Em resumo, visualize, planeje e execute. Empreender em Design de Interiores é uma ótima oportunidade hoje e ainda continuará sendo amanhã e sempre. Pense nisso.

Veja também 5 dicas para empreender em Design Gráfico.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.