InícioGraduaçãoGestão da ProduçãoTudo sobre o curso de Gestão de Produção Industrial

Tudo sobre o curso de Gestão de Produção Industrial

Para um negócio ter sucesso em um mercado competitivo, é preciso contar com um processo de produção bem desenvolvido e que não tenha erros. Dessa forma, o setor é responsável por aumentar a eficiência da empresa e o lucro ao final do mês. Sendo assim, profissionais formados em Gestão de Produção Industrial são tão cobiçados no mercado de trabalho

Por isso, investir em uma carreira no setor de Produção Industrial é uma excelente escolha para um futuro profissional promissor. Contudo, para poder trabalhar na área, é necessário concluir a graduação em  Gestão de Produção Industrial. 

Então, se você tem curiosidade de conhecer melhor a área de Gestão de Produção Industrial, está no lugar! O Voomp separou todas as informações importantes que você precisa saber sobre a graduação, a profissão e o mercado de trabalho para os profissionais formados no curso. Além disso, terá a oportunidade entender qual a importância do gestor de produção industrial para o mercado de trabalho. 

Dessa forma, separe um tempinho para gravar as principais dicas sobre a graduação e área de atuação do profissional de produção industrial. Vamos lá! 

Afinal, o que é Gestão de Produção Industrial? 

Em primeiro lugar, é importante esclarecer o que é Gestão de Produção Industrial. Então, como o próprio nome da graduação aponta, a formação é voltada para o mercado de trabalho no setor da indústria. Além disso, o ramo tem o objetivo de melhorar a eficiência nos processos produtivos.

Por isso, o profissional formado em Gestão de Produção Industrial é preparado para coordenar diferentes processos operacionais e informatizados no setor de indústria. Além disso, cabe à categoria trabalhar em conjunto com as equipes de chão de fábrica e os supervisores. Ainda é obrigação do profissional da área  identificar oportunidades de melhoria em toda a cadeia produtiva de uma empresa que atua. 

Então, o setor de Gestão de Produção Industrial busca um gerenciamento adequado para todas as etapas de fabricação de um produto. Dessa forma, é preciso planejar desde a escolha da matéria-prima até a logística final. 

Portanto, o objetivo da categoria é encontrar métodos cada vez mais eficientes e competitividade nas indústrias. Dessa forma, podem reduzir custos e aumentar os resultados financeiros.

Além disso, também é obrigação do setor cuidar da gestão da produção industrial, do controle de qualidade e projetos de infraestrutura. Então, o setor de Gestão de Produção Industrial é muito importante para o setor industrial. Afinal, para atender consumidores cada vez mais exigentes, reduzir despesas e sair na frente da concorrência, é essencial contar com um profissional formado na área. 

Então, como dito anteriormente, para trabalhar na área é preciso concluir a graduação de Gestão em Produção Industrial. Dessa forma, vamos conhecer melhor essa formação universitária. 

Qual a duração do curso de Gestão de Produção Industrial?

O primeiro ponto que é preciso destacar sobre a graduação em Gestão de Produção Industrial é que a formação está disponível como Curso Superior de Tecnologia. Ou seja, após completar a formação, o estudante da área recebe o diploma de tecnólogo. Contudo, é importante ressaltar que o Ministério da Educação (MEC) classifica os cursos de tecnologia como graduação completa, igualmente ao bacharelado, por exemplo. 

Atualmente no Brasil existem três categorias de diplomas de nível superior, são eles: o de bacharel, de tecnólogo e de licenciado. Conforme as diretrizes do MEC, os três diplomas são válidos em todo o território nacional. Sendo assim, são válidos em disputas de empregos e concursos públicos que têm como exigência formação superior. Além disso, servem para garantir o ingresso em cursos de pós-graduação, como, por exemplo, mestrado e doutorado. 

Contudo, o tecnólogo tem como foco preparar o profissional para atender às demandas do mercado de trabalho. Dessa forma, as grades curriculares dos cursos contam com disciplinas voltadas para as práticas da profissão. 

Por isso, entre as principais vantagens do Curso Superior de Tecnologia está o período necessário para formação. O tecnólogo torna possível o estudante adquirir um diploma de nível superior em menor tempo do que os cursos mais tradicionais. Enquanto as graduações de bacharelado e licenciatura demoram cerca de quatro a cinco anos para formação, o curso de bacharelado precisa de cerca de dois anos.  

