InícioGraduaçãoGeriatria e GerontologiaFaculdade de Gerontologia: saiba tudo sobre o curso

Faculdade de Gerontologia: saiba tudo sobre o curso

Nas últimas décadas, diversos fatores provocaram mudanças no perfil de desenvolvimento da sociedade. Avanços na ciência, novos hábitos de vida, melhoria nos cuidados médicos e desenvolvimento econômico permitiram o aumento da expectativa de vida e, consequentemente, cada vez mais pessoas chegam em idades avançadas.

Neste cenário, a área da Gerontologia vem cumprindo um papel muito importante ao prestar toda assistência para que os processos de envelhecimento ocorram acompanhados de bem-estar e qualidade de vida.

Vamos juntos conhecer um pouco mais sobre a formação dos profissionais que atuam nessa área? Vem com a Voomp, acompanhe nosso conteúdo e saiba como é a faculdade de Gerontologia!

Gerontologia: como é a faculdade?

A faculdade de Gerontologia é considerada um curso de nível tecnólogo, cujo principal objetivo é formar profissionais que atuarão com diversas práticas de assistência à população idosa. As formas de acompanhamento são bem diversas, passando pelo campo da psicologia, da saúde, do lazer e até mesmo da educação.

Desta forma, o curso adquire um caráter multidisciplinar, em que o graduando obterá uma formação ampla, generalista, humanista e técnica para lidar com pessoas em processo de envelhecimento. Isso garante ao profissional atuar de forma ética, com responsabilidade social e empatia.

Entre as principais habilidades adquiridas no curso, estão a elaboração de estratégias para garantir qualidade de vida, autoestima, facilidade no dia a dia e principalmente acessibilidade da população idosa. Para isso, o profissional deve ser atencioso, conhecer a realidade social da faixa etária e seus aspectos culturais e psicossociais.

O curso pode ser feito em faculdades presenciais, semipresenciais ou a distância e para se matricular é fundamental ter concluído o ensino médio. Por ser um curso de nível superior, após a obtenção do diploma, o profissional pode optar por realizar cursos de pós-graduação em áreas como a Gerontologia, Psicologia e Serviço Social, por exemplo.

Como é o curso de Gerontologia na modalidade EaD?

Embora os cursos de graduação a distância tenham crescido significativamente nos últimos anos, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre como funciona a formação, o que é bastante normal. Afinal, como assistir às aulas, acessar conteúdos e tirar dúvidas sobre as matérias?

No ensino a distância, tudo isso ocorre pela própria internet. Na plataforma online disponibilizada pela sua instituição, o aluno pode acessar diversos recursos que garantem toda a estrutura para um ensino de qualidade. Videoaulas, bibliotecas virtuais, fóruns de debate, avaliações, enfim, tudo o que é necessário em um só lugar.

O mais interessante é que o aluno ainda consegue manejar seus horários, estudando em turnos que se encaixam na correria do dia a dia. Interessante, não achou? Conheça os cursos de Gerontologia EaD oferecidos na plataforma Voomp!

Quais matérias são estudadas no curso de Gerontologia?

A faculdade de Gerontologia abrange em sua grade curricular uma série de conteúdos multidisciplinares, englobando diversas áreas do conhecimento. Temas como saúde, nutrição, psicologia e fisioterapia são recorrentes ao longo dos estudos e asseguram um entendimento completo sobre as necessidades da população idosa.

Também são abordados tópicos fundamentais, como acessibilidade, segurança e primeiros socorros, temas de caráter prático e indispensáveis para uma atuação profissional de excelência.

Confira a seguir as matérias que fazem parte da grade curricular da faculdade Anhanguera!

  • Acessibilidade e Tecnologias Assistivas para o Idoso
  • Aspectos Biopsicossociais do Envelhecimento
  • Direitos Humanos, de Inclusão e do Idoso
  • Farmacologia e Cosmetologia
  • Gestão, Qualidade e Segurança do Paciente
  • Políticas Públicas e Políticas de Atenção ao Idoso
  • Psicologia Aplicada à Saúde
  • Qualidade de Vida na Velhice
  • Reabilitação Geriátrica
  • Senescência e Senilidade
  • Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros
  • Terapias Integrativas para o Bem-estar
  • Vida Limitada pelo Tempo

Gerontologia: qual a duração do curso?

Uma das principais características de cursos superiores tecnólogos é o tempo de duração reduzido, especialmente se comparado ao de faculdades de bacharelado. Desta forma, o curso tecnólogo em Gerontologia permite ao profissional concluir seus estudos de forma rápida e eficiente, podendo ingressar no mercado de forma ágil.

O curso de Gerontologia pode ser concluído a partir de quatro semestres. Ou seja, em questão de dois anos, ao finalizar todas as matérias obrigatórias do currículo, o aluno pode obter seu diploma e trilhar sua carreira de sucesso!

Quanto custa a faculdade de Gerontologia?

Os valores praticados pelas faculdades de Gerontologia podem variar de acordo com a instituição de ensino. Entre os principais fatores que influenciam no preço, podemos mencionar a modalidade de ensino, a região onde está localizada e a estrutura oferecida pela faculdade, a grande responsável pelos custos mais elevados do modelo presencial.

Contudo, existem boas opções em que o aluno combina preços atraentes com qualidade e modernidade. Nas faculdades Pitágoras, Unime e Unopar, é possível cursar a graduação em Gerontologia com mensalidades abaixo de R$ 200.

E claro, dá para aproveitar também diversos programas de bolsas e descontos oferecidos pelas instituições de ensino. Uma boa nota no vestibular ou no Enem ajudam bastante a obter ótimas condições de preços, fica a dica!

Faculdade concluída: o que esperar do mercado de trabalho?

A atuação de profissionais especializados em Gerontologia não é das mais antigas. Aliás, tem muitas pessoas que acreditam ser uma das profissões do futuro, em que os profissionais com formação na área serão cada vez mais fundamentais. Isso porque o avanço em ferramentas de saúde, tecnologia e qualidade de vida tem sido determinante para o aumento da longevidade da população.

Assim, as perspectivas para a área da Gerontologia são de crescimento a médio e longo prazo. Com cada vez mais pessoas idosas na sociedade, a necessidade de profissionais que possam fazer uma boa gestão do tempo e dos cuidados com essas pessoas também cresce.

São profissionais que atuam em centros de apoio psicológico, de assistência social, construindo políticas públicas e estratégias de integração para a terceira idade em instituições públicas ou promovendo ações de adaptação, reabilitação e educação da população em estágio de envelhecimento. Outras instituições que contam com gerontólogos são ONGs e lares para idosos. Enfim, o que você achou dessa graduação e dessa carreira? Invista na sua formação e conte com a gente para dar um Voomp na sua vida profissional. Obrigado pela sua companhia até aqui e até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.