InícioDicasEstudosBlended Learning e EAD: Entenda suas diferenças

Blended Learning e EAD: Entenda suas diferenças

Você já sabe o que é educação a distância e, hoje, vai entender as diferenças entre o Blended Learning e o EAD.

A educação a distância ganhou força nos últimos anos, se tornando muitas vezes a primeira opção de muitos alunos que desejam um diploma de ensino superior, mas não aspiram abrir mão do conforto e praticidade de casa.

Em paralelo a isso, temos o meio termo entre o estudo presencial e o a distância: o Blended Learning. O termo pode até assustar, mas, quando analisamos com cuidado, o entendimento fica fácil: “blend” vem do inglês, e significa “combinar”, e “learning” quer dizer “aprendizado” ou “aprendendo”.

Descomplicando o Blended Learning

Dessa forma, o Blended Learning nada mais que é um ensino combinado. De forma simples, é o que conhecemos também como “ensino híbrido” ou “semipresencial”, método esse que mescla as funcionalidades da educação a distância e presencial.

Isso quer dizer que Blended Learning é o mesmo que o EAD? Não! Ambos possuem algumas similaridades, mas são formas de ensino diferentes e distintas. Vamos entender melhor?

  1. Principais diferenças entre EAD e Blended Learning
  2. Vantagens do Blended Learning
  3. Quem pode optar pelo Blended Learning?

Entenda o que esperar de sua jornada universitária, independente da modalidade de ensino. 

Principais diferenças entre o EAD e o Blended Learning

Enquanto a educação a distância é feita de forma 100% remota, o Blended Learning mescla a praticidade do EAD com a experiência de faculdade do ensino presencial. Dentro do ensino híbrido, a grade do curso é pensada de forma a atender as necessidades de facilidade do estudante, com as obrigações de ensino oferecidas pela faculdade.

No Blended Learning, o conteúdo ofertado pelo curso é trabalhado de forma síncrona e assíncrona. Vamos entender melhor o que significa isso?

Síncrono

Vem da palavra sincronia. Isso quer dizer que, dessa forma, todo acesso aos materiais, lições e conteúdos são feitos ao mesmo tempo, por todos os alunos da classe e os respectivos professores de cada matéria.

O ensino síncrono pode acontecer tanto presencialmente como a distância. O encontro pode ser feito não só presencialmente e no mesmo ambiente, mas via chat ou transmissões ao vivo também, por exemplo.

Assíncrono

Seria o oposto do citado acima. O ensino feito dessa forma não depende da simultaneidade dos alunos e professores, cada um pode acessar o conteúdo das aulas quando for mais fácil e conveniente para si.

O método assíncrono pode ser muito eficaz para alunos que desejam conciliar vida pessoal, trabalho, família e os estudos, sem faltar com nenhum deles. Dessa forma, o estudante pode ver o rever o conteúdo quando quiser.

É o método favorito de alunos que se sentem pressionados com prazos e aulas ao vivo, por exemplo, já que o conteúdo fica disponível por muito mais tempo e de forma mais aprofundada.

Dado esse contexto, já podemos identificar a primeira e principal diferença entre o EAD e o Blended Learning. No ensino a distância, todo conteúdo é visto de forma assíncrona. Os tutores de sala e professores dão o suporte necessário ao aluno via chat, WhatsApp ou encontros on-line esporádicos, mas o estudo em si não é feito em conjunto entre a turma.

No Blended Learning, o conteúdo pode ser disponibilizado antes ou após a aula presencial, para que o aluno possa estudar com mais calma e conforme sua necessidade, de forma assíncrona com a classe e professores.

Já nos encontros presenciais, as aulas ao vivo são feitas de forma tradicional, todos com o mesmo conteúdo, tirando dúvidas a respeito dos mesmos temas e discutindo de forma coletiva, dentro da sala de aula, ou seja, síncronos.

Os encontros presenciais são definidos pela própria faculdade, com base na grade de aulas e análise da necessidade de ensino. Podem ser quinzenais ou mensais.

Vantagens do Blended Learning

O ensino híbrido, por mesclar as duas formas de aprendizado, acaba por se tornar o melhor dos dois lados: possui a facilidade e praticidade nos estudos e gestão de tempo do EAD, e a conexão, networking e experiência de faculdade do ensino presencial.

De forma detalhada, elencamos algumas das vantagens do Blended Learning, para que você possa avaliar se esse estilo de aprendizado seria o ideal para as suas necessidades:

  • Autonomia do aluno

No Blended Learning, o aprendizado é gerido e definido, principalmente, pelo aluno. Enquanto o conteúdo estiver de forma remota, fica a critério do estudante definir dias, horários e fazer toda a gestão do tempo.

  • Integração com a turma e professores

Diferente do ensino a distância, no Blended Learning, os encontros promovidos presencialmente podem gerar afinidade, contatos e colabora para a experiência do aluno quanto a faculdade.

  • Redução de custos

Assim como no EAD, as mensalidades de faculdades com o sistema de Blended Learning são mais baratas que mensalidades de cursos presenciais. O custo de deslocamento até a sala de aula é diminuído, visto que os encontros são mais pontuais.

  • Possibilidade de visitas técnicas e laboratoriais

Nos encontros presenciais, o aluno pode ter a oportunidade de ter aulas em laboratórios específicos da faculdade e presenciar lições mais técnicas.

  • Flexibilidade

Seguindo as premissas do ensino a distância, no Blended Learning, o aprendizado continua flexível e pode ser facilmente adequado ao dia a dia do aluno. Basta ter organização e responsabilidade para que os encontros presenciais sejam feitos sempre da melhor forma.

Quem pode optar pelo Blended Learning?

O ensino híbrido pode ser adotado por qualquer estudante que esteja em busca do tão sonhado diploma universitário, mas que não quer abrir mão da praticidade nos estudos.

A grande maioria dos cursos oferece a opção de ensino semipresencial, e em alguns casos, as aulas práticas, visitas técnicas e avalições presenciais são indispensáveis, tornando assim, o Blended Learning mais uma opção viável.

Dessa forma, o estudante fica responsável pelo conteúdo a ser estudado de forma autônoma, ao mesmo tempo que cumpre com as obrigações da grade e exigências técnicas da profissão.

O aluno que optar por essa forma de ensino, pode ter certeza que, além de todo material didático disponível a todo momento e lugar, de forma prática e objetiva, contará também com a experiência de um curso presencial, em sala de aula.

Vale lembrar que o diploma de um curso no formato Blended Learning possui o mesmo reconhecimento de um curso totalmente a distância ou totalmente presencial!

O Blended Learning é para todos!

E aí? Se identificou com algum (ou alguns) dos pontos e vantagens do B-Learning? Conseguiu e entendeu as diferenças desse método para o EAD?

Talvez essa seja a sua opção mais viável! Conheça alguns cursos e faculdades que utilizam o método de B-Learning! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.