InícioCursinhos pré-vestibularQuando devo começar a estudar para um vestibular?

Quando devo começar a estudar para um vestibular?

Estudar para um vestibular exige organização, disciplina e dedicação. Por isso, o ideal é que você comece os estudos com antecedência, para que tenha sucesso na sua classificação.

Sendo assim, veja a seguir as principais dicas e técnicas para organizar seus estudos da melhor forma. Assim, conseguirá os melhores resultados e as classificações desejadas.

Quando começar a estudar para um vestibular

De fato, não há um prazo definido para início dos estudos. Assim, o ideal é começar no ano anterior ao vestibular, e criar a sua rotina de estudos. Caso ainda esteja na escola, não há com o que se preocupar, pois basta organizar o seu tempo.

Leia o edital dos vestibulares que irá prestar

Fique atento ao edital e verifique o que estudar para um vestibular, porque neste documento há todas as informações necessárias para a realização da prova. Falaremos tanto sobre a forma de avaliação quanto dos principais conteúdos.

Contudo, hoje muitas instituições usam o Enem como forma de ingresso. Neste caso, use o vestibular como uma segunda opção de entrada, caso não se saia bem.

Estude os assuntos que mais caem nas provas

Caso esteja em dúvida sobre o que estudar para as provas, faça uma busca das matérias que mais caem, e direcione seu estudo para elas. Portanto, estude vários editais, faça um resumo das principais matérias e aplique no seu cronograma.

Crie um cronograma para estudar para um vestibular

O cronograma para estudar para um vestibular é o passo principal para conhecimento da sua rotina e para entender o que e quando se deve estudar. Para tanto, você deve seguir alguns passos:

  • Anote todas as suas atividades;
  • Faça a gestão do seu tempo;
  • Determine o tempo que irá dedicar a cada disciplina;
  • Elabore um calendário com todas as datas importantes do ano.

Então, inclua nesse calendário todas as atividades que pretende realizar no ano. Aliás, possíveis saídas com os amigos, por exemplo, devem fazer parte da rotina, porque arejar a cabeça é muito importante.

Refaça as provas anteriores para estudar para um vestibular

Consulte e refaça as provas anteriores, assim terá o conhecimento necessário para estudar para um vestibular. Afinal, o próprio Enem e a Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), por exemplo, disponibilizam nos seus portais.

Faça resumos e use mapas mentais para todas as disciplinas

Com o uso de resumos e mapas mentais você tem uma visão mais ampla de todo o conteúdo a ser estudado. Portanto, utilize essas ferramentas em todas as disciplinas para tomar nota das partes mais importantes.

Os mapas mentais, por sua vez, também são excelentes ferramentas de estudo. Eles têm a linguagem mista com desenhos, conceitos, conexões e setas que ligam todo o conteúdo.

Use a internet a seu favor

A internet é uma aliada para estudar para um vestibular. Afinal, você encontra de tudo hoje em dia: basta procurar da forma correta. Veja a seguir dois canais que vão te auxiliar nos estudos:

  • Podcasts;
  • YouTube.

Os podcasts, por sua vez, são conteúdos em áudio que facilitam o estudo do conteúdo em atividades como uma caminhada, ou no trajeto do ônibus, por exemplo. Já o YouTube, com seus canais, apresenta uma ótima opção para quem prefere vídeo aulas.

Adote e mantenha uma rotina consistente de estudos

De nada adianta um cronograma se você não consegue cumprir. Portanto, a constância é fundamental para estudar para um vestibular. Para isso, defina quantas horas por dia você vai estudar.

Revise o conteúdo nas primeiras 24 horas

Faça revisões nas primeiras 24 horas para fixação, porque estudos comprovam que, depois deste prazo, as informações são perdidas. Os especialistas chamam esse fenômeno de “curva do esquecimento”.

Técnica Pomodoro para estudar para um vestibular

Uma técnica criada em 1980 tem como objetivo dividir o trabalho (ou estudo) em pequenos blocos de 25 minutos. Isso melhora a agilidade e o foco do cérebro. Em seguida, conheça os passos deste modelo de gestão do tempo:

  • Liste todas as tarefas a serem realizadas, com base no cronograma de estudos;
  • Programe seu despertador para 25 minutos;
  • Escolha uma tarefa da lista, de acordo com a prioridade;
  • Realize tal tarefa sem distrações;
  • Após os 25 minutos, faça uma pausa de 5 minutos;
  • Caso tenha terminado a tarefa anterior, siga para a próxima.

Contudo, a cada 4 blocos de tempo a pausa de tempo deve ser de 30 minutos, para que o cérebro descanse.

Mantenha-se sempre atualizado

Fique por dentro de tudo que acontece no Brasil e no mundo, porque além das redações, o conteúdo de exames como o Enem, por exemplo, aborda temas da atualidade em diversas questões globais recentes.

Enfim, leia de tudo um pouco, principalmente portais de notícias, fique atualizado e reflita sobre esses temas.

Respeite seus limites

Estudar para o vestibular não é uma tarefa fácil, mas deve ser sempre avaliado o seu bem-estar para ter bons resultados. Então, combine seus estudos com períodos de descanso e lazer, a fim de melhorar o seu rendimento.

10 dicas indispensáveis de como estudar para o vestibular

Há ações práticas que podem melhorar o seu desempenho. Afinal, ajudam na concentração e foco no período de estudos.

A seguir, veja 10 dicas de como estudar para o vestibular e ter ótimos resultados. São elas:

  • Reconheça suas principais habilidades e já aplique na sua rotina;
  • Crie um cronograma de estudos, bem como defina seus horários;
  • Abuse dos mapas mentais, e com isso tenha melhores resultados;
  • Faça anotações, bem como tire suas dúvidas;
  • Estude o novo conteúdo no mesmo dia;
  • Refaça simulados e provas antigas, a fim de fixar o conteúdo;
  • Seja um grande leitor para a atualização constante;
  • Pratique a redação, só assim chegará a perfeição;
  • Procure se manter motivado;
  • Descanse e busque o bem estar constante.

A melhor maneira de estudar é a sua

Não existe um método certo ou errado para estudar para o vestibular. Sendo assim, você deve analisar alguns fatores como autoconhecimento, organização e perseverança, e usar a seu favor para que, no final, você desenvolva o seu melhor método de estudo.

Com um planejamento adequado é possível sobrepor as dificuldades que a sua rotina possa gerar. Por isso, dedique um pouco mais de tempo nessa etapa para um cronograma de estudos mais eficaz.

Leia também esse outro conteúdo que preparamos, e aprenda a organizar seu tempo para a prova do Enem.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.