Então, o Curso Superior Tecnológico em Gestão de Produção Industrial conta com seis semestres de duração. Dessa forma, o estudante vai precisar de pelo menos três anos para completar a formação na área. 

 Como é o curso em Gestão de Produção Industrial?

O curso em Gestão de Produção Industrial prepara o estudante para lidar com os processos de fabricação de produtos. Além disso, os alunos do tecnólogo ainda aprendem a coordenar todo o processo de produção, garantir a produtividade e reduzir custos para as empresas. Vale sempre lembrar que o profissional de produção industrial pretende garantir a segurança na fábrica e aumentar os lucros do negócio. 

Por isso, o curso superior de tecnologia em Gestão de Produção Industrial conta com duas grandes divisões durante os semestres. Sendo assim, durante a graduação na área são ministradas aulas mais teóricas no início da formação. Contudo, com a passagem dos semestres, os estudantes são apresentados a conteúdos mais complexos do setor e com maior foco na atuação profissional. 

Dessa forma, entre as disciplinas da graduação estão: cálculo, informática, física, gestão de recursos e controle de processos. Além disso, vale destacar que o curso em Gestão de Produção Industrial é indicado para os estudantes que tem o objetivo de entrar no mercado de trabalho com mais rapidez. Então, isso acontece por se tratar de graduação mais curta. 

Outro ponto importante para esclarecer sobre a graduação é que o curso pode ser encontrado em modalidades de ensino diferentes. Sendo assim, as instituições de ensino disponibilizam a graduação tanto no ensino presencial, semipresencial e a distância (EAD). Por isso, cabe ao estudante pesquisar o método que melhor se enquadra na rotina e objetivos na faculdade. 

Qual a grade curricular do curso em Gestão de Produção Industrial? 

Como dito anteriormente, durante a graduação em Gestão de Produção Industrial o estudante passa por dois ciclos importantes de aprendizagem ao longo dos semestres. Sendo assim, as aulas começam abordando assuntos mais generalistas. Então, depois dos primeiros semestres, os conteúdos são voltados para atuação no mercado de trabalho. 

Dessa forma, confira a grade curricular completa do curso em Gestão de Produção Industrial na Faculdade Anhanguera. 

Atividades Complementares

Automação De Processos Industriais

Desenho Técnico Projetivo

Desenvolvimento De Produto

Construindo Uma Carreira De Sucesso – Engenharias

Cultura Digital

Design Thinking

Marketing Digital

Mindset Ágil

Projeto De Vida

Engenharia De Métodos

Engenharia Econômica

Física Geral

Gerenciamento Da Cadeia De Suprimentos

Gestão Da Produção E Manutenção

Gestão Da Qualidade

Gestão De Pessoas

Gestão De Projetos

Layout, Fluxo E Planejamento Da Produção

Legislação, Segurança E Medicina Do Trabalho

Métodos Quantitativos

Metrologia E Controle Geométrico

Modelos De Gestão

Optativa I

Optativa Ii

Orçamentos E Custos Industriais

Planejamento, Programação E Controle De Produção

Processos De Fabricação

Processos Logísticos

Projeto De Operações Produtivas

Projeto Integrado 

Projeto Integrado  – Gestão Da Produção Industrial

Simulação Industrial

Sociedade Brasileira E Cidadania

Ainda vale lembrar que a grade curricular pode sofrer alterações dependendo da instituição de ensino escolhida pelo estudante. Dessa forma, em algumas faculdades pode ser exigido que o aluno apresente o Trabalho de Conclusão de Curso no final da formação acadêmica. Além disso, outro ponto que pode ser exigido para formação é o estágio supervisionado na área de estudo.  

Qual o perfil do estudante de Gestão em Produção Industrial? 

Então, como em toda profissão, o estudante de Gestão de Produção Industrial tem características importantes em comum entre si para se destacar no setor. Dessa forma, listamos habilidades importantes para você poder encontrar sucesso no mercado de trabalho de Gestão de Produção Industrial. 

Gostar de exatas 

Como dito anteriormente, o profissional de Gestão de Produção Industrial precisa lidar com toda a coordenação do setor produtivo de uma indústria. Por isso, é essencial que o estudante que opte pela graduação tenha facilidade em lidar com números ou pelo menos vontade de aprender. 

Ser detalhista

Então, como você pode imaginar, o trabalho de um gestor de Produção Industrial envolve muitos detalhes e presta atenção em todos os setores da  produção da empresa. Dessa forma, o estudante do setor precisa ao longo dos trabalhos ir desenvolvendo a habilidade de  prestar atenção aos detalhes Dessa forma, podem lidar com todo o cuidado necessário com os setores da profissão. 

