InícioGraduaçãoEngenharia de MinasQual o preço do curso de Engenharia de Minas?

Qual o preço do curso de Engenharia de Minas?

Quando você pensa nos cursos de engenharia quais especialidades vem a sua mente no primeiro momento? Imagino que as graduações que cruzam sua mente são engenharia civil, mecânica e eletrônica. Contudo, esse setor é extremamente amplo e conta com mais de 30 especialidades. Sendo assim, um dos cursos que se engloba na área é o de Engenharia de Minas. 

Então, apesar de a graduação não ser tão conhecida, os profissionais dessa área são essenciais para o mercado de trabalho. Sendo assim, você já pensou em um mundo que não tenha materiais como plástico, vidro, alumínio, carros, aviões, combustível e bateria? Acredito que não, né? Contudo, todos esses materiais são extraídos da terra e o profissional responsável por isso é o engenheiro de minas. 

Por isso, o Voomp preparou um artigo para você entender tudo sobre esse curso que vem se popularizando no país. Além disso, você terá a oportunidade de conhecer melhor o trabalho do profissional formado em Engenharia de Minas. 

Dessa forma, vamos juntos esclarecer as dúvidas sobre essa graduação e o mercado de trabalho.  

O que é Engenharia de Minas? 

Então, para começar o artigo é preciso esclarecer o que é Engenharia de Minas. Dessa forma, o setor é responsável por desenvolver tecnologias e métodos para o aproveitamento dos recursos naturais oferecidos pela terra, conhecidos como minérios. Como, por exemplo, petróleo, ferro, ouro, sílica, bauxita e lítio.

Por isso, cabe ao profissional da área fazer as análises para a identificação do solo e da composição das rochas.  Além dos minérios e combustíveis fósseis. Ainda é responsabilidade do engenheiro de minas realizar pesquisas para identificar as melhores localizações e encontrar as melhores técnicas para explorar os recursos naturais.  

Dessa forma, a Engenharia de Minas engloba os setores de extração de minérios e prospecção de recursos minerais. Além disso, também cabe à área os  processos de tratamento e refinação dos recursos coletivos. 

Como é o curso de Engenharia de Minas?

Caso você tenha ficado com vontade de trabalhar na área de Engenharia de Minas é preciso completar a formação acadêmica na área. Dessa forma, a graduação em Engenharia de Minas tem habilitação  em bacharelado por isso conta com 10 semestres. Sendo assim, o curso universitário tem duração média de cinco anos. 

Além disso, a graduação prepara o estudante para encontrar jazidas, analisar o tamanho da reserva e a qualidade dos minerais. O aluno ainda aprende a elaborar projetos de extração, acompanhar e supervisionar o processo de tratamento do minério. 

O curso em Engenharia de Minas ainda capacita o aluno da área para trabalhar em um mercado  dinâmico e que exige que o profissional seja multidisciplinar. Ou seja, que domine diferentes áreas do conhecimento. 

Por isso, a formação segue as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC) e conta com uma variedade de conteúdos. Sendo assim, o curso de Engenharia de Minas é dividido em conteúdos básicos, profissionalizantes e específicos. 

Dessa forma, entre os conteúdos básicos estão materiais sobre administração, economia,   física e química. Além de informática, matemática e estatística. Então, já na parte profissionalizante do curso, o estudante encontra aulas sobre geologia, lavra, metalurgia, minérios e topografia. 

Além disso, o estudante de Engenharia de Minas é preparado para atuar no mercado de trabalho da área. Por isso, aprende sobre pontos específicos da profissão através de aulas aprofundadas sobre o setor de atuação. 

Vale destacar que o estudante que optar pela graduação de Engenharia de Minas pode escolher o formato de ensino que melhor se encaixa a sua rotina. Assim sendo, as instituições de ensino disponibilizam o curso em três formatos: presencial, semipresencial e a distância (EAD). Por isso, cabe ao aluno se matricular na que mais combina com seu perfil. 

Modelos de ensino para o curso de Engenharia de Minas 

Então, como já foi dito, as instituições de ensino oferecem o curso de Engenharia de Minas tanto na modalidade de ensino presencial, semipresencial ou EAD. Dessa forma, cabe ao estudante pesquisar e decidir qual formato de aprendizagem melhor se adequa a sua rotina e expectativas para a graduação. Contudo, os modelos de ensino podem gerar dúvidas no momento de escolher a formação preferida. 

