InícioDicasEstudosComo estudar por podcast?

Como estudar por podcast?

Não é de hoje que o podcast está na boca (e nos ouvidos) dos brasileiros. Se o radinho de pilha já era sucesso no país há muitas décadas, não poderia ser diferente com esse tipo tão parecido de conteúdo.

E são realmente muito parecidos. Logo, um programa em forma de áudio que pode abordar qualquer assunto. Pode ser desde uma conversa divertida entre amigos até uma aula, curso ou palestra. Assim, há uma infinidade de opções para quem se interessar. 

O que muda é a autonomia do ouvinte, que pode ouvir o que quiser e quando quiser. Não existe mais aquela história de esperar o horário do programa que você gosta de acompanhar. Logo, com o modelo streaming, é sempre hora de acompanhar os conteúdos favoritos.

Assim, você não tem que adaptar a sua vida à programação. O podcast é que se adapta à vida do ouvinte, já que pode ser desfrutado em qualquer lugar. É só se lembrar de baixá-lo antes de sair de casa e não esquecer os fones de ouvido.

Quem ouve podcast no Brasil?

Não à toa que este tipo de conteúdo, prático e acessível, faz sucesso entre os brasileiros. Somente durante o ano de 2020, o consumo de podcasts aumentou 33% no país que já conquistou o posto de segundo maior mercado do mundo neste quesito.

É que não faltam opções para quem quer adentrar neste universo. Hoje, são cerca de 500 mil diferentes programas de podcast na podosfera, com mais de 48 milhões de episódios disponíveis.

Por aqui, a idade média do ouvinte de podcast é de 28 anos, e a maior parte deles tem entre 20 e 34 anos. Ainda, 84%  tem Ensino Superior completo ou incompleto. Estão concentrados na Região Sudeste do país, apesar do aumento entre consumidores no Ceará.

Os dados, registrados em uma pesquisa realizada em 2019 pela Associação Brasileira de Podcasters (ABPod), ainda apontam que a maioria dos consumidores desse tipo de conteúdo é do gênero masculino. Apesar disso, a participação das mulheres também tem aumentado em mais de 10 pontos percentuais nos últimos anos.

Por que estudar ouvindo podcast?

Seja no ônibus, naquela caminhada de fim de semana, lavando louça ou até durante aquela faxina pesada. Ouvir podcasts é uma boa forma de aproveitar o tempo para estudar. Na hora de aplicar esse conhecimento, podem ser esses minutos extras, ou aquela informação divertida que não está nos livros didáticos, a responsável por te ajudar.

É que, nos podcasts, as informações costumam ser apresentadas de uma forma leve e descontraída, dentro de um contexto pautado na realidade. E isso é fundamental para se compreender um conteúdo, não apenas decorá-lo.

Além disso, é na podosfera que você encontra a mais variada gama de assuntos a serem abordados por leigos, mas também por professores e especialistas. Existe podcast sobre jardinagem, tatuagem, negócios… Basta encontrar o que você está determinado a aprender e botar a mão na massa.

Isso porque esse tipo de programa também costuma ser bastante acessível, disponível em qualquer smartphone ou computador. É só entrar em uma plataforma, baixar e dar o play onde e quando quiser. Importante: há ainda a possibilidade de escutar em modo offline, sem gastar a internet tão valiosa de cada dia. 

Por fim, mas não menos importante: a maior parte dos programas é 100% de graça, o que torna essa mídia ainda mais acessível.

Onde ouvir?

Para ouvir seus programas e estudar é muito simples. Assim, basta baixar alguma das principais plataformas no seu smartphone ou no computador. Algumas delas são gratuitas, algumas têm planos premium. Por isso, é importante pesquisar para descobrir qual é a mais adequada para a sua realidade. 

Muitos programas estão exclusivamente em uma plataforma, outros estão disponíveis em todas, no YouTube ou até em seus respectivos websites. Vale verificar essa informação durante a sua pesquisa.

Algumas plataformas são maiores e reúnem a maior parte dos programas de grande audiência hoje, como Spotify, Soundcloud, Deezer e Castbox. Depois que decidir qual é a sua queridinha, é só fazer o download do aplicativo no celular ou computador, buscar pelo que você quer ouvir e começar a aprender.

Principais podcasts

Quem curte ouvir podcast tem sempre um ou outro preferido. É aquele programa que, de tanto ouvir, já nos sentimos amigos dos apresentadores e dos convidados, um sentimento que já se fazia presente na rádio e que persiste na mídia de áudio. 

No entanto, quem está entrando nesse universo pode se sentir perdido diante da variedade de opções. É difícil mesmo saber por onde começar. Por isso, selecionamos algumas dicas. Que tal dar uma chance para estes podcasts?

Presidente da Semana

Esta série da Folha nos conduz pela história do Brasil a partir de cada um de seus presidentes. Será que você é capaz de lembrar de todos eles? Aqui, com um líder político por episódio (mais de um em episódios excepcionais) e entrevistas com historiadores e cientistas políticos, conhecemos melhor cada momento da história da República brasileira de forma leve, mas, ao mesmo tempo, aprofundada.

Nossa Língua de Cada Dia

Apresentado pelo professor Pasquale Cipro Neto, o programa da CBN traz curiosidades sobre a Língua Portuguesa, gramática e estilo. De forma descontraída, os participantes ainda analisam falas de políticos e personalidades e acontecimentos da semana sob a ótica da língua. Ideal para quem quer ficar craque na escrita e conhecer mais a fundo o português.

A Terra é Redonda

Se o seu interesse é a ciência, esse é o podcast certo para você: episódios quinzenais que trazem assuntos em debate no meio científico, além de possíveis políticas públicas que podem ajudar a solucionar os problemas relacionados. Produzido pela piauí, o bate-papo traz especialistas que vão te ajudar a ficar atualizado no que vem acontecendo na área.

Aprenda inglês com música

Nada melhor que aprender inglês com seus cantores favoritos, não é mesmo? Pois a teacher Milena, que faz o Aprenda inglês com música desde 2016, organizou aulas sempre baseadas em alguma canção pedida pelos ouvintes. Não precisa nem falar que cada episódio é super divertido. Só tome cuidado para não sair cantando enquanto escuta pela rua!

Scicast

Um dos maiores podcasts brasileiros, a ideia de seus criadores é trazer a ciência a seus ouvintes de forma leve e descontraída. Dito e feito: a cada episódio, dá pra dar umas risadas com os apresentadores e ainda aprender sobre biologia, física e questões sociais. É só dar o play para se sentir nessa mesa de conversa.

Gostou das dicas? Confira outras nesta lista de programas que podem te ajudar a se preparar para o ENEM.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.