InícioGraduaçãoDicas para quem quer trabalhar com Marketing Digital

Dicas para quem quer trabalhar com Marketing Digital

Inovação, interação, mobilidade, praticidade e otimização. Tudo isso faz parte do dia a dia de quem trabalha com a área de Marketing Digital. Ampla e diversificada, possui grandes oportunidades de trabalho, inúmeros cargos e atribuições profissionais e uma vasta quantidade de conhecimentos.

Em suma, o Marketing Digital enfrenta uma novidade no mercado de trabalho a cada dia, ao ponto de deixar o especialista desatualizado da noite para o dia. 

Hoje, a Voomp falará mais sobre esta área do mundo tech. Além disso, vamos aproveitar para deixar algumas dicas aos “marinheiros de primeira viagem”. Por fim, auxiliar até mesmo quem já sabe e já atua nas diversas áreas do Digital há um bom tempo.

Abra seu bloco de notas do smartphone, dê um print na tela ou pegue um papel e uma caneta para anotar. Assim, algumas das dicas abaixo podem auxiliá-lo no seu dia a dia.

Dicas para quem quer trabalhar com Marketing Digital

Facilidade com tecnologias

Antes de mais nada, a tecnologia deve ser um recurso fácil para você. A sua capacidade de utilizá-las é uma dica vital.

Definitivamente, ter facilidade no uso de dispositivos (smartphones, tablets, notebooks, computadores pessoais e etc.) e a proatividade em absorver as novas tecnologias serão sempre uma vantagem para quem deseja ingressar no Marketing Digital. 

Digital: um mundo em constante transformação

Conhecimento nunca é demais no mundo do Marketing Digital. Portanto, a primeira dica para quem quer trabalhar na área é estar preparado para as constantes transformações deste mundo.

Leia, escute podcasts e participe de fóruns, seminários. Absorva todos os tipos de materiais que promovam o compartilhamento de conhecimentos e boas práticas dentro da área de programação, redes sociais, criação de conteúdo, mecanismos de busca, CRM e CRO. Enfim, tudo o mais que abrange o Marketing Digital.

Logo, tenha em mente que o que você aprendeu no café da manhã já está mudando durante o jantar. Manter-se em constante atualização é vital para os profissionais do Digital. Independente da atividade ou cargo.

Aprenda sobre o seu público

Uma das essências da área é a interação entre pessoas, empresas e consumidores, que são a chave da sobrevivência das empresas que vendem produtos, serviços, conteúdos multimídia, links patrocinados, etc.

O Marketing Digital é uma área em que a mensagem encontra as pessoas segundo seus perfis e hábitos de consumo, idade e gostos pessoais. Enfim, personalização e customização são insumos de grande valor dentro da área.

Logo, recomendamos que você tenha um bom conhecimento ou desenvolva o mesmo. Entender o público é criar conteúdos e oferecer produtos respeitando suas particularidades. Sem exageros e sem invadir a privacidade. Afinal, o Marketing Digital está diariamente na palma da mão das pessoas, em todos os lugares e momentos da vida cotidiana. 

Busque aprimorar o seu inglês

O Marketing Digital está sempre necessitando de profissionais que dominem e tenham grande familiaridade com a língua inglesa. Ferramentas, clientes e produtos, seminários e a disseminação de novos conhecimentos majoritariamente utilizam o inglês como língua principal. 

Portanto, entre as dicas para quem quer trabalhar com a área de Digital, aprender ou aprimorar seus conhecimentos nesse idioma é fundamental para um bom desempenho profissional.

Conheça as ferramentas certas para as suas atividades

Antes de mais nada, quem trabalha ou pretende trabalhar com Marketing Digital deve estar sempre em processo de aprendizado e atualização. 

Porém, visando um bom desempenho das atividades e para ajudar no dia a dia do seu trabalho, todo profissional sério da área de Digital busca ferramentas adequadas para realizar as suas entregas.

Definitivamente, muito do que é feito no mercado de Marketing Digital é possível através do uso de programas, plataformas, aplicativos e uma infinidade de ferramentas. Em síntese, se você quer trabalhar com isso no futuro, aprenda a sua utilização e para que serve cada uma dessas ferramentas.

Conheça algumas ferramentas para trabalhar com Marketing Digital:

  • Google Ads
  • Google Analytics
  • SEMRush
  • Google Search Console
  • Hotjar
  • Microsoft Teams
  • Zoom
  • RD Station
  • Mailchimp
  • Google Tag Manager
  • WordPress
  • Canva
  • Adobe Illustrator
  • Adobe Photoshop
  • Trello

Por fim, saber utilizar as ferramentas, aplicativos e programas acima listados facilitará muito o seu cotidiano dentro do Marketing Digital. Todas essas possuem atribuições e usos diferentes e vai de você mostrar curiosidade e começar a entender cada uma delas. Ao dominá-las, você poderá criar conteúdos incríveis e muito mais efetivos para o público a que você se destina. 

Invista em cursos de Marketing Digital

Primeiramente, se você busca se tornar um profissional técnico e com grande conhecimento do mercado de Digital, recomendamos sempre o investimento em cursos da área.

Sejam presenciais, semipresenciais ou 100% online, como são os cursos oferecidos pelo projeto Academia Tech, toda a graduação em Marketing Digital deve focar, primeiramente, no mercado de trabalho. 

Neste caso, o curso de Marketing Digital deve habilitar profissionais para o perfeito exercício profissional. Logo, quem realiza um curso como este, poderá atuar em agências de Comunicação, Publicidade e no departamento de Marketing de empresas de médio e grande porte. 

Além disso, o curso abrange áreas com altas taxas empregabilidade e oportunidades, a exemplo de: 

  • Analytics
  • Mobile
  • Social Media
  • Marketing de Conteúdo
  • CRM | E-mail Marketing
  • Marketing Automation
  • SEO
  • Digital Advertising

Em resumo, escolha um curso que lhe prepare para os desafios reais do mercado de trabalho, principalmente se o seu  interesse for o Marketing Digital e toda a gama de atuação nesse mercado. Por fim, sempre pesquise e entenda a grade curricular do curso, assim como se o mesmo oferece a estrutura necessária para o seu aprendizado. 

Considerações finais

O Marketing Digital está em todos os locais e sempre chega até os usuários, consumidores e pessoas de todos os tipos através de estratégias bem implementadas e pensadas para cada público. Porém, em alguns casos a mensagem não é efetivada por conta de uma atuação insuficiente. Portanto, tenha em mente que sempre existirão bons e maus profissionais. Logo, a qualidade da formação e a atenção nas dicas acima sempre farão uma grande diferença.

Entenda mais sobre a iniciativa Academia Tech aqui na Voomp e conheça outras profissões ligadas à tecnologia e inovação.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.