InícioGraduaçãoEngenharia de MinasO que é o curso de Engenharia de Minas?

O que é o curso de Engenharia de Minas?

Conhecer os minérios que a terra tem é um dos objetivos do curso de Engenharia de Minas; ele forma profissionais especializados em encontrar e explorar jazidas minerais.

Ferro, cobre, ouro, carvão e petróleo são alguns dos muitos exemplos de minerais que o solo possui. Mas saber onde estão e como explorá-los de forma sustentável são atribuições do profissional de Engenharia de Minas.

O planeta tem reservas minerais em praticamente todo o lugar. Há regiões mais ricas em determinados minerais do que outros. É nesses locais que a exploração acontece, e os trabalhadores se especializam nesse tipo de material. O engenheiro de minas coordena os trabalhos, bem como sabe localizar onde essas riquezas estão.

Nos dias de hoje, não basta somente explorar. Preservar o meio ambiente e fazer compensações ambientais fazem parte da rotina do especialista em Engenharia de Minas. Afinal, os minerais vão, mas a floresta deve ficar – e nós também.

O que são reservas minerais

O termo mais utilizado é jazida mineral. É nela que estão localizados os minérios, que são substâncias naturais com valor econômico. Eles são os recursos minerais, que são classificados basicamente em metálicos (como o ferro e cobre) e não-metálicos (como quartzo, calcário e mármore).

Esses recursos minerais têm características específicas, que fazem diferença na hora de extrair e processar. Os minérios, que são a estrela do curso, possuem elementos químicos importantes para a atividade econômica. Pensamos no ferro por ser uma substância abundante na Terra. Ele está presente em 5% de todo o planeta. Pode parecer pouco, mas se contarmos a área do planeta como um todo, isso significa bastante coisa.

O ferro é importante porque ele faz parte da maior parte das ligas metálicas que utilizamos hoje. De estruturas de aço para a construção de prédios à produção de equipamentos, utensílios domésticos, até no nosso sangue ele está presente.

Os recursos não-minerais também têm uma grande importância econômica. Calcário, por exemplo, faz parte da composição de cimento e argamassa, fundamental na construção civil, assim como a areia. O petróleo é também não-mineral, e matéria-prima para os combustíveis que utilizamos hoje.

A Engenharia de Minas e a localização dos minerais

O profissional tem um conhecimento bastante privilegiado sobre como localizar e extrair os minerais. Ele atua em conjunto com geólogos, que estudam os solos para encontrar novas jazidas ou poder explorar as já existentes.

Há uma legislação específica para a exploração de minerais. Quando se quer descobrir alguma jazida, é necessário ter a autorização da Agência Nacional de Mineração, que pertence ao Ministério das Minas e Energia. São vários protocolos que precisam ser seguidos, e o engenheiro de minas precisa conhecê-los em profundidade.

Uma vez com a autorização em mãos, o especialista em Engenharia de Minas usa métodos variados, como mapas geológicos, composição dos solos, até imagens de satélite. Essas técnicas hoje reduzem o tempo e o investimento necessários para se descobrir novas jazidas minerais.

Depois que se encontram os minérios, começa a exploração. Determina-se a extensão da jazida, a estrutura necessária para a sua extração, bem como as compensações ambientais. E, antes de tudo, uma licença de exploração precisa ser obtida para a correta execução do trabalho.

O curso de Engenharia de Minas

Como todo curso de engenharia, o aluno terá contato com disciplinas que envolvam cálculos matemáticos, e não é para menos. As contas complexas são uma das maiores ferramentas na hora de se descobrir novas jazidas e calcular quanto minério há nelas.

Matérias que tratam de Química, Física e Geologia são obrigatórias. Afinal, o profissional de Engenharia de Minas precisa saber a composição química dos elementos, bem como a formação dos solos. São informações que o ajudarão na localização e exploração de minérios.

Não pode ficar de fora a parte de legislação, sobre a qual falamos há pouco. As normas da Agência Nacional de Mineração precisam ser seguidas para garantir a segurança dos trabalhadores da jazida. Além disso, estuda-se o ambiente ao redor e elabora-se um plano para evitar grandes prejuízos ambientais. As leis precisam ser seguidas para evitar também a exploração ilegal de minério.

O aluno também aprende como funciona a lavra das minas a céu aberto e as subterrâneas. Afinal, cada minério tem sua particularidade. Há os que são facilmente encontrados no chão, e outros que estão sob dezenas de metros de profundidade. As técnicas precisam ser entendidas para uma melhor exploração dessas substâncias.

Exploração e aproveitamento

O trabalho do especialista em Engenharia de Minas não acaba quando o minério sai do chão. Ele precisa saber como separar o ferro, quartzo ou calcário da terra. Não é sempre que o minério vem pronto para ser utilizado. Em muitos casos, ele aparece unido a outros materiais.

Assim, o engenheiro de minas deve saber como é a composição química do que é extraído na jazida. Esse conhecimento é fundamental para saber a melhor forma de aproveitar aquilo que é viável economicamente.

Mas não se deve dispensar o que não é usado de forma irrestrita. Todos os resíduos precisam ser tratados, para não agredir o meio ambiente. Produtos químicos, água, substâncias sólidas e tóxicas devem receber o tratamento adequado. Nos dias atuais, esse é um dos requisitos para se obter a licença de exploração.

Mercado de trabalho da Engenharia de Minas

É uma área em expansão no Brasil ultimamente. Mineradoras precisam ter, pelo menos, um engenheiro responsável no seu corpo de trabalho. Assim, o especialista é o responsável por uma jazida ou por uma empresa de extração de minério.

Ele atua na prospecção, que é a descoberta de novas jazidas, bem como na extração propriamente dita. Há também a área de beneficiamento, que é a que beneficia o minério em questão para ser vendido como matéria-prima. A área de transporte é outra que pode ser gerenciada por um engenheiro de minas. Ele vai saber as melhores formas de se levar um minério para onde ele será beneficiado ou aproveitado enquanto integrante de algum produto final.

Assim, o curso de Engenharia de Minas é voltado para quem quer conhecer os segredos da terra, explorar os recursos minerais e colaborar com a economia do país!

Gostou? Então leia também esse outro conteúdo, mas voltado para o curso de Engenharia Mecânica.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.