O momento de escolher a graduação certa para o ensino superior pode ser confuso e gerar muitas dúvidas para os estudantes. Então, se você está indeciso entre dois cursos do mesmo segmento, a decisão pode ser ainda mais difícil. Como, por exemplo, o caso dos curso de Jornalismo e Produção Audiovisual.
Dessa forma, caso você não saiba, as duas graduações fazem parte do ramo da Comunicação Social. Além disso, ambos os cursos são ótimas opções de carreiras, mas contam com grandes diferenças durante o período de estudos e a atuação no mercado de trabalho.
Entre uma das principais diferenças das faculdades é a modalidade de ensino oferecida para cada uma. Assim, o curso de Jornalismo é ofertado na modalidade de bacharelado. no caso do curso de Produção Audiovisual os estudantes encontram a graduação como Curso Superior de Tecnologia (CST).
Então, se você se interessa pela área de Comunicação Social e quer entender as diferenças entre os cursos de Jornalismo e Produção Audiovisual, siga a leitura. Vamos elencar as principais características de cada curso, mercado de trabalho, preço e a diferença de cada modalidade de ensino.
Dessa forma, você poderá escolher qual graduação mais se adequa à sua rotina e perspectivas para o futuro.
O que você verá neste artigo:
Diferenças entre Bacharelado e Tecnólogo
Como dito anteriormente, uma das principais diferenças entre os cursos de Jornalismo e Produção Audiovisual são as modalidades de ensino. Assim, o estudante encontra as graduações tanto como bacharelado quanto tecnólogo.
Contudo, para poder decidir qual modelo de ensino é o melhor para você, é preciso entender quais as diferenças entre os dois segmentos. Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que o Ministério da Educação (MEC) reconhece ambos os modelos de ensino como Cursos de Nível Superior.
Dessa forma, ao final da graduação, o estudante recebe um diploma universitário e está apto a concorrer em concursos, por exemplo. Além disso, o aluno pode escolher ingressar em cursos de pós-graduação, como Mestrado ou Doutorado.
Entretanto, a principal diferença entre os cursos de bacharelado e tecnólogo é o período necessário para completar a graduação. Enquanto o bacharelado dura de quatro a seis anos, dependendo do curso escolhido. O tecnólogo conta com cerca de dois anos para o estudante se formar na graduação.
Além disso, outra diferença entre as modalidades de ensino é a grade curricular de cada um deles. O bacharelado, por contar com mais tempo para completar a formação, dispõe de disciplinas mais aprofundadas e com uma visão mais abrangente da área. O modelo ainda disponibiliza especificações dentro de alguma área durante a graduação.
Já no caso do Curso Superior de Tecnologia, as graduações são voltadas para mercado de trabalho e para os estudantes desenvolverem as habilidades necessárias para exercerem a função rapidamente. Dessa forma, as disciplinas ao longo do curso não se aprofundam tanto no assunto como no modelo de ensino bacharelado.
O que é a Comunicação Social?
A Comunicação Social é a ciência que trata sobre a área do conhecimento humano responsável pelo estudo dos fenômenos relacionados aos meios de comunicação e os efeitos na sociedade. Como, por exemplo, internet, imprensa, televisão, rádio e o cinema.
Contudo, a área de Comunicação Social conta com áreas diferentes de atuação. Sendo assim, dispõe de diferentes cursos de ensino superior. Ao longo do curso, há disciplinas similares ligadas, mas, com aprofundamento na habilitação escolhida pelo estudante.
Dessa forma, estão entre os cursos mais comuns da área de Comunicação: Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Marketing, Relações Públicas, Cinema e Produção Audiovisual.
Portanto, independente do curso escolhido na área de Comunicação Social, o estudante encontrará materiais básicos ligados ao estudo da área comum. Desse modo, estão entre as disciplinas:
- Teoria da Comunicação
- Comunicação e Expressão
- Fundamentos das Mídias;
- Comunicação Global, Regional e Local;
- Teoria das Ciências Humanas;
- Economia e Comunicação;
- Teoria Política;
- Métodos e Técnicas de Pesquisas.
