Entender o mundo de forma profunda, o que são as instituições e as organizações, o dinheiro e, inclusive, como funcionam as ciências em seus detalhes mais simples. Além de também suas teorias, que repetidamente são ensinadas de geração após geração. Mas será que o ensino superior ainda é decisivo para uma boa vaga de emprego?
As primeiras frases de nosso post da Voomp já começaram a responder à pergunta de nosso texto. Aliás, como tudo em nossa vida, certos aspectos ou momentos se decidem em detalhes e conhecimentos, por mais simples que eles sejam.
O que você verá neste artigo:
“Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes.”
Antes de mais nada, caso você não saiba, essa frase clássica é uma das mais famosas do mundo. Segundo fontes históricas, seu uso mais famoso é atribuído a Isaac Newton, considerado o pai da física.
O contexto de seu uso foi aplicado por Newton para ilustrar que suas descobertas foram apoiadas na época pelos cientistas, estudiosos e acadêmicos que vieram antes.
Agora lhe perguntamos:
Se uma instituição de ensino superior e todo um ambiente acadêmico serviu para apoiar a revolução do conhecimento e do mundo da época feita por Isaac Newton, por que não serviria para você conseguir um emprego?
É a sua vez de se apoiar no ombro de gigantes
O mercado de trabalho é muito disputado e, frequentemente, quem vai obter a vaga é uma pessoa sem diploma. Sim, isso pode acontecer. Não vamos “passar pano” e escrever que tudo é um mar de rosas. Afinal, na verdade as coisas não são bem assim.
Porém, antes de ingressar no mercado de trabalho e ir cada vez mais ganhando espaço, melhorando o seu salário e colhendo frutos do esforço e de sua condição de autodidata, sempre vão aparecer desafios e obstáculos frequentes. Nesses momentos é que a base acadêmica, ou seja, o conhecimento científico passado dentro de uma faculdade, fará a diferença e será exigido de você.
A questão central é que o diploma de ensino superior vai ser exigido diariamente dentro do mercado de trabalho. Não somente na hora de conseguir o emprego tão sonhado.
É por isso que muitos estudantes trabalham enquanto realizam a faculdade. Em suma, uma dupla jornada com olhos no futuro e enxergando as coisas mais longe.
Logo, está na hora de você ser como eles e começar a se apoiar no ombro de gigantes.
O mercado de trabalho ensina, mas não confere legitimidade
Atualmente, muitos profissionais da área de tecnologia têm debatido muito sobre a necessidade de cursar uma faculdade e dedicar tempo para a obtenção do diploma. Ao mesmo tempo em que já trabalham com TI.
Do outro lado dessa questão aparecem aqueles que estão há décadas no mercado de trabalho e nunca pisaram em uma universidade. São também grandes profissionais, com grandes salários, mas que poderiam ter ido ainda mais longe apoiados nos ombros de gigantes, como ilustramos no caso de Newton.
Querendo ou não, com sucesso ou não, o ensino superior na forma da academia/universidades sempre será um ambiente de descoberta e compartilhamento de conhecimentos. Sobretudo, o diploma obtido dentro de uma faculdade legitima o seu conhecimento e fará a diferença sempre na sua vida. Porém, a aplicação prática de seus conhecimentos e como dominou os conteúdos é responsabilidade total da pessoa.
Enfim, o ensino superior ainda é decisivo para uma boa vaga de emprego?
Sim, em qualquer emprego o ensino superior ainda é decisivo.
Veja um exemplo:
Mesmo que um time ou profissional de recursos humanos reconheça competências iguais em dois profissionais para uma vaga de cozinheiro ou uma vaga de Desenvolvedor, sempre vai existir o diferencial. Em outras palavras, o diploma de ensino superior sempre é decisivo.
Enfim, mesmo sabendo que muitas pessoas competentes e classificadas como gênios em suas áreas estão em grandes empregos, isso é uma realidade. Quem disse que nunca pensaram em obter um diploma ou como ele teria facilitado a suas vidas?
O fato é que o diploma de ensino superior em qualquer área sempre será visto de forma positiva pelas empresas, instituições ou organizações.
Bom emprego, nenhuma formação
Muitos são exemplos das pessoas que venceram na vida sem diploma, mesmo quando o fator de sucesso não foram os livros ou a atmosfera de troca de conhecimento que fizeram a pessoa chegar a um status de vencedor. O que as ajudou foi, enfim, um esforço tremendo e que sempre deve ser admirado e respeitado.
E se essas pessoas tivessem estudado em uma faculdade?
Ou melhor, vamos refazer a pergunta.
E se essas pessoas tivessem a oportunidade que você tem para cursar uma faculdade? Onde seria que estariam? A probabilidade de estarem ainda mais no topo do sucesso é grande.
Em suma, estudar para obter um diploma não é a raiz de uma instituição de ensino. Mas, sem dúvida, embasar os seus conhecimentos, experimentar e trocar ideias dentro de um ambiente com professores e profissionais da área.
Definitivamente, a universidade lhe confere conhecimentos ainda mais profundos na parte técnica e científica, ainda mais na teoria.
Se faz a diferença, pode ser fator decisivo
A faculdade que você faz é diferente do seu colega e vice-versa.
“Haaaa, mas estudamos no mesmo curso da Pitágoras”, você pode alegar.
Sim. Vocês são colegas e estão na mesma turma. Porém, a forma como aproveitam as aulas, as notas e a dedicação de cada um pode vir a ser diferente. Logo, a faculdade que cada um de vocês faz é diferente. E lá no mercado de trabalho, cada um terá tirado suas próprias lições deste ambiente de aprendizado.
Definitivamente, uma coisa será comum a ambos os estudantes. O seu diploma fará a diferença. Faça bom uso dele. Veja conosco como conseguir bolsas de estudo em universidades.