InícioGraduaçãoGeriatria e GerontologiaQual a duração do curso de Gerontologia?

Qual a duração do curso de Gerontologia?

Em primeiro lugar, você já ouviu falar em Gerontologia? Ainda, você já ouviu falar sobre o curso superior de tecnologia (CST) em Gerontologia?

Então, caso tudo isso seja um grande mistério para você, tanto o curso quanto os conceitos da Gerontologia serão explicados neste artigo. Ainda, iremos detalhar qual a duração do curso de Gerontologia.

Hoje, iremos destrinchar essa carreira, tanto na sua valoração quanto o curso e sua duração. E, por fim, alcançar o nosso objetivo de te deixar ciente de mais uma carreira super importante nessa nova era.

Vem conosco nesta leitura?

Como é o curso de Gerontologia e qual a sua duração?

Primeiro, é importante esclarecer que existem formas diferentes de cursar Gerentologia. A primeira delas, é como primeira faculdade, ou seja, a quem agrada esta área, não é necessário antes cursar Medicina, por exemplo.

Ainda, é possível cursar Gerontologia como uma segunda graduação, complementando os seus primeiros estudos na área da saúde. Ademais, após formado, é possível realizar pós-graduação nessa área, tornando-se um especialista ainda mais sofisticado e repleto de bagagens.

Também, a pós-graduação deve ser definida em lato sensu ou stricto sensu. A primeira, diz respeito a especialização e a segunda, a mestrado e doutorado.

Outro fator importante em relação ao curso, é a escolha da modalidade que será cursado.

Atualmente, diante da implantação cada vez mais profunda da tecnologia em nossas vidas, tornou-se possível modalidades de ensino presenciais, semipresenciais e EaD, sendo válido também, para o curso de Gerontologia.

A duração do curso

O curso de Gerontologia, tem a duração média de três a quatro anos. Mas, como possui formas diferentes de cursá-lo, é necessário sempre verificar em específico na universidade na qual o estudante irá decidir ingressar.

Também, o cumprimento de horas é fundamental para aprovação. Caso as horas comprovadamente exercidas ao longo do curso não sejam estudas, o aluno ficará retido.

Portanto, independe do ambiente no qual você decida estudar, parte dos critérios que garantem sua formação, vem das horas cumpridas. Dessa forma, seja no ambiente on-line, presencial ou semipresencial, cumpri-las é dever obrigatório do aluno.

A matriz curricular do curso de Gerontologia

Apesar de não ser um curso tão extenso, as disciplinas são complexas e é um curso exigente como outro qualquer.

Ainda, deve-se pontuar que o perfil do estudante, se este for empático, interessado e solidário, facilitará por conseguinte, a compreensão diante das matérias e as necessidades de aplicação.

As disciplinas base da Gerontologia permeiam:

  • Bioquímica;
  • Metabolismo humano;
  • Saúde mental e longevidade;
  • Atropologia, ética e sociedade;
  • Anatomia e fisiologia humana;
  • Os processos de envelhecimento;
  • Epidemiologia;
  • Entre outras.

As disciplinas mencionadas acima são consideradas básicas e estão presentes nos primeiros anos do curso de Gerontologia. Mas, as específicas vêm logo a seguir, como, por exemplo:

  • Cuidados paliativos, finitude e morte;
  • Plano de acompanhamento de carreira em Gerontologia;
  • Saúde visual na terceira idade: optometria comportamental;
  • Sexualidade humana e o processo de envelhecer;
  • Terapias alternativas em saúde;
  • Primeiros socorros, higiene e profilaxia na terceira idade;
  • Farmacologia e envelhecimento;
  • Políticas de atenção à saúde da pessoa idosa;
  • Envelhecer sob a ótica do serviço social;
  • Aspectos jurídicos relacionados ao envelhecimento;
  • Saúde bucal da pessoa idosa;
  • Atividade física, recreação e lazer na terceira idade;
  • Fisioterapia geriátrica;
  • Entre outras.

Interessante, né? Ou seja, o aluno de Gerontologia, estuda não só questões técnicas, como veem o idoso um ser complexo, pensante, sexual, e que por fim, está passando por mais um dos ciclos da vida.

