InícioGraduaçãoTecnologiaQual a grade curricular de Gestão de Tecnologia da Informação?

Qual a grade curricular de Gestão de Tecnologia da Informação?

O curso de Gestão de Tecnologia da Informação prepara o estudante para se tornar um profissional com capacidade para lidar com a liderança técnica e administrativa em Tecnologia da Informação (TI). Sendo assim, a graduação é um excelente caminho para quem quer investir na área de informática. 

Então, preparamos um artigo para você conhecer melhor a graduação de Gestão de Tecnologia da Informação. Como, por exemplo, a grade curricular e o período necessário para completar a formação na área. 

Vale ressaltar que essa graduação é voltada para encontrar soluções para sistemas de informação de dados. Dessa forma, o estudante que opta pela formação aprende as técnicas necessárias para coletar, selecionar, processar, armazenar, distribuir e avaliar o uso das informações em ambientes corporativos. 

Além disso, é preciso destacar que o curso de Gestão de Tecnologia da Informação é um tecnólogo. Dessa forma, conta com um tempo médio para formação mais curto.  Ainda que a formação tenha um tempo menor, a graduação prepara o profissional para todas as necessidades da profissão.  

Então, ficou interessado para conhecer melhor a formação universitária em Gestão de Tecnologia da Informação? Por isso, aproveite o artigo e esclareça todas as dúvidas sobre a grade curricular e como funciona o curso universitário. 

O que é o Curso Superior de Tecnologia?

Como dito anteriormente, o curso de  Gestão de Tecnologia da Informação é um tecnólogo. Sendo assim, esclareceremos o que é um Curso Superior de Tecnologia e quais são as diferenças para uma faculdade de bacharelado. 

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o Ministério da Educação (MEC) classifica os cursos de tecnologia como uma graduação e o aluno obtém o diploma de tecnólogo no final da formação universitária.

Dessa forma, no Brasil existem três categorias de diplomas de nível superior: bacharel, tecnólogo e licenciado. Conforme as diretrizes do MEC, os três diplomas são válidos em todo o território nacional. 

Sendo assim, são válidos em disputas de empregos e concursos públicos que tem como exigência formação superior. Além de garantir o ingresso em cursos de pós-graduação, como, por exemplo, mestrado e doutorado. 

Contudo, o tecnólogo tem como foco preparar o profissional para atender as demandas do mercado de trabalho. Dessa forma, as grades curriculares dos cursos contam com disciplinas voltadas para as práticas da profissão. 

Além de ensinar as habilidades para desempenhar uma determinada função em sua área de estudo. Já os cursos de bacharelado contam com um  currículo escolar mais amplo e com mais conteúdos teóricos ao longo da formação superior. 

Qual a duração do Curso de Gestão de Tecnologia da Informação?

Então, a principal vantagem do Curso Superior de Tecnologia é o período necessário para formação. O tecnólogo torna possível o estudante adquirir um diploma de nível superior em menor tempo do que os cursos mais tradicionais. Enquanto, as graduações de bacharelado e licenciatura demoram cerca de quatro a cinco anos para formação. O curso de bacharelado precisa de cerca de dois anos.  

No caso do Curso Superior Tecnológico em Gestão de Tecnologia da Informação conta com cinco semestres. Ou seja, são necessários em torno de dois anos para formação universitária. 

Como é o curso de  Gestão de Tecnologia da Informação? 

O curso de Gestão de Tecnologia da Informação forma profissionais capazes de lidar com problemas ligados à área da tecnologia. Como, por exemplo, avaliar o uso das informações em ambientes corporativos que necessitam de liderança técnica e administrativa em TI. 

Por isso, tornará o estudante em um profissional preparado para assumir um papel estratégico na empresa. Além de auxiliar em decisões de alto nível. Tais como, a contratação de mão de obra ou por buscas por serviços terceirizados.

Dessa forma, o MEC, no Catálogo Nacional de Cursos Superiores, lista as habilidades que os estudantes aprendem ao longo do curso. Então, entre  competências estão: 

Avaliar e emitir parecer técnico; 

Implementar e gerenciar os sistemas informatizados; 

Projetar soluções de TI para o processo de gerenciamento;

Especificar e gerenciar os recursos de hardware, software e pessoal de Tecnologia da Informação. 

Ainda vale ressaltar que após formado no curso, o profissional pode escolher trabalhar em diferentes níveis da hierarquia de uma empresa. Como, por exemplo, com cargos de consultor, gerente ou diretor. Portanto, a graduação ensina o aluno a assumir cargos de liderança, que envolvam investimentos tecnológicos, contratação e gestão de mão de obra. 

Qual a grade curricular do curso de Gestão de Tecnologia da Informação?

Então, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Tecnologia da Informação conta com disciplinas básicas relacionadas à área de tecnologia.  Além disso, conta com conteúdos específicos da área. 

Por isso, se você quer conhecer o que é estudado durante os semestres da graduação, confira abaixo a grade curricular da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR):

Algoritmos E Técnicas De Programação

 Arquitetura E Organização De Computadores

 Auditoria De Sistemas

 Direito Eletrônico E Internet

 Empreendedorismo Digital

 Engenharia De Software

 Finanças E Custos Em Ti

 Gerenciamento E Desenvolvimento Em Banco De Dados

 Gestão De Projetos De Software

 Gestão Do Conhecimento E Da Tecnologia Da Informação

 Governança De Tecnologia Da Informação

 Lógica Computacional

 Marketing Digital

 Modelagem De Dados

 Projeto De Software

 Redes De Computadores

 Segurança Da Informação E De Redes

 Sistemas De Informação Gerencial

 Sistemas Operacionais

 Então, sobre a grade curricular é importante ressaltar que ela pode sofrer alterações em instituições de ensino diferentes. Como, por exemplo, em algumas faculdades o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é obrigatório para formação e em outras instituições, não existe essa exigência. 

Além disso, o estágio monitorado na área de estudo também pode ser colocado como exigência para o estudante conseguir o diploma. 

Conclusão

Então, espero que  agora você conheça melhor o curso de Gestão de Tecnologia da Informação. Além disso, que conheça melhor a grade curricular para o curso superior e quais setores o profissional pode trabalhar. 

Enfim, desejo que o artigo tenha auxiliado a escolher a área de formação e tenha esclarecido as dúvidas sobre a área. Além disso, espero ter ajudado na escolha de carreira que apostará no futuro. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.