Sendo assim, os profissionais de Comunicação Social podem exercer diversas categorias de funções na área, que passam tanto pelo entretenimento como pelo estudo da sociedade. Conforme a habilitação escolhida pelo profissional, é possível trabalhar, por exemplo, em jornais, televisão, rádio, agências de publicidade, editoras, empresas de organização de eventos, institutos de pesquisa, estúdios de cinema, produtoras audiovisuais e universidades. Além disso, o profissional pode atuar em órgãos governamentais, gráficas, assessorias de imprensa e comunicação.
Como é o curso de Jornalismo?
O Curso de Jornalismo tem objetivo de produzir profissionais preparados para buscar, investigar, narrar, redigir e transmitir notícias para diferentes meios de comunicação. Por isso, estão entre os segmentos os jornais, revistas, rádio, televisão e internet.
Como dito anteriormente, a graduação é um bacharelado e são necessários quatro anos para o estudante completar a formação universitária. Além disso, o curso conta com oito semestres de estudo.
Dessa forma, após completar a graduação, o profissional poderá escolher trabalhar em diferentes segmentos da área. Por isso, estão entre as oportunidades oferecidas aos jornalistas.
- Repórter;
- Redator;
- Assessor de imprensa;
- Editor;
- Chefe de Reportagem;
- Social Media.
Grade curricular do Curso de Jornalismo
Assim, ao longo da graduação em Jornalismo, o estudante entrará em contato com matérias mais teóricas. Contudo, o estudante também passará por materiais específicos da área.
Por isso, confira alguns exemplos da grade curricular do curso de Jornalismo:
- Legislação e Ética na Comunicação
- Estética e História da Arte
- Teorias do Jornalismo
- Teorias da Comunicação
- Idiomas Instrumentais para Comunicação
- Redação Jornalística
- Empreendedorismo
- Radiojornalismo
- Novas Tecnologias Aplicadas à Comunicação
- Fotografia Básica
- Ética, Política e Cidadania
- Planejamento Gráfico
- Pesquisa em Comunicação
- Introdução ao Audiovisual
- Homem, Cultura e Sociedade
- Webjornalismo
- Telejornalismo
- Fotojornalismo
- Análise do Discurso
- Jornalismo Impresso
- Assessoria de Imprensa
- Produção Multimídia
- Gestão e Planejamento de Mídia
- Comunicação Integrada Organizacional
Como é o Curso de Produção Audiovisual?
A faculdade de Produção Audiovisual forma o profissional para trabalhar com produção de conteúdos publicitários, documentários, jornalísticos e artísticos. Por isso, o produtor audiovisual é responsável pelo roteiro, fotografia, iluminação, sonorização e finalização.
A formação de Produção Audiovisual é ofertada na modalidade de Curso Superior de Tecnologia, então, ao final da graduação, o estudante receberá o diploma de tecnólogo na área. Além disso, a graduação conta com cinco semestres, divididos em dois anos.
Portanto, entre as áreas nas quais o produtor audiovisual poderá trabalhar após formado estão:
- Direção
- Roteiro
- Captação de som
- Animação
- Direção de Arte
- Montagem
- Fotografia
Grade Curricular do Curso de Produção Audiovisual
Assim como o Curso de Jornalismo, a graduação de Produção Audiovisual conta com materiais teóricos e outros voltados para o mercado de trabalho. Por isso, confira abaixo exemplos da grade curricular do curso:
- Criação e Produção Publicitária em Rádio
- Criatividade
- Design Editorial e de Informação
- Cultura Digital
- Design Thinking
- Marketing Digital
- Edição e Pós-Produção Em Rádio
- Estética e História Da Arte
- Fotografia Básica
- Gestão e Direção de Emissoras, Rádio E TV
- História Do Rádio, Cinema e TV
- Introdução ao Audiovisual
- Novas Tecnologias Aplicadas A Comunicação
- Produção Publicitária Para TV e Cinema
- Sociedade Brasileira E Cidadania
- Técnicas de Cenografia, Câmera e Iluminação
Por fim, agora que você conhece melhor o curso de Jornalismo e o de Produção Audiovisual, pode fazer uma escolha mais consciente para sua graduação! Não esqueça de continuar acompanhando a Voomp!