InícioCursinhos pré-vestibularO que fazer se for aprovado no vestibular antes de concluir o ensino médio?

O que fazer se for aprovado no vestibular antes de concluir o ensino médio?

Saiba o que fazer se você for aprovado no vestibular antes de terminar os estudos. Assim, entenda cada passo que deve fazer nessa situação. Além do mais, se você não passou ainda, vai ver dicas de como conseguir.

Aprovado no vestibular antes de concluir o Ensino Médio

Um aluno pode ser aprovado no vestibular antes de concluir o Ensino Médio. Mas, ele precisa conseguir essa formação básica por meio de outra instituição. Afinal, para se matricular em uma faculdade, exige-se esse certificado.

Entra, nesse caso, o famoso “supletivo”, o qual vai salvar esses estudantes. Então, se tiver mais do que 18 anos, essa instituição poderá ajudá-lo. Assim, pode acelerar a conclusão colegial.

Use-se muito o Encceja também, porque consiste em uma prova que testa o aluno. Ao passar neste exame, você consegue o certificado.

O que fazer?

Para conseguir garantir sua vaga, basta se matricular em um desses locais. Então, você vai fazer uma prova de aptidão e, caso tenha aprovação, já pode se considerar formado.

Depois de cumpridas essas etapas, você pode entrar em contato com a universidade. Em seguida, iniciar o curso para o qual obteve aprovação, uma vez que o certificado já vai estar em suas mãos.

Encceja

Surgiu em 2017 e facilitou a vida de quem passou no vestibular antes de concluir a escola. Assim, o Encceja é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Além disso, pessoas presas também podem fazer a prova.

Todo ano aplica-se esse aos alunos maiores de 18 anos ou adultos. Ele possui 4 provas de 30 questões e uma redação. Enfim, é preciso conseguir 100 pontos em cada uma, e 5 na escrita.

Supletivo

Ao ser aprovado no vestibular ainda na escola, você precisa pesquisar um “supletivo” para ingressar. Antes, porém, deve entender que curso é esse e qual a sua função, a fim de que você escolha o local correto, e que tenha reconhecimento no portal do MEC.

Saiba que os supletivos não recebem mais esta denominação. Agora são chamados de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Então, tornam-se um meio criado pelo sistema de educação do país para facilitar a conclusão do colégio.

Qualquer pessoa que não concluiu o Ensino Médio na idade correta pode usar esse recurso. Aliás, não importa o motivo da não finalização, ele está disponível para todos.

Supletivo: necessário para o aluno aprovado no vestibular?

O supletivo torna-se opção para uma pessoa que não tem a idade escolar indicada pelo sistema. No entanto, ele não se torna uma condição para ser aprovado no vestibular. Afinal, ele é apenas um recurso para conclusão dos estudos básicos.

Pode fazer faculdade cursando supletivo?

As diretrizes das leis educacionais informam que a conclusão do ensino médio torna-se necessária. Afinal, estabelece a graduação como uma formação superior. Logo, necessita do certificado na matrícula da universidade.

A única maneira de estar na faculdade enquanto cursa o supletivo é com uma autorização judicial. Por fim, você consegue seguir o seu curso depois de aprovado no vestibular.

Aprovado no vestibular: como ter uma autorização judicial?

O aluno precisa dar entrada na justiça autorizando a matrícula. Caso a liminar tenha a aprovação, o estudante pode pedir a conclusão do ensino básico. Tanto com o supletivo, quanto com o Encceja pode-se fazer isso.

Pode fazer isso no Enem?

Não pode entrar na faculdade pelo Enem sem a conclusão do ensino médio. Isso porque, no ato da inscrição, você declara se a formação na educação básica ou não. Assim, não pode usar o Sisu.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) seleciona os alunos aprovados. Por isso, sem ele você não pode ser aprovado no vestibular do Exame Nacional.

Aprovado antes ou depois do ensino médio: melhor cenário

Sempre alguém vai dizer que é melhor ser aprovado no vestibular antes da conclusão do EM. No entanto, algumas pessoas acham o contrário, e nenhuma delas está errada.

Ao terminar o ensino básico, você está mais preparado para lidar com a universidade. Contudo, cada indivíduo tem uma maneira de pensar. Além do mais, alguns estudantes têm mais facilidade no aprendizado.

Aprovado no vestibular: como conseguir?

É fato que o princípio básico para ser aprovado no vestibular é estudar. Mas, não é o simples ato de sentar e ler um livro, já que você precisa de um cronograma de estudos e organização.

Separar um tempo para ver cada matéria e resolver questões é essencial. Com isso, você consegue entender os assuntos e colocá-los em prática. Enfim, o seu cérebro fixa melhor o conteúdo aprendido.

Revisar torna-se outra estratégia importante. Afinal, não basta visitar a matéria uma única vez, já que você pode se esquecer. Então, a seguir, veja dicas de como conseguir a aprovação.

Dicas para conseguir a aprovação no vestibular

Passar pelo teste do vestibular torna-se o medo de muita gente, porque contam com provas extensas e difíceis. Por isso, demanda muito tempo de estudo.

Sem contar com as diversas aulas para assistir e questões para responder. Portanto, torna-se essencial que todo vestibulando tenha organização. Caso contrário, ele se perde em meio à imensidão de conteúdo.

Então, veja dicas simples e saiba como ser aprovado no vestibular:

  • Não se prenda a um método de aprender e descubra o melhor para você;
  • Tenha organização nos conteúdos e tempo de estudos;
  • Esteja em contato com pessoas que também estão estudando para o vestibular;
  • Faça muitos simulados;
  • No dia da prova, comece pelo que você tem maior facilidade;
  • Cuide da sua saúde mental.

Ao seguir essas dicas simples terá bons resultados em sua graduação. Na verdade, tem mais chances de iniciar uma faculdade mesmo sem concluir o ensino médio.

Vale lembrar ainda que também tem a escolha de não iniciar os estudos. Ou seja, optar por terminar o ensino médio. Portanto, converse em sua instituição e veja se pode pausar sua matrícula.

Aprovado no vestibular: garanta sua vaga

Ser aprovado no vestibular é difícil e requer esforço. No entanto, com foco você consegue ter ótimos resultados. Além do mais, ao seguir as dicas acima, certamente vai se dar bem. Para uma preparação aprofundada, não deixe de conferir os cursinhos pré-vestibular que selecionamos em nossa plataforma.

Caso você esteja na pequena porcentagem que passa antes de concluir o ensino médio, já sabe o que fazer. Enfim, busque o que quer fazer e não pare até conseguir. Aliás, lembre-se de manter a organização para ter bons resultados.

Aproveite e veja nesse outro conteúdo como conseguir a isenção no vestibular.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 114

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.