InícioPós-graduaçãoTecnologia da InformaçãoPós-graduação em Tecnologia da Informação: descubra a especialização

Pós-graduação em Tecnologia da Informação: descubra a especialização

A pós-graduação em Tecnologia da Informação é um passo importante para quem busca sucesso na carreira em TI. Afinal, a graduação traz uma visão mais geral, então é preciso ir a fundo no tema. Por isso, conheça mais sobre esse formato de curso.

Qual a importância de uma pós-graduação em Tecnologia da Informação?

Ao passo que na graduação o aluno aprende as bases gerais sobre a área, no curso de Pós-Graduação é possível estudar com maior detalhe um nicho de atuação em especial. 

Os cursos de especialização também focam em preparar o estudante para o dia a dia do mercado. Desse modo, em alguns deles há matérias voltadas para estratégias de negócios, liderança e gestão de pessoas.

Currículo com especialização em Tecnologia da Informação

Ter um diploma de especialização traz mais peso ao currículo. Afinal, em um mercado cada vez mais disputado, esse pode ser o que vai definir a conquista de uma vaga.

O salário de um TI pós-graduado, pode ser até 40% maior do que aqueles que têm apenas o curso superior. Então, esta é uma aposta que tende a ter um bom retorno em curto espaço de tempo.

 A pós-graduação em Tecnologia da Informação é um diferencial no currículo para quem quer seguir esta carreira.

Áreas para especialização

Fora os conceitos gerais que o aluno vê na graduação, na pós é possível tratar de um tema específico. Desse modo, confira na sequência alguns dos ramos mais comuns para pós-graduação em Tecnologia da Informação: 

Como esse é um ramo em que sempre há algo novo, os cursos mudam a cada dia. Isso porque, é preciso que haja pessoas qualificadas para resolver os problemas que advém de novas tecnologias.

Duração de uma pós-graduação em Gestão da Tecnologia da Informação

A depender do tema e faculdade escolhida, o curso pode durar entre seis e 18 meses. Portanto, é um formato mais objetivo e que tem foco nos aspectos práticos da rotina de quem trabalha no ramo.

Qual a diferença entre pós-graduação e MBA em Gestão de Tecnologia da Informação?

O MBA ou Master of Business Administration é um tipo de pós que tem foco em uma visão mais corporativa. Nesse sentido, é ideal para quem quer seguir carreira em cargos de gestão. 

Logo, um MBA vai preparar o discente para gerir equipes e liderar projetos. Além disso, ele dá ferramentas que permitem ter uma visão estratégica do negócio, aplicadas à área de TI.

Técnica

Já a pós-graduação em Tecnologia da Informação tem um viés mais acadêmico. Assim, o aluno amplia a sua perfeição técnica e se torna um expert na área que escolheu. Desse modo, se torna capaz de desenvolver novas soluções e trazer inovação para a empresa.

Como escolher a pós-graduação em Tecnologia da Informação?

Na hora de escolher um curso de pós-graduação na área é importante levar em conta alguns aspectos: 

  • Ramo de interesse;
  • Perfil do aluno, se prefere atividades gerenciais ou operacionais;
  • Disponibilidade de tempo.

Com base nesses itens, o aluno pode buscar o curso que melhor se adapta a suas expectativas. Ainda, para quem não dispõe de muito tempo livre, a pós-graduação EAD é uma boa escolha.

Instituição de pós-graduação em tecnologia da informação EAD

Os cursos na modalidade a distância são muito comuns por serem uma opção prática aos estudantes. Afinal, o aluno consegue encaixar as aulas em seus momentos livres e acessar de qualquer lugar. 

Para ter certeza de ter um curso de qualidade, é preciso ter atenção na escolha da instituição. Por isso, busque saber sobre as avaliações e conteúdo do curso. Além disso, no caso de optar pelo EAD, veja se há suporte para dúvidas dos alunos. 

Reconhecido pelo MEC

Outro ponto que merece ser notado é se o curso é autorizado pelo MEC, ou seja, o Ministério da Educação. Isso porque, é esse órgão que autoriza a abertura de formações, bem como, avalia as faculdades.
Gostou da pós em Tecnologia da Informação? O que está esperando para entrar de cabeça? A Voomp está contigo na busca pelo conhecimento!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.