InícioGraduaçãoEngenharia de MinasEngenharia de Minas: o que estudar no curso?

Engenharia de Minas: o que estudar no curso?

O curso de Engenharia de Minas é a carreira perfeita para quem gosta das Ciências Exatas, pois, boa parte das disciplinas são voltadas para área de cálculos.

Se você gosta de matérias como, por exemplo, Matemática, Física e Química, pode comemorar!  Essa é a rotina de quem deseja ingressar na carreira de engenheiro de minas.

Além disso, o curso conta com fundamentos bem específicos no decorrer dos cinco anos de formação. Ou seja, a graduação na área de Engenharia de Minas é um curso relativamente longo e desafiador.

Porém, a carreira nessa área é de extrema prosperidade no mercado de trabalho. Isso se dá por dois motivos: o cenário profissional, que está altamente aquecido, e a carência de profissionais bem qualificados no mercado.

Então, confira abaixo curiosidades, a grade curricular e o mercado de trabalho para a profissão de Engenharia de Minas.

Engenharia de Minas: o que faz?

O curso em Engenharia de Minas capacita o profissional para atuar na área de Preservação e Tratamento de Reservas Minerais. Além disso, o formado nesse setor poderá realizar estudos e pesquisas sobre tipos e qualidade dos minérios.

Desse modo, o futuro engenheiro de minas possui o objetivo de criar formas sustentáveis para a extração e preservação das reservas de minérios.

Basicamente, a graduação em Engenharia de Minas possui foco central no setor de prospecção de jazidas, extração de minas, processamento de minerais e áreas relacionadas.

Além disso, um dos pontos fundamentais nessa carreira é criar formas e mecanismos para diminuir o impacto ambiental em cada extração realizada.

Então, quem realiza o curso de Engenharia de Minas deve ter plena consciência dos efeitos e causas que a exploração de reservas ambientais podem causar.

Engenharia de Minas: grade curricular

O curso em Engenharia de Minas possui duração de cinco anos e habilitação de bacharelado. Assim, nos primeiros anos, o aluno entra em contato com matérias de Exatas. Depois disso, os conhecimentos tendem a ficar mais específicos na área.

Dessa forma, após esse período mais generalista, o aluno terá acesso aos conhecimento sobre Rochas, Geologia, Topografia, Mineralogia, Tratamento de Minérios e Legislação Ambiental, entre outros.

Confira a grade curricular geral do curso em Engenharia de Minas:

  • Topografia;
  • Engenharia Ambiental;
  • Mecânica Racional;
  • Geologia Estrutural;
  • Prospecção Geofísica;
  • Geologia Econômica;
  • Mecânica dos Sólidos;
  • Pesquisa Mineral;
  • Sistemas Fluído-Dinâmicos;
  • Caracterização Tecnológica dos Minérios,
  • Mecânica das Rochas;
  • Operações Mineiras;
  • Desenvolvimento Mineiro;
  • Estabilidade de Escavações Subterrâneas;
  • Condicionamento de Minas;
  • Lavra de Mina a Céu Aberto e Subterrânea.

Lembrando que as matérias e disciplinas do curso em Engenharia de Minas podem variar de instituição para instituição.

Especializações na área de Engenharia de Minas

A carreira do profissional que se forma em Engenharia de Minas oferece muitas chances de crescimento. Porém, é importante que o profissional não se contente apenas com o bacharelado. Aliás, as pessoas que realizam especializações na área de formação costumam “passar na frente” e garantir o seu lugar no mercado de trabalho.

Portanto, com o engenheiro de minas não seria diferente. Então, invista muito em pós graduação, MBA, doutorado/mestrado e outras especializações na área de extração de minerais.

Confira abaixo algumas áreas para buscar especialização:

  • Engenharia de Minas Ambiental;
  • Higiene e Segurança Aplicadas à Mineração;
  • Lavra de Minas;
  • Pesquisa e Economia Mineral;
  • Tratamento de Minérios e Resíduos Industriais;
  • Petróleo e Gás.

Conhecimentos e fundamentos da área

Durante o curso em Engenharia de Minas, o aluno possui conhece os fundamentos para estudar melhor a profissão. Alguns desses fundamentos são: lavras de minas e o tratamento de minérios e resíduos industriais.

Dessa forma, o estudo em Lavras de Minas é basicamente o ato, processo e tratamento durante e após a extração de minérios. Além disso, durante o curso, o futuro engenheiro de minas estuda alguns fatores. São eles: os tipos de lavras de minas,  métodos de lavra mais utilizados e como funciona a seleção desses métodos.

Já a disciplina de Tratamento de Minérios costuma conter fundamentos e assuntos sobre a qualidade das reservas minerais. Aliás, essa matéria é fundamental para a capacitação do profissional nesse setor. Durante a disciplina, o aluno aprenderá como funciona o tratamento adequado de minérios e resíduos industriais. Fato que diminui, e muito, riscos e impactos durante e após a extração mineral.

Perfil profissional

O profissional formado em Engenharia de Minas é capaz de executar funções desafiadoras e que demandam senso lógico. Além disso, a carreira exige, ao menos, afinidade com números e conhecimentos na área de exatas.

Ao longo do curso, o futuro engenheiro de minas deve desenvolver não só a formação acadêmica, mas, também, o senso crítico, analítico e a visão sistêmica em relação a estratégias do mercado.

Além disso, o perfil da carreira exige muita consciência ambiental e iniciativa para desenvolver questões benéficas para o meio ambiente. Em outras palavras, quem trabalha no setor de extração e tratamento de reservas de minérios deve preocupar-se ao máximo com o desenvolvimento sustentável. Aliás, Responsabilidade Ambiental é uma das disciplinas que o estudante de Engenharia de Minas acessa durante o curso.

Mercado de trabalho e oportunidades

O profissional formado em Engenharia de Minas possui um grande espaço de atuação do mercado. O setor de extração e tratamento de reservas de minérios encontra-se em grande expansão. Fato que estimula empresas de pequeno, médio e grande porte a contratarem cada vez mais profissionais nessa área. Além disso, o mercado está em busca de profissionais qualificados, resultando na alta valorização de quem forma-se em Engenharia de Minas.

Além disso, os ganhos para pessoas bem capacitadas também são em grande escala. Em outras palavras, a carreira nesse setor é muitíssimo promissora.

Confira algumas áreas do mercado que o profissional pode ocupar:

  • Petróleo
  • Cimento
  • Carvão
  • Químicos
  • Fertilizantes

Enfim, o mercado no setor de Engenharia de Minas é um campo amplo e muito rico para se explorar. Cabe a você determinar se a profissão é uma boa ideia.

Então, e aí? Gostou da área de Engenharia de Minas? Continue lendo outros artigos similares aqui na Voomp. A sua jornada acadêmica está apenas no início. Boa Sorte!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.