InícioGraduaçãoGestão da ProduçãoQual a duração do curso de Gestão da Produção Industrial?

Qual a duração do curso de Gestão da Produção Industrial?

Geralmente, o curso de Gestão da Produção Industrial tem uma duração de, em média, três anos de duração. Porém, é possível encontrar certas opções que variam de dois a quatro anos de estudos.

Podemos dizer que o curso de Gestão da Produção Industrial é uma área bastante promissora para conseguir acompanhar o crescimento da economia produtiva. Assim, como uma pessoa capacitada nesta formação, você será responsável por otimizar os processos e acabará cuidando de cada uma das etapas que constituem uma fabricação. Dessa forma, praticamente toda empresa voltada ao setor de produção indústria ou prestação de algum serviço tem seus produtos e processos fiscalizados por alguém responsável.

O próprio consumidor final também acaba avaliando o serviço ou produto e influenciando outras pessoas que negativamente ou mesmo positiva. Deixando de ser apenas um consumidor que aceita todo tipo de produto ou serviço. Por essa razão as empresas de diversos setores precisam de um profissional com diploma no curso de Gestão da Produção Industrial. Assim, esse curso é uma graduação de nível superior responsável por qualificar profissionais que tenham capacidade de juntar o conhecimento operacional. Com técnicas, ferramentas e conceitos estratégicos ou táticos. Com a finalidade de atuarem na gestão processual de todo o ciclo de transformação e entrega de produtos e serviços no âmbito das organizações.

Por outro lado, enquanto o curso de gestão da Produção Industrial é fornecido por algumas faculdades como um tipo de graduação de nível superior. Outras, oferecem o curso como uma espécie de pós-graduação da área da Administração e gestão. Isso acontece porque, como a duração do curso de gestão da Produção Industrial tem uma média de dois anos e tem titulação tecnológica. Visando o objetivo de rápida absorção profissional pelo mercado de trabalho.

O que é estudado na duração do curso de Gestão da Produção industrial?

Inicialmente, o Tecnólogo em Gestão da Produção Industrial acaba desempenhando um papel fundamental neste setor. De maneira a acompanhar de perto todos os processos fabris, fazendo a interface com diferentes departamentos e níveis de produção. Para resumir, a Gestão da Produção industrial é uma área responsável pelo planejamento e supervisão de processos de fabricação na economia produtiva.

Dessa forma, a finalidade desse campo de atuação é a busca por processos que sejam cada vez mais eficientes. Para que assim, seja melhorada a competitividade entre as indústrias. Assim, o profissional desse setor será o responsável pela supervisão e planejamento de processos na economia produtiva como um todo. Ou seja, fará parte do escopo do controle de qualidade da empresa, além de trabalhar em projetos que envolvam infraestrutura e logística. Portanto, os estudos da Gestão da Produção Industrial são os processos de fabricação existentes na indústria na totalidade. Porém, mais especificamente focada nas atividades que transformam insumos e matérias-primas em produtos acabados para o mercado.

Então, todo o gerenciamento do processo produtivo é realizado por esse estudante formado. Que acaba fiscalizando qualquer atividade de entrada, agregação de valores e logística dos produtos e mercadorias. De maneira a recorrer aos recursos da organização com o objetivo de gerar resultados que sejam concretos.

Grade Curricular do curso de Gestão da Produção Industrial

De certa forma, a grade curricular do curso de Gestão da Produção Industrial é formada por disciplinas das áreas de Administração, Gestão, Logística e outros campos relacionados. Porém, a grade curricular do curso também é formada por disciplinas teóricas. No entanto, a partir do terceiro semestre, o aprendizado do aluno é mais voltado para matérias práticas. Nessa hora, os estudantes são preparados para poderem realizar funções das mais variadas. Desde a gerência dos processos de fabricação, até o controle de qualidade do produto final. Dessa forma, confira algumas das disciplinas mais encontradas na grade curricular do curso de Gestão da Produção Industrial:

  • Automação De Processos Industriais
  • Desenho Técnico Projetivo
  • Desenvolvimento De Produto
  • Ed – Design Thinking
  • Ed – Marketing Digital
  • Ed – Mindset Ágil
  • Ed – Projeto De Vida
  • Engenharia De Métodos
  • Engenharia Econômica
  • Gerenciamento Da Cadeia De Suprimentos
  • Gestão Da Produção E Manutenção
  • Gestão Da Qualidade
  • Gestão De Pessoas
  • Gestão De Projetos
  • Layout, Fluxo E Planejamento Da Produção
  • Legislação, Segurança E Medicina Do Trabalho
  • Métodos Quantitativos
  • Metrologia E Controle Geométrico
  • Modelos De Gestão
  • Orçamentos E Custos Industriais
  • Planejamento, Programação E Controle De Produção
  • Processos De Fabricação
  • Processos Logísticos

Onde é possível atuar com esse tipo de formação?

Segundo um levantamento do site Vagas.com feito no ano de 2020, um profissional da área da Gestão da Produção Industrial começa ganhando cerca de R $4.370 e pode alcançar R $12.143 conforme passam os anos de experiência. Mas, a pergunta mais pertinente é, onde esse tipo de profissional poderá atuar?

Inicialmente, existem muitas possibilidades de atuação no mercado de trabalho com o curso de Gestão da Produção Industrial. Dessa maneira o gestor de produção industrial é responsável por assegurar o cumprimento das normas de segurança no trabalho e aplicar as regras de gestão ambiental. Logo, existe espaço para atuar em fábricas que buscam a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Além de uma atual saída mais sustentável e em conformidade com a legislação ambiental vigente.

Áreas onde se pode trabalhar no setor:

  • Coordenação de equipes de produção: realizar a coordenação de equipes de produção é uma atribuição comum do gestor de produção industrial nas fábricas. Principalmente com a necessidade do aumento de produtividade e chegada de novas tecnologias. Assim, as empresas buscam profissionais capazes de liderar e orientar equipes para atingir seu potencial máximo na linha de produção.
  • Planejamento e Administração de Logística Industrial: essa área também é promissora para profissionais formados na área. Aqui, o profissional trabalha com atividades de transporte, envio e retorno, gestão de frota, entre outras tarefas, como almoxarifado de planejamento logístico, além da gestão efetiva de inventário.
  • Projeto de Infraestrutura: a elaboração de projetos de infraestrutura é outro caminho possível no mercado de Gestão da Produção Industrial. Aqui, o profissional garante o acesso à energia, logística dos transportes, serviços de telecomunicações e outras bases necessárias às atividades industriais.
  • Garantia de qualidade dos processos industriais: o controle de qualidade é uma das áreas mais importante nas indústrias, pois garante a padronização e excelência dos produtos fabricados.

Por fim, caso você tenha interesse em fazer o curso de Gestão da Produção Industrial, existem várias instituições de ensino superior aprovadas pelo Ministério da Educação. Com o método de ensino à distância ou presencial. Tornando os estudos bem mais flexíveis, aproveite a oportunidade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.