InícioGraduaçãoFonoaudiologiaO que é o curso de Fonoaudiologia?

O que é o curso de Fonoaudiologia?

O estudo da comunicação humana e linguagem, bem como diagnosticar problemas, é papel do especialista em Fonoaudiologia.

A imagem que temos do profissional de Fonoaudiologia é aquela na qual crianças fazem sessões para melhorar algum aspecto da fala. Essa é uma das atribuições do especialista, mas sua área de atuação vai bem mais além.

É o fonoaudiólogo quem identifica problemas tanto na fala quanto de entendimento do que é falado. Há técnicas e exercícios específicos que ajudam o paciente a superar deficiências e aprimorar sua comunicação. E ele também ajuda pessoas até com o processo de deglutição de alimentos, que envolve a musculatura da cabeça e pescoço.

O curso é oferecido em sistema de bacharelado e tem quatro anos de duração. O aluno tem aulas teóricas e práticas sobre a comunicação, reabilitação, avaliação audiológica, e vários estágios supervisionados. Eles colocam o aluno na rotina do profissional de Fonoaudiologia, para que ele veja no dia a dia como é.

O curso de Fonoaudiologia

Ele tem disciplinas que abrangem áreas que tratam da fala, escuta, comunicação, processamento da comunicação, diagnóstico e tratamento. Assim, disciplinas que tratam da saúde orofacial (do rosto e da boca) da motricidade devem fazer parte. Entender como a musculatura do rosto e de todo o sistema fonador funciona dá ao profissional o caminho das pedras para identificar e tratar problemas na fala.

Mas não há somente aulas de comunicação oral no curso. Quando falamos de comunicação, ela envolve a fala, o entendimento, a escrita e a leitura. Se há alguma interferência no meio do caminho, o processo fica prejudicado. Assim, os alunos estudam também o desenvolvimento psicomotor e da linguagem. É um passo importante, para detectar, por exemplo, porque crianças (e adultos) apresentam problemas na fala e no entendimento do que é dito.

Nessa linha, aulas sobre o sistema nervoso dão mais embasamento ao futuro fonoaudiólogo. Ao conhecer em profundidade como ele funciona, o profissional de Fonoaudiologia consegue identificar problemas neurológicos, que afetam a fala, leitura, a escuta e até a escrita.

Avaliação audiológica e desenvolvimento da fala

O curso também mostra aos alunos como funciona a avaliação audiológica. Ela é um exame importante para diagnosticar problemas auditivos, perda auditiva, e até mesmo doenças como labirintite. É o profissional de Fonoaudiologia que realiza esse procedimento.

A disciplina de avaliação audiológica aparece em várias fases do curso, bem como aulas práticas. E ele precisa entender também como funciona o processamento auditivo. É onde entram matérias específicas que abordam esse assunto com mais profundidade.

O graduando tem contato com o processo de desenvolvimento neuropsicomotor e da linguagem. Entender como o sistema nervoso se conecta com o de fala é essencial para diagnosticar problemas de saúde. Isso também integra o desenvolvimento da linguagem. Como falamos anteriormente, se há alguma interferência no aprendizado da língua-mãe, isso tem consequências, mais tarde, na prática da fala, leitura, escrita e escuta.

Fonoaudiologia e os processos de reabilitação

Uma das mais conhecidas atribuições do fonoaudiólogo é na reabilitação. Ele desenvolve exercícios específicos para pessoas que têm dificuldade com a comunicação em geral. Como dissemos, há ocasiões nas quais problemas neurológicos comprometem a fala.

E nem sempre são exercícios físicos, de motricidade oral. Atividades de leitura e orientação também fazem parte da terapia. Até reabilitação oral entra nos estudos. Pessoas que por algum motivo não conseguem falar podem melhorar sua dicção e conseguir se expressar melhor.

Entram também os processos em reabilitação auditiva. Como a comunicação é integrada (fala, escuta, leitura e escrita), pessoas com problemas na hora de ouvir podem se beneficiar com terapias e tratamentos especializados, ministrados pelo fonoaudiólogo.

Fonoaudiologia no trabalho e no hospital

O fonoaudiólogo atua em outras áreas. Nos hospitais, ele trabalha na reabilitação de pacientes que estão se recuperando de cirurgias no aparelho fonador. Em algumas ocasiões, os exercícios de reabilitação já podem ser feitos com o paciente ainda internado.

Há também terapias específicas na Fonoaudiologia do Trabalho. Pessoas que usam a voz de forma constante, como professores, podem sofrer desgastes ao longo do tempo. Assim, tratamentos que recuperem a voz desses profissionais são ministrados pelos fonoaudiólogos.

Seguindo essa linha, o especialista em Fonoaudiologia trabalha de forma bastante próxima com pessoas, como locutores e apresentadores, que usam a voz profissionalmente. Exercícios para manter a voz em forma, pronúncia e articulação das palavras, são alguns deles.

Em casos nos quais esses profissionais sofram algum acidente ou problema que limite a capacidade de comunicação, é o fonoaudiólogo quem faz a reabilitação da voz dessas pessoas, para que elas voltem à ativa e em boa forma.

Mercado de trabalho

O campo de trabalho para o profissional é bem vasto. Um dos principais é ainda nos consultórios, no atendimento a pacientes com dificuldades de comunicação de forma geral. Assim, crianças que tenha problemas para começar a falar, entender o que diz, ou não pronunciam as sílabas corretamente, procuram o fonoaudiólogo. Adultos que também tenham problemas de comunicação são beneficiados pelas terapias. Esse trabalho pode ser desenvolvido tanto em clinicas quanto em domicílio.

Ele pode se especializar também no acompanhamento dos profissionais da voz, como falamos há pouco. O fonoaudiólogo faz consultas esporádicas com locutores, radialistas e apresentadores. Hospitais têm um setor especializado em Fonoaudiologia, especialmente aqueles que lidam com o tratamento de problemas auditivos e de comunicação.

O graduado também pode continuar a carreira acadêmica e manter os estudos em nível de mestrado e doutorado. Pode atuar na pesquisa de novas terapias, tratamentos e descobertas, e também trabalhar como professor nas instituições de ensino.

O que não se pode confundir é a área de atuação. Os fonoaudiólogos não são médicos. Assim, eles não podem receitar medicamentos para tratamentos na garganta ou ouvido. Essa é atribuição do especialista da área médica. Mas o profissional em Fonoaudiologia trabalha em parceira com o médico: ele pode encaminhar o paciente para fazer terapias especializadas.

Na Saúde Ocupacional, o fonoaudiólogo trabalha na avaliação nas condições de trabalho de determinados profissionais. Essa consultoria verifica se há muito ruído, por exemplo, o quanto ele pode afetar a audição e a dificuldade de comunicação dos funcionários.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.