InícioDicasFormação acadêmicaQual a importância da faculdade na sua carreira?

Qual a importância da faculdade na sua carreira?

É muito provável que você já tenha ouvido falar que faltam profissionais qualificados no mercado de trabalho. Mas o que significa ser um profissional qualificado atualmente? Quando um recrutador fala sobre isso, o que ele quer dizer? Continue lendo este texto para saber o que a faculdade pode representar para sua vida.

Já se sabe que profissionais que têm graduação superior têm mais chances tanto de conseguir um bom emprego quanto um salário maior. Mas nem todo mundo entende a importância que um curso superior pode representar em sua vida profissional. Por isso, trazemos neste texto alguns dos motivos para tirar suas dúvidas na hora de começar um curso de graduação e entender a importância de cursar uma faculdade.

A importância da faculdade se reflete no aumento das oportunidades profissionais, na possibilidade de ganhar melhores salários e também é percebida no crescimento pessoal. Conquistar um diploma de curso superior completa o perfil do candidato, e garante um diferencial significativo no mercado de trabalho.

Você está pensando em começar um curso superior? Ou mesmo pensando em voltar a estudar e ainda tem dúvidas se vale à pena investir tempo e dinheiro em educação? Então este texto é para você! Vamos explicar que fazer uma faculdade é importante para sua vida profissional, e também quais são as vantagens de ter um diploma de graduação.

A graduação ainda é importante?

Sim. A importância de um diploma de curso superior é um dos principais pontos a considerar se você deseja construir uma boa carreira. É verdade que a quantidade de pessoas graduadas aumentou, e isso traz o receio de que o mercado já possa estar saturado. Mas é importante pensar no seguinte: se a competição já é grande para quem tem uma graduação, imagine como as oportunidades são limitadas para os candidatos que têm apenas o ensino médio?

Até é possível encontrar algum exemplo de pessoas conhecidas que não têm nível superior e se deram bem na carreira. Mas isso é uma exceção, e não a regra. Em algumas áreas, a formação acadêmica pode ainda não ser a principal exigência, mas um profissional com curso superior com certeza tem um forte diferencial competitivo.

Veja algumas vantagens de quem possui um diploma de curso superior:

  • ser mais valorizado pelas empresas;
  • encontrar um índice maior de empregabilidade;
  • acesso a melhores salários;
  • ter um melhor currículo que possibilita mais oportunidades profissionais.

Assim, você pode notar que a importância da faculdade para a vida profissional é inquestionável. Além disso, há mais vantagens da graduação para além da carreira. Sua evolução pessoal também será notada ao longo da jornada acadêmica.

A importância da faculdade

Ainda tem dúvidas sobre o quanto fazer faculdade é importante para o seu desenvolvimento? Então, leia a seguir a lista com as principais bonificações que a graduação traz  para o seu sucesso profissional.

Salário melhor

O IBGE analisou a média salarial do brasileiro por meio da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Contínua (Pnadc). E os dados não são muito favoráveis. A pesquisa mostra que 60% dos trabalhadores sobrevivem com uma renda mensal inferior a um salário mínimo. Se considerarmos as despesas básicas, esse valor é bem abaixo do necessário.

Isso mostra como aumentam as possibilidades de ter salários melhores ao se fazer uma faculdade.  E a taxa de empregabilidade também aumenta. O profissional que tem um diploma de graduação tem mais oportunidades de conseguir um lugar no mercado. Já aqueles candidatos que concluíram apenas a educação básica têm um risco muito maior de engrossar a quantidade de desempregados no Brasil.

Por exemplo, se você deixou de estudar no último ano do ensino fundamental, vai ser ainda mais difícil encontrar um trabalho com um bom salário. Na prática, isso quer dizer que, quem investe um curso superior, sabe que essa é a melhor forma de obter bons retornos pessoais e profissionais.

Diferencial no mercado de trabalho

O curso superior também pode garantir um diferencial na busca por uma colocação no mercado. E isso tanto pelo conhecimento acadêmico quanto pelo peso do diploma no seu currículo. No que diz respeito ao conhecimento específico, podemos usar o seguinte exemplo.

Em uma concorrência por uma vaga como assistente administrativo, o candidato com formação de ensino médio pode apresentar experiência na área e participar do processo seletivo. Mas o candidato que tem um diploma ou que está cursando uma graduação em Administração vai ter uma base teórica e técnica bem mais valorizada pelos recrutadores.

Também é importante lembrar que desenvolver atividades extracurriculares durante a graduação enriquecem ainda mais o currículo e ampliam sua bagagem de conhecimento. Então, não deixe de aproveitar as oportunidades de crescimento e participe do maior número de projetos que puder.

Outro ponto que pode garantir ainda mais credibilidade ao seu perfil profissional é a reputação da instituição de ensino escolhida. Isso porque o conceito da faculdade é importante para a valorização do diploma, e ajuda a passar a informação inicial de que você está bem preparado para exercer sua profissão.

Experiência 

Se você chegou até aqui, já deve ter entendido a importância da faculdade para o desenvolvimento profissional, certo? Mas a evolução pessoal durante a graduação também é algo fácil de se notar.  Você passa por uma mudança significativa no modo de ver o mundo e de interpretar as informações. Isso significa que a graduação vai possibilitar abrir sua mente, desenvolver uma visão mais flexível e superar suas próprias limitações.

Outra vantagem de se fazer uma faculdade é o aprimoramento de habilidades, como responsabilidade, disciplina e capacidade de resolução de problemas. Por exemplo, quem escolhe um modelo de ensino EAD ou semipresencial também desenvolve outras características, como autonomia, flexibilidade, gestão de tempo e iniciativa. E tudo isso vai contribuir para o seu crescimento como pessoa, além de formar um profissional de destaque.

Mais oportunidades

O profissional que faz faculdade aumenta suas chances de trilhar um caminho profissional mais seguro e estável. E esse potencial já aparece logo no início da graduação, no contato com outros estudantes e professores. Afinal, eles são profissionais com experiência na sua área de formação. E essa interação vai ser essencial para criar seu networking, uma rede de contatos profissionais. E com isso, aumentam suas oportunidades de conseguir um estágio ou emprego.

Conclusão

Como vimos, a importância da faculdade na sua carreira vai bem além da preparação para atuar na profissão que você escolher. E mesmo se você decidir mudar sua rotas depois de formado, você vai ter o respaldo para se desenvolver na direção que quiser.

Então, isso mostra como o ensino superior é o passo principal para iniciar a sua trajetória. Seja ela na carreira escolhida, ou mesmo para seguir o rumo do empreendedorismo em outros segmentos. E você ainda pode optar por se tornar um profissional multidisciplinar e fazer uma segunda graduação, ampliando mais ainda suas possibilidades de atuação.

Não deixe de ver os cursos de graduação que selecionamos em nossa plataforma, com mensalidades a partir de R$99. Além disso, se você curtiu esse conteúdo mas ainda quer saber mais, veja também: O ensino superior ainda é decisivo para uma boa vaga de emprego?.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 50

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.