InícioDicasMercado de trabalhoComo empreender em Gestão da Tecnologia da Informação?

Como empreender em Gestão da Tecnologia da Informação?

Empreender em Gestão de Tecnologia da Informação requer pesquisar concorrentes, encontrar fontes de financiamento e se proteger com contratos e seguros de negócios. Essas são apenas algumas das etapas que você deve seguir ao iniciar um negócio de serviços em TI.

Além disso, como o cenário de negócios moderno está sendo impulsionado pela tecnologia. Empresas de todos os setores precisam da infraestrutura de tecnologia certa para se manterem competitivas, reduzir riscos e proteger dados. Como resultado disso, profissionais de serviços de TI como você tem alta demanda em todos os setores.

Logo, as empresas estão aumentando seus orçamentos de TI para atrair esses profissionais e consultores. Aliás, um relatório recente do Gartner mostra que os gastos globais com TI, devem crescer 6,2% em 2021. Consequentemente, você pode aproveitar essa oportunidade ao empreender em Gestão da Tecnologia da Informação.

Independentemente de sua área de especialidade, há muito trabalho que deve ser realizado. E o mais importante, alto potencial de ganhos. Então, se você gosta do mundo acelerado da tecnologia, abrir uma empresa de tecnologia pode ser uma ótima opção.

Criar uma empresa de TI certamente o manterá alerta. Assim, o mundo dessa área é uma indústria em constante mudança. Dessa forma, cada dia acaba ficando cada vez mais emocionante. Eventualmente, esse é o ramo dos poucos negócios em que você pode ser lucrativo muito rapidamente e pode continuar ganhando muito dinheiro.

Melhor ainda, uma empresa de Gestão da Tecnologia da Informação é uma boa maneira de começar uma startup sem dinheiro. Basicamente, você não precisa de muitos fundos iniciais para abrir um negócio de TI. É possível abrir um bom negócio com pouco capital de giro e crescer organicamente.

Para empreender em Gestão da Tecnologia da Informação, pesquise seu mercado e concorrentes

Então, como você decidiu que um negócio de TI é certo para você, possivelmente será desejado determinar que tipo de empresa você deseja inaugurar. Em geral, você precisa decidir se oferecerá serviços generalizados ou se especializar, pois, existem prós e contras em ambas as opções.

Nessa perspectiva, você precisa decidir sobre as suas ofertas de serviços de TI, de forma que você deve se lembrar que a sua prática profissional poderá fornecer alguma combinação de serviços como projeto de instalação de rede, instalação e atualizações de software, além de suporte técnico, por exemplo. D

o mesmo modo, comece a fazer pesquisas na internet ou mesmo redes sociais sobre as empresas de TI mais próximas a você. Busque analisar os serviços ofertados e faça anotações sobre cada um deles, depois veja quais destes serviços você enxerga como oportunidade para empreender em Gestão da Tecnologia da Informação.

Não se sinta intimidado pelo excesso de atividades oferecidas pelas empresas, pois muitas delas podem estar no mercado há mais de décadas. Portanto, foque naquilo que você tem mais conhecimento e se torne expert nisso, de maneira a conseguir atrair trabalhos desse segmento pelos bons serviços e clientes satisfeitos.

Em seguida, verifique algumas das áreas de atuação em que você consegue empreender em Gestão da Tecnologia da Informação.

Inaugure uma empresa especializada em Gestão da Tecnologia da Informação

Em geral, as oportunidades são inúmeras quando se trata de trabalhar em TI. As especialidades incluem: segurança cibernética, computação em nuvem, inteligência de negócios e análise, desenvolvimento de aplicações, rede, recuperação de dados, gerenciamento de data center e design, e desenvolvimento de web.

Dessa forma, as vantagens de se especializar na indústria de tecnologia incluem a capacidade de cobrar mais por hora. Isso pode permitir que você ganhe uma quantia substancial de dinheiro. Pois, quando você se especializa, domina um determinado tópico. No entanto, os contras da especialização incluem experimentar clientes mais exigentes, principalmente porque eles criam maiores expectativas em relação à sua empresa quando você se especializar.

Abra uma empresa mais generalista de Gestão da Tecnologia da Informação

Hoje em dia, se você gostaria de fornecer serviços de TI em várias áreas, generalize. Fazer isso, permitirá que você atenda a uma variedade de clientes. Os profissionais em fornecer um serviço generalizado incluem uma ampla base de clientes.

Quase todas as empresas e pessoas precisam de assistência de computador e notebooks. Você também terá a oportunidade de aprender muito sobre os negócios de TI em geral e se manter atualizado sobre as mudanças no setor.

Além disso, as desvantagens de administrar uma empresa de informática generalizada incluem não poder cobrar tanto quanto se fosse especializado. Você também precisa ser um “pau para toda obra” e manter-se atualizado com todas as tecnologias mais recentes, o que pode ser demorado.

Ao empreender, escolha o nome e determine a estratégia de marketing

Como você deve imaginar, escolha um nome de empresa que descreva completamente o que você faz. Embora você queira que o nome da empresa soe bem, você também quer que seja autoexplicativo. Assim, torne o nome simples, direto e pesquisável, o que é fundamental no cenário digital de hoje. Com isso, antes de abrir uma empresa de tecnologia, decida o tipo de estrutura de negócios que você precisa. Por mais que você possa mudar mais tarde, no entanto, pode ser difícil fazer isso. Veja alguns dos tipos atuais:

  • Empresa individual: a menos que você trabalhe sozinho ou apenas com o cônjuge, esse tipo de estrutura de negócios não é ideal para muitas empresas de TI.
  • Parceria geral: se você trabalhar com um ou mais parceiros, precisará estabelecer uma parceria. Com seus parceiros, você participa de todos os lucros e perdas.
  • Corporação Limitada: esse tipo de empresa pode incluir um ou mais proprietários. Este tipo de estrutura empresarial exige que os membros decidam se desejam ser tributados como sociedade, empresa ou empresa individual.

Por fim, decidir como você comercializa seu negócio é importante antes de abrir uma empresa de TI. Uma boa opção para divulgar sua empresa de TI é entrar em contato com a Câmara de Comércio local e comparecer em todos os eventos que eles realizam.

Ou então ser um revendedor de certos serviços de instalação. Por outro lado, alinhar sua empresa com outras empresas é uma boa prática, podemos dizer que se você é uma empresa geral de TI, por exemplo, pode querer desenvolver um relacionamento com empresas especializadas — como computação em nuvem e recuperação de dados.

Caso você tenha interesse em se informar leia o post: “Qual o salário do gestor da Tecnologia da Informação?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.