Por isso, para poder decidir conscientemente é preciso pesquisar sobre as diferenças das modalidades e buscar entender qual das três vai melhor atender às suas necessidades. Dessa forma, é essencial balancear as diferenças de preços e espaço na rotina para os estudos. Além disso, pesar a experiência que você espera do período do curso universitário. 

Contudo, em primeiro lugar, é preciso entender que as três modalidades de ensino são reconhecidas pelo MEC. Então, todas as modalidades de ensino têm os mesmos objetivos. Ou seja, o foco no aprendizado dos alunos e a preparação para exercer da melhor maneira possível a profissão que escolheu.  

Diferenças entre as modalidades de ensino 

Então, confira a diferença entre as modalidades de ensino para graduação abaixo: 

Presencial — este é o modelo de ensino mais tradicional nas universidades brasileiras. Nele o estudante frequenta o local físico da instituição de ensino e acompanha a aula com os professores e alunos reunidos na sala de aula. Além disso, o aluno tem que cumprir todas as atividades presencialmente em sala de aula e ainda têm que atingir o mínimo de presença imposta pela faculdade. 

Por isso, o maior ponto positivo desse modelo de ensino é  a presença do professor fisicamente em todas as disciplinas e a troca de informações com os colegas de graduação. 

EAD — O ensino à distância permite que o estudante curse a graduação completamente pela internet. No caso dos cursos EAD, as aulas são ministradas através de vídeos disponibilizados nos ambientes virtuais de aprendizagem das universidades. Além disso, existem instituições que contam com um polo presencial para a realização de algumas atividades. Outras atividades ainda podem ser realizadas online. 

Semipresencial — Essa é a modalidade de ensino mais recente nas faculdades do país. Portanto, nesse modo o aluno comparece a sua unidade de ensino uma vez por semana e assiste às demais aulas através dos ambientes virtuais da faculdade.

Qual a grade curricular do curso de Engenharia de Minas?

Como dito anteriormente, a graduação de Engenharia de Minas conta com uma grade generalista e divide-se em três setores principais. Dessa forma, os estudantes da área recebem conteúdos gerais e também mais focados na área de atuação do profissional de Engenharia de Minas. 

Por isso, se você quer conhecer melhor a graduação de Engenharia de Minas, é importante saber qual a grade curricular do curso. Sendo assim, confira todas as disciplinas ministradas durante a formação na universidade Pitágoras

Administração E Economia Para Engenheiros

Algoritmos E Lógica De Programação

Atividades Complementares

Cálculo Diferencial E Integral

Caracterização Mineralógica E Tecnológica De Minério

Desenho Técnico Projetivo

Economia Ambiental E Recursos Naturais

Economia Mineral

Construindo Uma Carreira De Sucesso – Engenharias

Cultura Digital

Desenvolvimento De Carreira

Design Thinking

Empreendedorismo

Empregabilidade

Marketing Digital

Mindset Ágil

Projeto De Vida

Responsabilidade Social

Elementos De Máquinas

Engenharia, Ciência E Tecnologia

Est. Cur. Engenharia

Fenômenos De Transporte

Física Geral E Experimental – Energia

Física Geral E Experimental – Mecânica

Geologia E Mecânica Dos Solos

Gerenciamento Da Cadeia De Suprimentos

Introdução À Mineralogia E Petrografia

Lavra De Minas

Lavra De Minas A Céu Aberto

Lavra De Minas Subterrâneas

Legislação, Segurança Do Trabalho E Meio Ambiente

Máquinas E Equipamentos De Mineração

Mecânica Das Rochas E Estabilidade De Taludes

Métodos Matemáticos

Perfuração E Desmonte De Rochas

Pesquisa Mineral – Prospecção Geofísica

Planejamento De Lavra

Princípios De Eletricidade E Magnetismo

Processos Formadores De Depósitos Minerais

Projeto De Mineração

Química E Ciência Dos Materiais

Resistência Dos Materiais

Sociedade Brasileira E Cidadania

Topografia E Georreferenciamento

Trabalho De Conclusão De Curso

Tratamento De Minérios – Cominuição E Classificação

Tratamento De Minérios – Introdução E Operações Auxiliares

Tratamento De Minérios – Métodos Densitários E Outros Processos 

Ainda vale lembrar que a grade curricular pode sofrer alterações dependendo da instituição de ensino escolhida pelo estudante. 

Qual o valor da mensalidade da graduação?

