InícioGraduaçãoDesign de ModaO que é moda sustentável?

O que é moda sustentável?

Na hora de comprar roupas você pensa na sustentabilidade das peças? A resposta para a pergunta é não? Saiba que, segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), a indústria têxtil gera cerca de 175 mil toneladas de resíduos no país. Então, para tentar minimizar os danos do setor, surgiu a moda sustentável.

Dessa forma, você já ouviu falar sobre moda sustentável? Se não, saiba que o setor busca minimizar os impactos ambientais gerados no processo de desenvolvimento de produtos. Além disso, essa vertente também visa repensar a conduta consumista da nossa sociedade através do viés ecológico.

Ficou interessado em conhecer melhor essa área? Está no lugar certo! O Voomp separou todas as informações importantes sobre moda sustentável. Além disso, você terá a oportunidade de conhecer as técnicas para poder investir nessa vertente.

Afinal, o que é moda sustentável? 

Como dito anteriormente, a moda sustentável tem o objetivo de repensar a forma de consumo na indústria têxtil.  Além disso, conta com processos de produção de roupas que não são prejudiciais para o meio ambiente. Dessa forma, o conceito de sustentabilidade é aplicado em toda a carreira de produção. Por exemplo, da escolha do tecido para peça ao descarte da roupa.

Vale ressaltar que a indústria da moda é responsável por cerca de 8% a 10% das emissões de gás carbônico na atmosfera. Além disso, o setor é a segunda indústria que mais consome água no mundo. Sendo assim, responsável por 20% de todo o esgoto e água despejados no ambiente. Os dados foram divulgados pela Organização das Nações Unidas (OMS).

Somente no Brasil, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estima que o mercado têxtil produz cerca de 170 mil toneladas de resíduos.  Além disso, o maior produtor de resíduo é  São Paulo, que responde por 30% do material produzido pela indústria têxtil. Sendo assim, 80% do material gerado pelo setor vão parar nos lixões do país.

Por conta desses dados, o setor de moda sustentável vem crescendo e ganhando importância no mercado consumidor.  Sendo assim, entre os fatores que estão influenciando essa demanda está a maior consciência do público consumidor. Além disso, o mundo vem se preocupando mais com as causas ecológicas e de preservação do meio ambiente.

Como a moda sustentável surgiu?

Você sabia que, para produzir uma camiseta, são usados 2.700 litros de água? A quantidade na confecção da roupa representa a quantidade utilizada para produzir o algodão de uma única camiseta. A informação é da organização World Wild Life (WWF). Já a produção de uma calça jeans consome cerca de 10 mil litros de água, segundo levantamento do site Roupa Livre.

Sendo assim, buscando modificar esse cenário, surgiu a vertente da moda sustentável. Dessa forma, o método nasceu da urgência de rever as práticas da indústria da moda. Além de encontrar melhores alternativas para o setor no ponto de vista ecológico. Assim, a vertente foi pensada para evitar o desperdício de matéria-prima e reduzir o volume de poluentes gerado na cadeia de produção da indústria  têxtil.

Ainda vale ressaltar que o maior gerador do problema da poluição no setor têxtil é a exigência de velocidade e concorrência do mercado. Sendo assim, o consumo em massa na indústria da moda tem um alto preço para o meio ambiente.

Além disso, a indústria da moda também influencia na desigualdade sociocultural. Já que em muitos países subdesenvolvidos o setor utiliza de empregos sazonais e informais para manutenção do custo baixo da produção de roupas. No documentário The True Cost é retratado que o salário de costureiras em países subdesenvolvidos gira em torno de 2 a 3 dólares por dia.

Por isso, o setor de moda sustentável tem o poder de transformar o mercado em todo o mundo. Sendo assim, além de repensar a forma de produzir as roupas, é também um chamado para pesar o consumo dessas peças. Como, por exemplo, quais os materiais da roupa, como vão se desgastar ao longo dos anos e por quem a peça foi feita.

Mudanças propostas pela moda sustentável

Para realizar grandes transformações no mercado da têxtil, a moda sustentável tem diversas propostas para proteger os recursos naturais. Confira dicas importantes para balancear moda e sustentabilidade.

Escolha peças com tecidos eco-friendly  

Caso você não saiba, tecidos eco-friendly são panos sustentáveis e geram menos impacto para o meio ambiente.  Assim, essa categoria de tecido pode ser produzido através de diversos materiais: algodão orgânico, cânhamo, linho, modal, seda de soja ou laranja.

Além disso, as peças feitas com base nesses materiais ainda são pensadas desde o processo de fabricação até o descarte e reaproveitamento de materiais no futuro. Dessa forma, optar por tecidos eco-friendly já é uma excelente mudança visando a moda sustentável.

Se preocupe com o método usado no tingimento das peças 

O tingimento das peças de roupas é responsável pela poluição de 17% a 20% das águas do planeta, conforme o jornal britânico The Guardian. Sendo assim, uma importante mudança proposta pela moda sustentável é a utilização de métodos alternativos para o tingimento das peças. Portanto, é preciso ficar atento a esse requisito na hora de escolher sua peça preferida no shopping.

Opte por comprar roupa em brechós

Uma importante ação para quem quer adotar um estilo de vida inspirado na moda sustentável é consumir roupas vendidas em brechós. Desse modo, o consumo dessa categoria de comércio diminui o descarte dessas roupas e aumenta o tempo útil dessas peças.

Prefira peças duráveis e atemporais  

Comprar aquela peça de roupa que reflete a mais nova tendência do mundo da moda pode parecer uma boa ideia. Contudo, a longo prazo, essa pode não ser a melhor estratégia. Sendo assim, para evitar o descarte de peças, opte por roupas de qualidade e sejam atemporais.

Gostou de conhecer melhor a vertente da moda sustentável?  Pois saiba que esse pode ser um setor muito lucrativo cada vez mais explorado nas faculdades de moda. Por isso, se você ficou interessado no setor, a graduação na área pode ser uma ótima opção de carreira para você.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.