InícioGraduaçãoEngenharia de SoftwareO que é o curso de Engenharia de Software?

O que é o curso de Engenharia de Software?

Como a maioria das graduações relacionadas à Ciência da Computação, o curso de Engenharia de Software começa com uma educação geral e fundamentos de tecnologia. À medida que avançam na graduação os conhecimentos começam a se aprofundar.

O curso de Engenharia de Software abrange o projeto, desenvolvimento, produção e manutenção sistemáticas de sistemas de computador complexos. Esses procedimentos precisam da colaboração de uma equipe à medida que os projetos começam a ganhar vida. Quem trabalha com Engenharia de Software interage com análise de projetos, codificação, implementação, validação, instalação e manutenção.

As pessoas formadas no curso de Engenharia de Software desenvolvem sistemas operacionais, aplicativos móveis e da web, além de aplicativos de rede. Embora essas funções tenham alguma sobreposição em certos momentos, é importante ter uma boa distinção entre os engenheiros de software que realizam tarefas ao longo do ciclo de vida de um software e desenvolvedores de software que focam no ciclo de vida do software onde se escreve e testa o código. Ou seja, com um diploma no curso de Engenharia de Software você estará pronto para trabalhar em uma variedade de ocupações da Ciência da Computação.

O que é Engenharia de Software?

Não podemos fazer muita coisa hoje em dia sem o uso de algum software. Desde o alarme que nos acorda, até o carro que dirigimos, além dos computadores e celulares que usamos para trabalhar em sua maioria. O software atualmente é uma parte que integra quase todos os dispositivos, o que torna nossa vida diária mais fácil. Celulares, computadores, eletrodomésticos, transporte público e serviços essenciais dependem de softwares inteligentes para aproveitar ao máximo a eficácia do uso de tecnologia em diversas aplicações.

Como um formado no curso de Engenharia de Software, você será o(a) responsável pelo design. Para aplicar suas habilidades técnicas na invenção e inovação dos softwares com os quais irá trabalhar, com o seu desenvolvimento, manutenção e gerenciamento. Dessa forma, você poderá usar seu amor pela tecnologia para fazer a diferença no mundo, além de poder ganhar um bom dinheiro para fazer isso.

Portanto, no sentido mais estrito, a Engenharia de Software é a aplicação dos princípios da engenharia ao projeto, desenvolvimento e implementação de algum software. Como a Engenharia de Software é um campo único, científico e tecnicamente orientado, são necessários treinamento e diplomas formais na área.

Áreas da Engenharia de Software

Quando se obtém um diploma em Engenharia de Software, os graduados podem trabalhar em diversas áreas. Conheça algumas delas:

  • Criando videogames
  • Desenvolvendo aplicativos para internet
  • Executando redes de computadores
  • Implementando medidas de segurança de computador para alguma organização

Entretanto, caso você queira se aprofundar e aprender sobre a área, recomendamos que Computação e TI sejam os assuntos mais importantes para estudar antes de entrar no curso de Engenharia de Software. Porém, outros assuntos técnicos como física e tecnologia de design também podem ser úteis ao decorrer da formação. Dessa forma, é importante sempre manter grande atenção aos detalhes, possuir curiosidade técnica e um talento ou afinidade com números e programas.

Um ótimo engenheiro de software é inteligente e analítico, conseguindo localizar e resolver problemas onde estiver. Esses serão dois tipos de atributos que você irá desejar mostrar em suas declarações de competências pessoais, principalmente porque muitos cargos bons que requerem o curso de Engenharia de Software envolvem uma entrevista.

O que faz quem é formado no curso de Engenharia de Software?

De maneira geral, aqueles formados em algum curso de programação assumem tarefas onde são os únicos responsáveis em desenvolver e projetar software. Em contrapartida, os formados no curso de Engenharia de Software são frequentemente mais especializados e trabalham em equipes maiores, em projetos maiores. Portanto, as funções do engenheiro de software surgiram em grande parte como resultados de empresas como Google, Apple e Facebook.

No entanto, combinando o senso de negócios com os conhecimentos nas linguagens e lógica de programação, os engenheiros de software buscam desenvolver soluções de aplicativos de software voltados para problemas de negócios. Os engenheiros de software também trabalham com diferentes plataformas, como a internet, dispositivos móveis e computadores desktop.

Ao nos aprofundarmos mais nas funções desse tipo de profissional, é possível notar que a Engenharia de Software, em sua aplicação, combina engenharia da computação, gerenciamento de projetos e desenvolvimento de software. Aqueles formados no curso de Engenharia de Software gerenciam uma lista abrangente de funções importantes em várias áreas de conhecimento.  Como, por exemplo, aplicativos da Web e móveis, sistemas embarcados, rede, dados, segurança e administração de sistemas. Essas funções críticas envolvem todo o processo de desenvolvimento que geralmente inclui as necessidades de negócios e análise de uso, design e desenvolvimento, implementação, teste de garantia de qualidade e lançamento do produto.

Normalmente, como profissão, a Engenharia de Software possui duas principais especializações: o desenvolvimento de software e os sistemas, e desenvolvimento de aplicativos. Aqueles que desenvolvem os aplicativos analisam as necessidades de um usuário ao projetar e codificar aplicativos para diferentes plataformas. Os engenheiros de software ou sistemas, por outro lado, usam linguagens de programação e estruturas para criar sistemas que mantenham a tecnologia funcionando normalmente.

Por que fazer o curso de Engenharia de Software em uma faculdade?

Por mais que o assunto programação seja popular já há algum tempo, o curso de Engenharia de Software é uma habilidade relativamente nova nas universidades brasileiras. Mas isso não significa que profissionais com estas habilidades não sejam procurados pelos empregadores, muito pelo contrário. Sendo assim, os engenheiros de software se formarão em um mercado que precisa deles desesperadamente. Com a explosão da Big Data, aplicativos, smartphones e notebooks, significa que qualquer engenheiro de software talentoso será bem procurado em qualquer negócio de tecnologia.

Mesmo que você busque uma carreira fora da Engenharia de Software, as habilidades que você irá acumular durante o curso irão lhe dar grandes chances de se inserir em outros setores. Os crescentes mercados de segurança cibernética e de Inteligência Artificial sempre precisam de especialistas em computação. Você poderá se encaixar em todas essas funções, então se prepare para ser procurado por gigantes da tecnologia e do varejo, sem falar nos governos estadual e federal.

Mercado de trabalho

Os graduados no curso de Engenharia de Software normalmente encontram empregos nas seguintes áreas:

  • Desenvolvedor de software
  • Arquiteto de software
  • Engenheiro de software
  • Treinador de TI
  • Analista de Sistemas
  • Desenvolvedor de videogames
  • Técnico de Informática
  • Consultor Técnico

Por fim, as possibilidades de atuação para quem possui os conhecimentos relacionados à área é extensa e o caminho profissional poderá ser escolhido durante a faculdade. Ao executar certas atividades, na prática, você vai poder verificar qual delas você terá mais afinidade. Dessa forma, estudar o curso de Engenharia de Software proporcionará um conhecimento dinâmico e criativo, além do teórico, para desenvolver você como profissional e abrir os caminhos de uma nova carreira a ser seguida.

Portanto, aproveite a oportunidade de estudar essa nova área, diversas instituições brasileiras já disponibilizam o curso de Engenharia de Software em algumas modalidades diferentes. Não perca tempo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.