InícioGraduaçãoFonoaudiologiaQual a duração do curso de Fonoaudiologia?

Qual a duração do curso de Fonoaudiologia?

Saber a duração do curso de Fonoaudiologia é essencial para aqueles que desejam cursar essa graduação. Com essa informação, o aluno poderá se organizar e planejar de acordo com o tempo previsto para o curso.

E, se você é um aluno que pretende entrar na graduação de Fonoaudiologia, saiba que existem diferentes áreas de atuação possíveis para esse profissional. Falaremos um pouco sobre isso no texto, além de apresentar informações completas sobre mercado de trabalho e perfil do estudante.

A área de fonoaudiologia

Para quem ainda não sabe, o curso de Fonoaudiologia é aquele que foca no estudo da comunicação e linguagem. Esse estudo abrange aspectos biológicos e neurológicos, além de trabalhar com audição, voz e capacidade de comunicação. 

A variedade de objetos de estudo e trabalho do curso é uma das responsáveis pela diversidade de áreas de atuação possíveis. São 11 diferentes especializações reconhecidas pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia a serem escolhidas pelo profissional em formação.

Este profissional terá que cuidar de pessoas que possuem problemas com a comunicação. Esses problemas podem estar relacionados à voz, à audição ou ao sistema cognitivo. Há, ainda, a possibilidade do paciente necessitar de um tratamento relacionado à dicção e articulação.

O curso de Fonoaudiologia

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a área, falaremos sobre o curso de Fonoaudiologia e as principais características dessa graduação. 

Duração do curso de Fonoaudiologia

A duração do curso de Fonoaudiologia, de forma objetiva, é de quatro a cinco anos. É esperado que o aluno realize a graduação nesse período. Além disso, no último semestre, o formando precisará apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para obter o diploma.

Outro ponto importante sobre a realização deste curso superior é que o mesmo é oferecido no formato de bacharelado. Ou seja, o profissional estará apto para exercer a profissão de forma segura e confiante ao passar por toda a grade curricular e ser aprovado.

Ao fim da graduação, o aluno terá que obter uma habilitação legal para o exercício da profissão. Essa habilitação é fornecida pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia. Assim, deve ser obtida na região de atuação do profissional. Do mesmo modo que na medicina, o profissional é obrigado a ter esse registro em dia.

Grade curricular de Fonoaudiologia

Como já dissemos anteriormente, a formação em Fonoaudiologia permite que o aluno tenha acesso a diferentes áreas de atuação no mercado de trabalho.

Para estar preparado para uma grande variedade de atividades, o aluno irá encontrar essa mesma diversificação na grade curricular do curso superior. Dessa forma, poderá ter acesso a conhecimentos específicos de cada especialidade.

As matérias são separadas em algumas categorias como Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Humanas e Ciências da Saúde. Para exemplificar, vamos verificar algumas matérias presentes na grade curricular do curso de Fonoaudiologia:

  • Genética humana nos Distúrbios da Comunicação
  • Linguística e Fonoaudiologia
  • Embriologia e Anatomia Geral
  • Neuroanatomia Funcional: sistemas de comunicação
  • Linguagem e Ciclos de Vida: adulto e senescência
  • Desenvolvimento e Avaliação da Função Auditiva
  • Fonoaudiologia e Deficiência Auditiva
  • Neurofisiopatologia Aplicada à Fonoaudiologia
  • Linguagem Escrita em Fonoaudiologia

Essas são apenas algumas das matérias que o aluno terá acesso ao cursar o bacharelado em Fonoaudiologia. Além dessas, há diversas outras que mostram a enorme variedade de temas vistos ao longo da graduação.

Por fim, lembramos que, ao longo do curso, o aluno precisará passar pela etapa de estágio supervisionado. Momento em que a prática é posta em destaque e o futuro profissional recebe ajuda de outros mais experientes enquanto aprende na prática.

Perfil do estudante de Fonoaudiologia

A duração do curso de Fonoaudiologia interfere diretamente no perfil do estudante da área. Isso porque, para passar quatro anos tendo contato com essas matérias, é preciso ter uma grande afinidade com a área. E o perfil desejado inicia aqui.

Além da proximidade com as temáticas abordadas no curso, o estudante precisa, também, possuir paciência, já que irá lidar diretamente com pacientes, e características que o ajudem no relacionamento interpessoal. É claro que essas habilidades podem ser desenvolvidas ao longo do tempo.

Juntamente a isso, o fonoaudiólogo deve gostar da área de saúde como um todo, já que, muitas vezes, irá atuar em parceria com outras especialidades. Por fim, mas extremamente importante, o estudante precisa gostar de cuidar do próximo. É o princípio básico da carreira.

Mercado de trabalho de fonoaudiologia

A duração do curso de Fonoaudiologia pode ser maior do que os quatro anos esperados. Isso acontece em muitos outros cursos superiores, pois o aluno, já nos últimos períodos, está iniciando no mercado de trabalho, reduzindo seu tempo para a faculdade.

O mercado de trabalho, inclusive, é um dos temas que muito influencia na graduação de Fonoaudiologia. E, justamente, por ter uma grande diversidade de áreas para atuar, o estudante irá focar nas matérias que mais o interessam.

Como dissemos anteriormente, há 11 áreas que o Conselho Federal reconhece. Todas são vistas, de uma forma ou de outra, dentro da grade curricular. E, como dissemos, o estágio supervisionado, matéria obrigatória para a conclusão do curso, é a porta de entrada para o mercado de trabalho.

As áreas reconhecidas pelo Conselho Federal são: Audiologia; Linguagem; Motricidade Orofacial; Voz; Linguagem; Disfagia; Fonoaudiologia educacional; Gerontologia; Fonoaudiologia neurofuncional; Fonoaudiologia do trabalho e Neuropsicologia.

Além disso, o aluno poderá atuar em hospitais e clínicas particulares ou públicas, consultórios, laboratórios de exames, equipe de media training, área de saúde e educação pública, escolas particulares e muito mais.

Respeitando a duração do curso de Fonoaudiologia

É normal que muitas pessoas não consigam concluir a graduação no tempo estimado. Isso acontece, normalmente, em diversas áreas. Mas, se você é o tipo de aluno que quer realizar o curso superior neste período, é possível.

Uma das formas de fazer isso é seguindo a quantidade de matérias recomendadas por período, fazendo sua inscrição em todas as indicadas pela grade curricular da instituição. Para isso, é preciso dedicação, comprometimento e preparação. Mas, não é impossível!

Se esse é o seu objetivo, você pode conferir o nosso guia de como se tornar um universitário de sucesso. Ele irá ajudá-lo a entender o que precisa ser feito.

E, agora que você já sabe tudo que precisa sobre o curso de Fonoaudiologia, chegou a hora de escolher a instituição ideal para começar os estudos! Boa sorte!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.