InícioDicasEstudosQuantas horas por dia preciso estudar para o vestibular?

Quantas horas por dia preciso estudar para o vestibular?

O número de horas para estudar para o vestibular varia de pessoa para pessoa. Isso porque, cada um tem o seu nível de facilidade de aprender o conteúdo tanto em sala de aula quanto fora dela.

Confira a seguir o período recomendado de estudos, bem como, dicas de como se sair bem no vestibular.

Horas diárias para estudar para o vestibular

Em tese, se recomenda 4 horas diárias de estudo. Mas, como isso varia, é importante avaliar alguns pontos antes de escolher seu plano de estudos. São eles:

  • Qual o curso escolhido?
  • Quais matérias tenho mais dificuldade?
  • Irá estudar por conta própria ou contará com o apoio de cursos pré-vestibular?
  • Qual período do dia posso me dedicar aos estudos?

Definido o curso, o primeiro passo será definir um plano com todas as matérias que serão aplicadas no vestibular. Assim como, você terá que dividir o tempo de estudo das disciplinas pelo grau de dificuldade.

O importante é definir uma estratégia eficaz. Nesse sentido, o número de horas para estudar para o vestibular deve seguir o seu ritmo. Isso porque, de nada adianta ficar horas diante de um livro sem um plano, o que pode causar danos mentais e físicos.

Quantidade de horas e qualidade de estudos

Por outro lado, quando o cérebro fica com muita carga não há absorção de saber e isso resulta na queda de rendimento. Por isso, considere a qualidade na hora de estudar e não o tempo do relógio.

Vale muito a pena manter o foco total por um período mais curto de tempo que horas sem resultado. Certamente, vale também para distribuir as matérias. Além disso, de nada adianta evitar as matérias que têm mais dificuldade, dedique mais tempo para elas.

Influência sobre o seu rendimento

Organize o conteúdo e o tempo que quer dedicar aos seus estudos. Então, veja a seguir os pontos que agem no seu resultado.

Seu estilo de aprender para estudar para o vestibular

Cada um aprende melhor de uma forma, saber o seu estilo aprimora seu plano. Nesse sentido, confira a seguir os estilos mais comuns para estudar para o vestibular. São eles:

  • Auditivo-musical – aprender com sons e música;
  • Visual – imagens e vídeos despertam o saber;
  • Físico – gosta de atividades práticas;
  • Verbal – palavras trazem mais saber;
  • Social – tem facilidade em aprender em grupo;
  • Lógico – uso de raciocínio lógico e sistemas;
  • Solitário – absorver melhor o conteúdo estudando sozinho.

Quando descobre qual a sua melhor forma de aprender, o saber se torna mais fluido e assertivo.

Utilizar técnica de estudo eficiente

A técnica eficaz te faz aprender mais em menos tempo. Um exemplo disso são os chamados mapas mentais, ou seja, um diagrama com um tema central que tem várias informações-chaves.

Considerar o período de maior produtividade

Tem pessoas que aprendem mais ao acordar, outras são mais ativas à tarde. Por outro lado, alguns optam por estudar à noite. Observe qual o período do tempo que você produz mais para se dedicar.

Ter foco e concentração para estudar para o vestibular

Para estudar desconecte-se das redes sociais, coloque o celular no modo avião, escolha um local tranquilo e tenha foco e se concentre. Agora, se você precisa do celular para suas pesquisas, por exemplo, faça o uso consciente para estudar para o vestibular.

Como montar um cronograma de estudos?

Agora que você já entendeu que o tempo de qualidade, a forma de aprender e o método de ser mais produtivo somados trazem ótimos resultados, chegou o momento de criar o seu cronograma de estudos.

É com ele que você saberá quantas horas dedicará aos estudos. Bem como, os tipos de atividades que realizará durante o dia.

Tenha um plano de estudos eficiente

O primeiro passo é checar quais as matérias têm mais problemas e dedicar a maior parte do tempo a elas. Mas, isso não significa que você não deve estudar as matérias mais fáceis, pelo contrário, elas só exigem menos tempo gasto.

Monte um quadro com seus horários

Seu quadro geral deve ter todas as atividades e trabalhos de todas as disciplinas, além de todo o conteúdo das disciplinas. Assim, você terá uma visão geral de tudo que precisa aprender até o dia do vestibular.

Distribua o tempo entre atividades práticas e teóricas

Intercale atividades práticas e teóricas. Veja filmes, vídeos, inclua leituras e revisão do conteúdo. Além disso, construa esquemas para memorizar o conteúdo. Aproveite também para refazer simulados anteriores para fixar o conteúdo ao estudar para o vestibular.

Tenha uma planilha para estudar para o vestibular

Caso tenha facilidade com planilhas pode montar a sua para agilizar a forma de acompanhar os status de todas as atividades. Por isso, veja a seguir como pode organizar esse quadro:

  • Os conteúdos para estudo;
  • Um cálculo da carga horária que gastará em cada disciplina;
  • Orientações para seus estudos;
  • Além do status de cada tarefa.

A ideia é não perder nenhum prazo e seguir à risca o plano. Assim, você terá melhores resultados.

Separe um tempo para o descanso e atividade física

Estudar é importante, mas separe parte do seu tempo para descanso e para fazer atividades físicas. Portanto, inclua pausas no seu plano. Isso serve para recarregar suas energias e dar um descanso para o cérebro.

Uma técnica muito usada é a técnica Pomodoro, em que você dedica foco total por 25 minutos a uma atividade e descanse por 5 minutos. Depois de quatro rodadas pode fazer uma pausa maior.

Exercícios são úteis para aliviar a tensão e diminuir os níveis de stress. Além disso, você fica mais disposto para estudar para o vestibular.

O que o aluno deve abdicar nesse período?

Evite desviar sua atenção para viagens longas ou projetos paralelos. Portanto, terá que se privar para ter foco total nos estudos. A chave do sucesso é definir suas prioridades. Você terá que renunciar a alguns eventos que o façam virar a noite, por exemplo.

Você precisa estar disposto no dia seguinte para conseguir cumprir seu plano. Mas, não se afaste dos seus amigos e familiares, você só precisa de organização e tempo de qualidade para desfrutar de todos os momentos importantes.

Pense em reduzir o tempo que passa nas redes sociais, vendo séries, jogos e filmes, mas não os elimine por completo. Você também precisa de distração nesse período.

Dedicação ao estudar para o vestibular

É uma fase diferente e um pouco desafiadora da sua carreira. Então, passe por ela da melhor forma. Escolha seu curso, se dedique aos estudos e o resultado será uma vaga para dar o pontapé inicial a sua carreira profissional.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.