Trabalhar em equipe

Como todo profissional que trabalha com coordenação, é preciso trabalhar em equipe e saber conversar com todos os funcionários. Vale lembrar que ninguém consegue trabalhar sozinho. Por isso, é importante usar o período da graduação em Gestão de Produção Industrial para desenvolver essa habilidade. Dessa forma, é preciso aprender a colaborar com os colegas e a lidar com as diferenças entre as pessoas.

Curioso 

Um profissional de Gestão de Produção Industrial precisa, em sua essência, ser curioso, e buscar soluções para problemas de produção no setor de indústria. Por isso, é importante sempre estar buscando respostas para as perguntas do mundo, e analisar constantemente o seu trabalho. 

Se você se interessar pela área da Gestão de Produção Industrial, também pode aproveitar para apurar seu lado curioso ao longo do período da formação. 

Qual o valor da mensalidade do curso?

O preço da graduação e o quanto o valor vai pesar no orçamento mensal do estudante é um ponto muito importante para começar o curso. Somente a vontade de estudar uma área é suficiente para se matricular na faculdade. Por isso, vamos falar sobre os valores médios da graduação. 

Entretanto, é importante esclarecer que o valor nas mensalidades das faculdades não são iguais. O preço varia de instituição para instituição por muitos fatores. Como, por exemplo, a localização, suporte oferecido e modelo de estudo.  Além disso, a modalidade de ensino escolhida pelo estudante também pode fazer uma grande diferença no valor pago por mês. 

 Então, para você poder conhecer o valor nas principais instituições de ensino que oferecem o curso de Gestão Ambiental, confira a lista com o preço das mensalidades em seis faculdades que contam com a graduação em sua grade. 

 Faculdade Anhanguera – R$ 159,90

 Universidade do Norte do Paraná (Unopar) – R$ 159,90

Universidade Cruzeiro do Sul- R$ 249,98

Universidade Anhembi Morumbi –  R$ 330,00

Faculdade Pitágoras –  R$ 159,00 

Estácio de Sá – R$ 387,84

Centro Universitário Internacional (Uninter) – R$ 406,18

 Contudo, além de ficar de olho no preço da graduação, outro fator importante para escolher a universidade é o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Dessa forma, esse requisito é essencial, já que sem a aprovação o seu diploma não tem validade após terminar o curso.  

Bolsas e financiamentos para a graduação

Como dito anteriormente, o valor da mensalidade da graduação em Gestão de Produção Industrial pode ser um impeditivo para muitos estudantes universitários. Contudo, a maior parte das faculdades ainda oferece modalidades de bolsas de estudo ou desconto.  Então, pode tornar possível para alunos ingressarem em cursos universitários e ajudar a tornar possível o sonho do diploma de uma graduação. 

Dessa forma, a maior parte das instituições de ensino aceitam que os alunos ingressem por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou Programa Universidade para Todos (Prouni). Contudo, nessas alternativas, os estudantes precisam prestar a prova do Enem para se inscrever no processo. 

Além disso, pesquisar se a faculdade desejada para cursar formação tem convênio com os projetos governamentais e quais os requisitos obrigatórios para obter as bolsas de estudo na instituição de ensino. 

 Veja a seguir os principais detalhes das modalidades de bolsa de estudos e dicas para você conquistar a sua!

 Bolsas oferecidas pelo Governo Federal

Como dito anteriormente, o Governo Federal oferece duas modalidades de bolsas de estudo para os estudantes por meio do MEC. Então, vamos esclarecer todas as diferenças entre os programas governamentais e as características deles. Além disso, as formas para conseguir participar de um dos segmentos oferecidos pelo Governo. 

Prouni: A porta de entrada para concorrer ao ProUni é o Enem. O candidato tem que ter participado da última edição da prova, com média mínima 450 pontos nas notas e não pode ter zerado a redação. Além disso, para se tornar apto para as bolsas de estudo, ainda é necessário preencher mais alguns requisitos. 

O estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo para financiamento integral. Já para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa. Podem se inscrever na iniciativa governamental estudantes que tenham cursado o ensino médio em escolas da rede pública ou tenha estudado em colégio particular com bolsa integral. 

