InícioGraduaçãoEngenharia da ComputaçãoDo que trata o curso de Engenharia da Computação?

Do que trata o curso de Engenharia da Computação?

Saiba como funciona o curso em Engenharia da Computação, a grade curricular, o mercado de trabalho e curiosidades sobre a graduação.

O curso em Engenharia da Computação possui o objetivo de formar profissionais capazes em projetar e construir hardware e software.

Além disso, a graduação possui a duração de 5 anos com habilitação bacharelado. Ademais, possui ensino integral. Portanto, é preciso muita dedicação por parte do universitário.

Vale ressaltar que a carreira na área de engenharia da computação está em grande expansão no mercado de trabalho.

Ademais, o profissional desse setor da tecnologia possui inúmeras oportunidades em empresas de pequeno, médio e grande porte.

Então, confira logo abaixo o que o profissional dessa área realiza.

Engenharia da Computação: O que faz?

engenharia da computação

Créditos: Otávio Fonseca

O curso de engenharia da computação forma o profissional para atuar em diversas área do setor de tecnologia. São elas: Área de desenvolvimento de software, gerenciamento de redes, automação industrial e robótica, entre outras.

Basicamente, o engenheiro da computação é capaz de construir e analisar toda a parte física e integrada do computador. 

  • Hardware: 

Teclado, Mouse e Monitor são algumas partes fundamentais direcionadas ao profissional que atua com Hardware. Ou seja, nessa área o engenheiro da computação realiza circuitos eletrônicos na máquina. Além disso, desenvolve placas de ligação para ajustar equipamentos e acessórios.

  • Software:

A carreira de engenharia da computação também prepara o profissional para desenvolver programas e aplicativos para computadores. Isso é feito por meio de uma ferramenta chamada Software. Aliás, ela é muitíssimo utilizada por quem está na área da tecnologia.

Além disso, para o futuro engenheiro da computação atuar de forma regulamentada, é necessário que realize o curso em uma faculdade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Vale lembrar que, para realmente exercer a profissão, é necessário obter o Registro junto ao CREA. O órgão nada mais é do que o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

Engenharia da Computação: Grade Curricular

O curso bacharel em Engenharia da Computação conta com disciplinas focadas na área de Exatas. Portanto, é bacana o apreço por cálculos, matemática e afins. Afinal, o universitário na área da computação deve saber que o seu dia a dia será repleto de fundamentos matemáticos e tecnológicos.

Além disso, com o decorrer do curso, as matérias e fundamentos da área costumam ganhar mais espaço. São elas: Eletrônica Digital, Tecnologia de Programação, Engenharia de Software, Organização do Hardware e Inteligência Artificial.

Portanto, confira logo abaixo as principais matérias que encontram-se no curso de engenheiro da computação.

  • 1 Cálculo
  • 2 Álgebra Linear e Álgebra Booleana
  • 3 Circuitos Digitais e Análises de Circuitos
  • 4 Engenharia de Software
  • 5 Arquitetura de Computadores

Então, não se esqueça de que as matérias e disciplinas do curso podem variar de instituição para instituição.

Onde buscar capacitação?

A maioria das faculdades possui o curso em engenharia da computação, pois trata-se de uma engenharia muito requisitada pelo mercado.

Aliás, o avanço tecnológico é um dos principais fatores para o crescimento da carreira do engenheiro da computação nos dias atuais.

Portanto, confira algumas faculdades de alta qualidade em que você pode realizar seus estudos e iniciar a sua tão sonhada jornada acadêmica.

  • Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
  • Cruzeiro do Sul Virtual (à distância)
  • Centro Universitário UNIBTA

Lembrando que todos os cursos ministrados pelas faculdades citadas são reconhecidos pelo MEC.

Engenharia da Computação e o Mercado de Trabalho:

A carreira na área de engenharia da computação é bastante flexível, e o futuro profissional possui altas chances no mercado profissional.

O engenheiro da computação, se for bem qualificado, pode atuar em diversos setores do mercado de trabalho. Aliás, há inúmeras empresas de tecnologia em busca de profissionais recém-formados.

Isso acontece devido ao alto grau de habilidades dessa nova geração que utiliza metodologias de ensino muito mais dinâmicas que antigamente.

Além disso, o profissional que ingressa nessa carreira deve possuir pensamento estratégico, visão sistêmica e principalmente, raciocínio lógico.

O engenheiro da computação é um profissional que possui um mercado aquecido e muitas vagas e cargos em aberto. Como exemplo, podemos citar a grande maioria dos setores industriais que possuem cargos para essa área.

A carreira de docente na área da engenharia da computação é outro caminho para quem deseja ingressar na área. Mas como assim?

O profissional formado nessa érea é capaz de ministrar aulas, tanto para ensino técnico quanto profissionalizante. Além do mais, a carreira educacional para qualquer profissional é uma ótima opção.

Porém, se você deseja encarar esse desafio, é de suma importância a realização de pós-graduações, Mestrado e Doutorado.

Então, confira abaixo áreas no setor da indústria:

  • Automobilística
  • Informática
  • Farmacêutica
  • Telecomunicações

Além disso, o profissional pode atuar em diversos outros setores da economia. São eles: Banco, Comércio Eletrônico, Empresas de Consultoria e muitas outras.

Perfil Profissional da Área:

O profissional da área de engenharia da computação possui contato direto com a tecnologia e sistemas de computadores.

Dessa forma, é normal que o engenheiro nessa modalidade deve ser criativo, dinâmico, solucionador de problemas, com um pensamento fora da caixa.

Sabe-se que as atividades e funções que o profissional realiza são de alta inteligência, até mais que a inteligência artificial. Portanto, ninguém ainda pode realizar nossas tarefas humanas.

Além de todas essas habilidades e características, o estudante ou formado em engenharia deve desenvolver senso crítico, visão lógica e pensamento lateral.

O que é pensamento Lateral na Profissão?

Para atuar em uma profissão que envolve tecnologia é de suma importância a capacidade de solucionar desafios, problemas rotineiros e etc.

Além disso, o futuro engenheiro necessita de muita atenção aos detalhes. Por conta disso, o profissional da área da computação deve ser extremamente perfeccionista.

Afinal, nada pode passar desapercebido durante uma análise prática do seu trabalho. Isso, principalmente, para quem trabalha computação.

Vale frisar que Engenharia da Computação não possui nada relacionado com criminosos da internet, ok? A profissão nessa área é um pouco confundida com os famosos hackers.

Portanto, Crime Cibernético enquadra-se em uma categoria criminosa. Enfim, seu objetivo é invadir computadores e redes, sistemas e ações que podem prejudicar o governo.

Então, o que achou do curso?

Caso tenha gostado da ideia de se formar em engenharia da computação, não deixe para mais tarde. Inicie já o seu sonho acadêmico.

Veja por aqui também o que faz um engenheiro de software.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.