O preço da graduação e o quanto o valor vai pesar no orçamento mensal do estudante é um ponto muito importante para começar o curso. Somente a vontade de estudar uma área é suficiente para se matricular na faculdade. Por isso, vamos falar sobre os valores médios da graduação. 

Entretanto, é importante esclarecer que o valor nas mensalidades das faculdades não são iguais. O preço varia de instituição para instituição por muitos fatores. Como, por exemplo, a localização, suporte oferecido e modelo de estudo.  Além disso, a modalidade de ensino escolhida pelo estudante também pode fazer uma grande diferença no valor pago por mês. 

 Então, para você poder conhecer o valor nas principais instituições de ensino que oferecem o curso de Engenharia de Minas, confira a lista com o preço das mensalidades em  faculdades que contam com a graduação em sua grade. 

Faculdade Pitágoras –  629,04

Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) – 924,94

Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) – R$ 1.600,00

Faculdade Presidente Antônio Carlos (Unipac) – R$ 625,99

Contudo, além de ficar de olho no preço da graduação, outro fator importante para escolher a universidade é o reconhecimento do MEC. Dessa forma, esse requisito é essencial, já que sem a aprovação o seu diploma não tem validade após terminar o curso.  

Bolsas e financiamentos para a graduação de Engenharia de Minas

Como dito anteriormente, o valor da mensalidade da graduação de Engenharia de Minas pode ser um impeditivo para muitos estudantes universitários. Contudo, a maior parte das faculdades ainda oferecem modalidades de bolsas de estudo ou desconto.  Então, pode tornar possível para alunos ingressarem em cursos universitários e ajudar a tornar possível o sonho do diploma de uma graduação. 

Dessa forma, a maior parte das instituições de ensino aceitam que os alunos ingressem através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou Programa Universidade para Todos (Prouni). Contudo, nessas alternativas os estudantes precisam prestar a prova do Enem para se inscrever no processo. 

Além de pesquisar se a faculdade desejada para cursar formação tem convênio com os projetos governamentais e quais os requisitos obrigatórios  para obter as bolsas de estudo na instituição de ensino. 

Veja a seguir os principais detalhes das modalidades de bolsa de estudos e dicas para você conquistar a sua!

Bolsas oferecidas pelo Governo Federal

Como dito anteriormente, o Governo Federal oferece duas modalidades de bolsas de estudo para os estudantes através do MEC. Então, esclareceremos todas as diferenças entre os programas governamentais e as características deles. Além disso, as formas para conseguir participar de um dos segmentos oferecidos pelo Governo. 

Prouni: A porta de entrada para concorrer ao ProUni é o Enem. O candidato tem que ter participado da última edição da prova, com média mínima 450 pontos nas notas e não pode ter zerado a redação. Além disso, para se tornar apto para as bolsas de estudo ainda é necessário preencher mais alguns requisitos. 

O estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo para financiamento integral. Já para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa. Podem se inscrever na iniciativa governamental estudantes que tenham cursado o ensino médio em escolas da rede pública ou tenha estudado em colégio particular com bolsa integral. 

Ainda podem concorrer alunos que tenham alguma deficiência, neste caso não é necessário ter cursado ensino médio na rede pública ou na condição de bolsista integral. O último grupo apto a concorrer às vagas são professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica. Somente nesse caso não é necessário comprar renda para participar do programa. 

Fies –  O Fies é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitos. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. Para ter direito ao benefício é preciso ter feito qualquer Enem a partir de 2010 e também se encaixar nos critérios socioeconômicos.  

Programas de descontos das Universidades 

Os estudantes podem contar com os programas de descontos concedidos pelas universidades particulares. Nas instituições privadas estão disponíveis muitos modelos de financiamento aos graduandos. Desse modo, o exemplo mais tradicional é a Bolsa por Mérito, que concede descontos – e até mesmo gratuidade – aos estudantes com melhores colocações no vestibular da instituição ou na prova do Enem. 

Existem também bolsas para avaliação socioeconômica, onde podem concorrer estudantes com determinadas fontes de renda mensal. Os estudantes de universidades privadas ainda podem concorrer para bolsa-trabalho, onde o estudante presta serviços a instituição e ganha em troca abatimento no valor pago. 

Contudo, para descobrir o programa que mais combina com a sua situação econômica é importante escolher as instituições de ensino preferidas. Além dos projetos disponibilizados por elas. 

Por isso, faça uma lista com suas escolhas, pesquise nos sites das universidades e conheça os critérios necessários para participar! Parcerias com empresas privadas Existem parcerias entre instituições que oferecem convênio com associações profissionais, órgãos públicos e empresas. 