O mercado de trabalho em Gerontologia

O profissional de Gerontologia, sobretudo, tem de gostar de seres humanos. E deve, portanto, compreender as dificuldades, limitações e ciclos.

Ademais, tem de ser solidário, empático, trabalhar bem em equipe e ser atencioso. No mais, o profissional tem de manter a saúde mental em dia, pois, lida-se em demasia com perdas de pacientes que o acompanhavam há algum tempo.

Assim, confira abaixo a lista de locais onde o profissional de Gerontologia pode atuar:

  • ONGs,
  • Home Care;
  • Casas de apoio e asilos;
  • Centros de saúde e convivência – sendo estes, públicos ou particulares;
  • Hospitais;
  • Centros ambulatórios;
  • UBS;
  • Empresas que prestam serviços de contratação de cuidadores;
  • Entre outras.

Em síntese, é importante pontuar que quando o profissional realiza o curso de Gerontologia como segunda graduação ou tecnólogo, as áreas de atuação podem ser ainda mais amplas.

Exemplo disso, é um profissional que realizou a primeira graduação em Gestão de Políticas Públicas, mas, decide por especializar-se em questões de saúde e políticas públicas para a terceira idade, cursando assim, Gerontologia.

Por fim, em um cenário como o exposto, o profissional tende a trilhar uma carreira cada dia mais sólida. Ou seja, a sofisticação e a edificação, surge a partir da bagagem, experiência e estudo, como tudo nessa vida.

Mas, afinal, qual o conceito exato de Gerontologia?

Na década de 40, a partir estudos e ideias do profissional Metchnikoff, criou-se o termo Gerontologia. Que engloba, para além dos estudos do processo de envelhecimento, o avanço da Medicina e da Ciência em relação aos recursos que aumentam a estimativa da vida humana.

A Gerontologia é comumente confundida com a Geriatria, sendo esta, bastante popular ao comparar com a Gerontologia. As duas, basicamente, envolvem idosos e a busca por um envelhecimento qualitativo. Mas, a Gerontologia em si, estuda o processo do envelhecimento propriamente dito.

Assim, estende-se para além do estereótipo do idoso debilitado e enfermo, já que o processo de envelhecer é natural e constante. Dessa forma, o profissional formado em Gerontologia estuda aspectos físicos, sociais, psicológicos e biológicos do envelhecimento.

Também, a Gerontologia tem por finalidade, proporcionar uma vida de melhor qualidade em todos os âmbitos aos idosos, enfermos ou não. A qualidade de vida, para todos nós, contempla a saúde física e mental na mesma proporção.

Mas, para isso, há de se ter muito estudo, técnica e estratégia ao longo da formação destes profissionais.

A diferença entre Geriatria e Gerontologia

Popularmente, as pessoas costumam colocar ambas no mesmo contexto, mas não é bem assim. Cada uma possui as suas especificidades, tanto nos estudos quanto na aplicabilidade e distintos objetivos.

A Geriatria, no que lhe concerne, é um campo específico na medicina que trata, exclusivamente, doenças em pacientes idosos. E, estas doenças podem ser por conta da idade ou por algo que se agravou na velhice, mas que não tem especificamente relação com o passar dos anos.

Em contrapartida, a Gerontologia estuda o processo do envelhecer propriamente dito. Também, como criar recursos e aplicá-los em ambientes nos quais as pessoas possam obter uma vida mais qualitativa, saudável e ativa, independente da idade.

Portanto, diante das evoluções científicas e farmacológicas, o homem passou a viver mais. E, assim, com o aumento da expectativa de vida, fez-se ainda mais necessário, a demanda e a valoração do profissional de Gerontologia, assim como os estudos na área.

Finalmente, chegamos ao fim do nosso artigo, mas com a imensa expectativa de que você tenha não só se atentado em relação à duração do CST em Gerontologia, mas também, a importância deste profissional perante a sociedade.

Assim, conte-nos por meio dos comentários, o que achou do nosso artigo. Estamos esperando pelo seu feedback.

Leia também:

O que é CST em Coaching e Desenvolvimento Humano?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.