Ainda podem concorrer alunos que tenham alguma deficiência, neste caso não é necessário ter cursado ensino médio na rede pública ou na condição de bolsista integral. O último grupo apto a concorrer às vagas são professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica. Somente nesse caso não é necessário comprar renda para participar do programa. 

Fies –  O Fies é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitos. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. Para ter direito ao benefício é preciso ter feito qualquer Enem a partir de 2010 e também se encaixar nos critérios socioeconômicos.  

Mercado de trabalho para profissionais de Gestão de Produção Industrial

As empresas estão investindo cada vez mais na otimização dos processos de produção e na redução dos custos. Por isso, o profissional formado em Gestão de Produção Industrial encontra um mercado de trabalho aquecido e com boas oportunidades. 

Dessa forma, após concluir a graduação, o gestor de produção industrial pode optar por trabalhar em diversos segmentos da indústria brasileira. Então, estão entre eles, por exemplo: o setor automobilístico, de eletroeletrônica, tecnologia da informação, alimentos, petróleo  e metal-mecânicas.

Por isso, o profissional que escolher trabalhar na área de Gestão de Produção Industrial encontra mais oportunidades de trabalho em cidades que concentram o maior número de  fábricas e empresas do setor da indústria. Dessa forma, os estados que mais tem oportunidades para profissionais especializados na área são: São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais.

Além disso, o profissional de Gestão de Produção Industrial é especialista em redução de custos, qualidade de produtos e aumento da produtividade. Dessa forma, podem exercer funções também nos setores de varejo e serviços. 

Vale destacar que a atuação do gestor de produção industrial é essencial para o êxito do negócio. Sendo assim, uma decisão do profissional pode ser a diferença entre o lucro ou prejuízo da empresa.

Quais as funções do profissional de Gestão de Produção Industrial? 

Como dito anteriormente, o profissional de Gestão de Produção Industrial é responsável pela coordenação e supervisão de toda a produção de uma empresa. Contudo, para realizar essas funções, o gestor de produção industrial conta com diversas atribuições na área.

Então, confira as principais funções desempenhadas pelo profissional da área:

Determinar custos de produção; 

Controle de qualidade nos processos industriais;

Controlar os serviços de manutenção;

Emitir laudos e pareceres relacionados aos processos de fabricação;

Especificar máquinas para cada etapa da cadeia produtiva;

Fiscalizar medidas de segurança; 

Supervisionar as etapas de produção;

Escolher as  matérias-primas;

Desenvolver medidas para melhoria nos processos de fabricação;

Fiscalizar  o descarte correto de resíduos; 

Supervisionar o setor de logística

Qual o salário médio para o setor de Gestão de Produção Industrial?

Então, o mercado de trabalho para o setor de Gestão de Produção Industrial está em pleno crescimento no país. Por isso, os profissionais especializados na área são cada vez mais necessários para as empresas.  

Dessa forma, com o crescimento do mercado de trabalho da área, torna-se possível para o profissional em Gestão de Produção Industrial encontrar melhores oportunidades de emprego e até mesmo oportunidades para ocupar as melhores funções. 

Por isso, o salário médio de um profissional do setor de Gestão de Produção Industrial é de R$ 3.268,82. Dessa forma, a jornada de trabalho é de 42 horas semanais. Além disso, o teto salarial para a categoria é de R$ 7.428,34. O levantamento foi realizado  pelo site Salario.com.br, em conjunto com dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). 

Ainda vale ressaltar que o valor pode variar dependendo do Estado em que o profissional atua, onde trabalha e qual segmento do setor de Gestão de Produção Industrial é especializado. Como, por exemplo, o mercado de petróleo ou produção de carros.

Ainda segundo a pesquisa, o perfil profissional de quem ocupa os cargos de Gestão de Produção Industrial normalmente é de um trabalhador com 28 anos, com formação superior na área e geralmente são homens. 

Contudo, para escolher a melhor área para você se especializar não pode somente considerar o valor do salário — não que o dinheiro não seja importante para a tomada de decisão. Por isso, é preciso considerar as habilidades, preferências e gostos pessoais. 

Conclusão

Então, agora você conhece melhor a graduação em Gestão de Produção Industrial. Além disso, teve a oportunidade de entender melhor como é o mercado de trabalho para o profissional e a importância dele para as empresas. 

 Dessa forma, espero que o artigo tenha ajudado a decidir investir na graduação e escolher o próximo passo para o futuro profissional.  Enfim, não esqueça de continuar acompanhando os conteúdos do Voomp.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.