Ainda há uma opção para aqueles que já estão inseridos no mercado de trabalho.  Muitas empresas privadas têm parcerias com faculdades e disponibilizam bolsas de estudos aos funcionários. Ainda existem convênios entre sindicatos e um setor de trabalhadores. Nesses modelos de auxílios financeiros aos estudos, o funcionário pode estender o benefício aos filhos ou cônjuges. Contudo, para saber se o local em que você trabalha se enquadra nesse critério é necessária uma visita ao setor de Recursos Humanos. Por isso, se informe e não perca as oportunidades! 

Bolsas de estudos municipais 

Além dos projetos do Governo Federal, diversas prefeituras oferecem bolsas de estudos para a capacitação dos estudantes. Os governos municipais concedem financiamentos de estudos integrais ou parciais aos alunos de cursos de graduação. 

Por exemplo, a Prefeitura Municipal de Taubaté, em São Paulo, conta com o Sistema Municipal de Bolsas de Estudo (SIMUBE). O projeto oferece bolsas de estudo — em até 100% do valor do curso — em instituições de ensino localizadas no Município e reconhecidas pelo Ministério da Educação. 

Então, para saber se a sua cidade também conta com um projeto semelhante de financiamento estudantil é necessário se informar com o Governo Municipal e ficar sempre de olho nas datas de inscrição dos projetos. 

Como é o mercado de trabalho para engenheiros de minas? 

O estudante que escolhe a graduação de Engenharia de Minas encontra um mercado de trabalho aquecido após completar a formação. Para você entender a importância do setor para a economia brasileira, o minério de ferro é o terceiro produto mais exportado pelo país. Desta forma, só perde para exportação da soja e petróleo no Brasil. 

Então, com esse dado você já pode imaginar a importância dos profissionais capacitados na área e como a procura por engenheiros de minas é grande no setor. Por isso, se qualificar para trabalhar nessa área é essencial para os profissionais que buscam construir uma carreira de sucesso no setor.  

Além disso, o  profissional com formação na área de mineração ainda pode escolher trabalhar em setores diferentes. Sendo assim, o leque para estudante que se forma na graduação de Engenharia de Minas é grande. 

Quais são os setores de trabalho da Engenharia de Minas?

Como já foi dito, o profissional formado na área conta com diversas opções para trabalhar após completar a faculdade. Sendo assim,  confira abaixo as atribuições do profissional no mercado de trabalho. 

Prospecção –  Essa parte é responsável por encontrar novos depósitos minerais. Dessa forma, o engenheiro de minas precisa trabalhar em conjunto com os geólogos; 

Lavra – Nesta parte o profissional é responsável por planejar e coordenar a extração dos minérios; 

Beneficiamento – No momento dessa atribuição cabe ao profissional  acompanhar todos os processos de tratamento de minério. Além de criar métodos para diminuir o impacto no meio ambiente;

Economia mineral – Esse setor é responsável por analisar a viabilidade técnica e econômica dos projetos voltados para mineração; 

Recuperação Ambiental – Ainda é trabalho do engenheiro de minas pensar em métodos para recuperação ambiental após a mineração nos ambientes; 

Infraestrutura – nesse setor é responsabilidade do profissional coordenar  projetos de infraestrutura. Como, por exemplo, redes de ar comprimido, ventilação e esgoto em projetos de mineração;

Abertura de vias subterrâneas – O engenheiro de minas é preparado para encontrar os melhores planejamentos para extração de água subterrânea e minerais;

Mecânica das Rochas – Nesse setor, o profissional precisa estudar a geomecânica dos minerais. Além da aplicação deles projetos e a influência nas estruturas das instalações;

Pesquisa – Por fim, o profissional formado em Engenharia de Minas pode optar por trabalhar com pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para o setor. 

Afinal, vale a pena investir na graduação de Engenharia de Minas?

Como você pode perceber, a área de Engenharia de Minas é muito importante para a economia nacional e vem em crescimento cada vez mais no país. Por isso, somente você pode decidir se vale a pena ingressar em uma graduação de Engenharia de Minas. 

Dessa forma, é importante pesquisar bastante sobre o setor e o mercado de trabalho. Além disso, é essencial entender se a área se enquadra nos objetos para sua futura profissão. 

Enfim, espero que sim e que o artigo tenha elucidado as dúvidas sobre as formações e não esqueça de continuar acompanhando os conteúdos da Voomp.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.