InícioGraduaçãoEngenharia de SoftwareMotivos para fazer Engenharia de Software

Motivos para fazer Engenharia de Software

Engenharia de Software é uma das áreas que os engenheiros podem escolher para se especializar. Ainda mais, é um mercado que cresce muito no Brasil.

Não é tão fácil escolher qual caminho seguir após a graduação. Por isso, descubra os motivos para você estudar esse ramo.

O que é Engenharia de Software?

Esse campo é da área de tecnologia e informação. Além disso, foca em criar, desenvolver e realizar manutenção de sistemas para computadores.

O profissional analisa, coleta e processa os dados. Ainda mais, encontra falhas e soluciona o problema eficazmente. Tudo isso com o objetivo de deixar o produto ainda melhor.

Quem trabalha na área deve planejar e coordenar o desenvolvimento de sistemas de computador. Além disso, precisa conseguir cumprir as demandas do mercado.

A tecnologia sempre aumenta. Então, hoje em dia é possível trabalhar em muitos campos diferentes. Como, por exemplo:

  • Banco de dados e plataformas;
  • Linguagens de programação;
  • Qualidade e processo de software;
  • Bibliotecas digitais;
  • Padrões de projeto de software.

O engenheiro também pode ter várias funções. Dentre elas, pode ser destacadas algumas tarefas como:

  • Criar aplicativos e softwares;
  • Gerir projetos que são ligados aos softwares;
  • Fazer a estrutura do design dos programas;
  • Testar os sistemas.

Mercado de trabalho para Engenharia de Software

A tecnologia está muito presente no dia a dia atual. Por isso, o mercado para um engenheiro de software só cresce.

Muitas empresas possuem uma área de computação. Ou seja, todas precisam de profissionais de software. Além disso, cerca de 16 mil atuam no setor de tecnologia da informação no Brasil.

As que mais contratam esses engenheiros são as micro e pequenas empresas. Você pode entrar em uma grande corporação, porém, as menores são mais fáceis de conseguir. Ainda mais, é onde terá maior oportunidade de crescer.

Cerca de 120 mil empregos são gerados por ano. Então, as oportunidades de conseguir vaga na área são grandes.

Os maiores polos de tecnologia no Brasil se encontram no Sudeste. Além disso, a demanda internacional também é grande. Assim, é um ótimo ramo para quem deseja trabalhar em outros países.

Motivos para fazer Engenharia de Software

Agora você já sabe sobre o campo e também sobre o mercado de trabalho. Está na hora de saber o que faz a Engenharia de Software ser tão boa. Por isso, veja os motivos para seguir na área.

Era da tecnologia

A previsão é de que a tecnologia cresça no mundo todo nos próximos anos. Para isso, é preciso saber acompanhar esse crescimento.

O engenheiro de software deve seguir as novidades e tendências. Também deve buscar novas maneiras de desenvolver e gerenciar os sistemas. Assim, consegue criar e inovar na área.

A otimização das tecnologias faz a produtividade de diversos setores aumentar. Ou seja, traz várias vantagens para a sociedade como um todo.

Empresas buscam profissionais inovadores para compor o time de trabalho. Afinal, ser a primeira corporação a desenvolver produtos traz um ganho enorme. Por isso, a demanda para contratar um engenheiro de software é muito grande.

Mercado da Engenharia de Software está em crescimento

O Brasil ficou em nono lugar no ranking mundial de TI em 2020. Além disso, a indústria de tecnologia no país cresceu 22,9%. É o primeiro lugar dentre os países latinos.

Tudo isso mostra que esse segmento está cada vez maior. Ainda mais, não é algo que cresce somente no Brasil. Outros países também estão com o setor em alta.

Caso você tenha um ótimo domínio do inglês é possível concorrer a vagas internacionais. A chance de ser contratado é grande. Afinal, muitos brasileiros já saíram do país ao conseguir empregos na área de tecnologia.

Salário pode ser alto

Por estar em grande crescimento, os profissionais também têm o privilégio da remuneração. Muitas empresas precisam da área de tecnologia, assim, gera trabalho e receita.

O dinheiro depende do porte da corporação e da experiência do engenheiro. Porém, é possível chegar até mesmo em R$ 20.000 por mês.

A média salarial brasileira é de R$ 6.303,00. Além disso, o profissional costuma iniciar com uma remuneração na faixa dos 4 mil. Ou seja, mesmo no começo o ganho já é alto.

Para quem deseja sair do Brasil o dinheiro também é bom. Por exemplo, em algumas cidades dos Estados Unidos pode chegar a 100 mil dólares por ano. Enquanto isso, o Canadá varia entre C$ 83.000 e C$ 99.000 por ano.

É possível empreender

Ser engenheiro de software dá uma grande oportunidade para se tornar empreendedor. Afinal, inovação é uma das bases desse campo.

Repare se é necessária alguma inovação para ajudar na produtividade da sociedade. Então, veja como a tecnologia pode ser inserida nesse caso.

O caminho para empreender não é rápido ou fácil. Porém, saber mexer com sistemas de computador já é um grande passo.

Falta de bons profissionais no mercado

O crescimento do mercado de TI, pode ser grande no mundo todo. Porém, não existem muitos profissionais da área.

Pode haver uma falta de 400 mil trabalhadores no Brasil. Os engenheiros de software são incluídos neste grupo. Ou seja, são várias vagas para quem é especializado na área.

Insegurança

Mesmo profissionais formados costumam ser inseguros. Assim, não produzem resultados com qualidade. Isso acontece devido à falta de especialização e prática desses trabalhadores.

Busque sempre mais conhecimento e invista em cursos e pós-graduações. Desse jeito, você consegue se destacar no mercado.

Muitas oportunidades de atuação

Você usa diversos aplicativos no dia a dia. Então, saiba que é quase certo que um engenheiro de software fez parte da criação deles.

Só com essa informação é possível perceber que o mercado para esses profissionais é enorme. Afinal, são eles que conseguem criar:

  • Aplicativos e jogos;
  • Plataformas de atividade educacionais;
  • Desenvolvimento de programas

Veja como existem muitas áreas de atuação. Você precisa acompanhar as tendências do segmento. Assim, sabe quais caminhos seguir e como se destacar.

Procurar por uma pós-graduação é uma ótima escolha. Desse jeito, é mais fácil conseguir crescer na área. Um profissional especializado agrega muito nas empresas.

Como se tornar um engenheiro de software?

Não é preciso cursar Engenharia de Software para ser um profissional da área. Então, você também pode trabalhar se escolheu outra graduação. Algumas das formações mais comuns são:

  • Ciência ou Engenharia da Computação;
  • Sistemas de Informação;
  • Outras áreas da Engenharia, como Elétrica ou de Automação.

Esteja preparado se quiser um desses cursos. Afinal, as aulas têm matemática, análise de problemas, lógica, inovação e gestão de projetos.

Aposte em especializações para ser um engenheiro de software. Elas são bem-vindas na hora de se candidatar a um emprego.

Você já sabe todos os motivos para fazer Engenharia de Software. Então, busque por instituições com boa reputação. Isso fará diferença na hora de buscar por vagas na área.

Lembre-se que um engenheiro de software pode ajudar outras pessoas. Ou seja, você também ajuda a sociedade por meio dos seus serviços. Por isso, é uma ótima escolha para graduação.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.